Cavaco Silva, Presidente da República, falou efectivamente sobre o BES. Para o caso de não se lembrar, o Tugaleaks divulga registos audio que confirmam a situação.

Cavaco Silva estava irritado nas últimas declarações à imprensa. Dizia ao Publico que “Eu já reparei que alguns dos senhores [jornalistas] e alguns políticos disseram e escreveram que o Presidente da República fez alguma declaração sobre o BES. É mentira. É mentira. Alguns invocam uma declaração que eu fiz na Coreia. Na Coreia em fiz três declarações sobre o Banco de Portugal e mais nada”.

De acordo com o mesmo vídeo do Publico, mas também com outros como o da TSF e o texto da TVI, Cavaco Silva disse na referida reunião que “o Banco de Portugal tem sido peremtório e categórico a afirmar que os portugueses podem confiar no Banco Espírito Santo dado que as folgas de capital são mais que suficientes para cumprir a exposição que o banco tem à parte não financeira, mesmo na situação mais adversa”.

Esta declaração considera-se, pela maioria dos cidadãos e pelo eco das redes sociais, como uma declaração sobre o BES. Será que Cavaco Silva discorda no teor da declaração feita porque estava a falar “em nome” do Banco de Portugal, ou será outra coisa?

 

 

 

728x410x201405051425x6F31.jpg,qitok=03-gU7ik.pagespeed.ic.5bMd-duO4z

 

Teorias do estado de saúde de Cavaco Silva

É sempre nestas alturas que vêm ao de cima as teorias da conspiração. No entanto, existe alguma com mais fundamento do que outras. É o caso da teoria de que o Presidente da República tem Alzheimer.

Um artigo, mais fundamentado do que o habitual neste clima das teorias, aponta para que, no vídeo que é lá disponibilizado, se repare no minuto 7:18 e no 15:23 onde se verifica o “tremer” da mão de cavaco.

 

 

Por agora, a certeza é que as declarações “sobre o Banco de Portugal” são sobre o BES.

O leitor concorda ou discorda?

Ver
Esconder