A notícia que circulou pela Internet este fim de semana, sobre um pastor que tinha “o pénis abençoado”, foi copiada de um site de notícias falsas do Brasil.

A notícia foi criada em primeiro lugar no site da TVI. Dentro dessa notícia podemos encontrar várias informações, todas elas falsas. Procurando no Google por “distribuir o leite sagrado“, um dos termos usados como citação na notícia, chegamos ao blog Jesus Maneiro, onde encontramos um artigo bastante semelhante.

 

TVI e Correio da Manhã copiam notícia falsa de blog humorístico do Brasil

 

Esse artigo, com fotos diferentes do site da TVI, além de como já informamos ser bastante semelhante, está num site que após um olhar profundo ao logótipo e outros factos nos suscitou dúvidas.
Uma outra pesquisa no Google levou-nos até ao site E-Farsas, também Brasileiro, que nos explica e que rebate, ponto por ponto, a notícia.

Na verdade, o blog de onde a TVI copiou a notícia é um blog humorístico que publicou uma história falsa.

Horas depois, o Correio da Manhã copiou a TVI e decidiu também escrever sobre o tema. Algo mais curto, mas também com bastantes semelhanças aos artigos da TVI.

Já ao escrever esta notícia foi verificado que o site Quir também replicou esta falsa notícia.

O Tugaleaks pauta-se pela informação livre. E não podia deixar de assinalar vários pontos e perguntas que na nossa opinião que devem ser esclarecidos como o facto de sequer ser possível a um jornalista escrever uma peça copiada praticamente com “copy paste” de outro site, noutro idioma, sem se aperceber do contexto e de que forma hoje a redação de um órgão de comunicação social funciona em termos da obtenção de notícias.

Este é apenas mais um golpe na frágil estabilidade da informação em Portugal.

 

Existem padres pedófilos mas não este

O que estes e outros órgãos de comunicação social deviam fazer era falar dos factos reais. O Tugaleaks apresenta aqui um vídeo, que ilustra quase o mesmo caso, mas real: um pastor praticou sexo com duas pessoas, uma menor, enquanto celebrava uma missa.

Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder