Embora seja uma área infelizmente que atacam mais as mulheres, apenas 18 indivíduos foram detidos preventivamente em 2013. Dos 300 inquéritos resultaram apenas 18 detenções.

Um número baixo, tendo em conta a gravidade da situação. No entanto, segundo nos contou uma pessoa que apresentou queixa por tentativa de violação este ano, é sempre difícil reconhecer as pessoas ou por ser noite ou ainda porque é difícil provar, ainda para mais uma tentativa.
Segundo dados até 6 de Agosto enviados pela Polícia Judiciária ao Tugaleaks, existiram 198 inquéritos por violação de adulto e 100 por violação de criança. Dos intervenientes nos crimes, existem 197 vítimas adultas e 106 vítimas crianças, mas o número de agressores aumenta para 233 agressores por violação de adulto e 116 por violação de menor.

 

2013: dos quase 300 inquéritos de violação foram detidas preventivamente apenas 18 pessoas

 

Dos crimes violentos e da violação

A 9 de Agosto a PJ fez saber, através do Departamento de Investigação Criminal de Setúbal, que identificou e deteve um homem, pela presumível autoria de crime de violação e roubo, ocorrido na margem sul do Tejo e que incidiu sobre uma jovem de 17 anos de idade.
O arguido havia sido, nos últimos dias, vítima de ofensa grave à sua integridade física, suspeitando-se que tal facto tenha sido consequência vingativa da sua atuação criminosa.
O detido tinha 19 anos.

Já em 17 de Julho, através da Diretoria do Centro, a PJ identificou e deteve um homem, pela presumível prática dos crimes de sequestro, violação, dano e detenção de arma proibida, ocorridos no início do corrente mês, na zona de Viseu, de que foi vítima uma mulher de 30 anos de idade.
Durante a noite e empunhando uma arma de fogo, o suspeito terá entrado na residência da vítima, dirigiu-se ao quarto onde esta se encontrava deitada e, como forma de intimidação, efetuou dois disparos contra a cama. De seguida a vítima foi agredida, amarrada e violada.
Nas diligências de prova realizadas a Polícia Judiciara encontrou e apreendeu a presumível arma do crime e outros objetos relacionados com a investigação em curso.
O detido tinha 29 anos de idade.

Estes são alguns dos muitos exemplos dos crimes que originam a violação.

 

2013: dos quase 300 inquéritos de violação foram detidas preventivamente apenas 18 pessoas

 

Os crimes são violentos e muitas das vezes acompanhados de danos psicológicos para toda a vida. Apenas 18 prisões preventivas este ano este ano,  com 37 detidos no total.
Dos inquéritos de 2013 nenhum, que seja do conhecimento da PJ, passou a julgado ou absolvido, devido à conhecida demora da justiça em Portugal.

Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder