O Tugaleaks é um órgão de comunicação social verdadeiramente independente. Não temos qualquer publicidade no site. Consulta aqui o nosso relatório de transparência mensal.

Envia a tua denúncia anónima aqui

A primavera chegou? Dizem que sim. E com isso, a austeridade que passou do inverno e de tantas outras estações do ano anteriores, continua a subir. E as pessoas saem à rua em protesto.

O Tugaleaks apresenta o resumo das ações para este dia.

13h Coimbra – Assembleia Popular de Coimbra

Assembleia Popular de Coimbra

A Assembleia Popular de Coimbra vai ocupar a Praça 8 de Maio e promover diversas actividades durante todo o dia! Pretendemos criar espaços de encontro, partilha, reflexão, debate e expressão livres e apelamos à participação de todxs – dxs trabalhadorxs aos estudantxs, dxs desempregadxs aos aposentadxs e reformadxs!

 

13h Lisboa – Ocupar as Ruas, Bloquear Tudo

Ocupar Tudo

Este cartaz está a circular por toda a Lisboa. Prevê-se uma adesão de números não confirmados para no Saldanha às 13h se “Ocupar Tudo”. Não existe evento no Facebook no entanto este pode ser um perfil de Facebook oficial dessa operação.

O cartaz apela ainda ao encontro às 16h no Rossio.

14h Lisboa – CGTP

CGTP

A CGTP está a organizar concentrações por todos o distritos. Em Lisboa será pelas 14h.

 

16h Lisboa – Plataforma 15 de Outubro

15 de Outubro

A Plataforma 15 de Outubro, da qual o Tugaleaks é membro, vai organizar mais uma manifestação. O site deles consegue ter informação detalhada sobre o motivo que os leva a convocar a mesma.

Falamos com o GT de comunicação e fizemos algumas perguntas, a saber:
Tugaleaks: Até ao momento, foram contactados por alguém dos media para
agendarem declarações ou planear algo?
GT Comunicação: Sim, fomos contactados por alguns órgãos de comunicação social, embora muito poucos até ao momento. Achamos estranho, dado que enviámos comunicados de imprensa a anunciar a manif e nenhum órgão de comunicação passou a notícia. Como já referimos, são muito poucos a contactarem-nos para perceberem quais os motivos para nos manifestarmos no dia da Greve Geral, dia 22 de Março.

Tugaleaks: É duro, a nível individual, organizar este tipo de eventos com
tantos pormenores e coisas que podem correr mal, é cansativo? Ou vale
o esforço?
GT Comunicação: Antes de mais nós participamos coletivamente na Plataforma 15O. Claro que não é simples. Para definirmos a nossa ação, e se queremos um movimento plural, a várias vozes, temos que nos dedicar a construí-lo várias horas.
Infelizmente, atualmente a CGTP encontra-se aquém das nossas necessidades
de mobilização, por isso convocámos a manifestação, e isso dá trabalho.
Contudo, não chega, de longe, ao cansaço e trabalho explorado que a sociedade e os sucessivos governos, juntamente com a Troika, nos impingem e nos obrigam a suportar. Isso sim, é um esforço que já nos está a levar
para a miséria e anos de retrocesso civilizacional.

Tugaleaks: A CGTP planeia no mesmo dia e no mesmo local outro evento. Achas que
isto pode ser um elemento a favor ou contra a Plataforma 15O?
GT Comunicação: Como já referi anteriormente, de facto, a CGTP está aquém da mobilização que nós achamos necessária. Quando convocou a Greve Geral não falou em manifestação, por isso sentimos a necessidade de marcar esta manif, além de que a Plataforma 15O também mobiliza pessoas que não se revêm na CGTP e nas suas mobilizações. Contudo, a CGTP representa trabalhadores/as, como nós.
Por isso, se vão estar na rua, como estaremos, é positivo.

 

Outras localidades e horários

A CGTP vai organizar em cada distrito uma concentração. Podes ver aqui inforações.

 

Conheces mais eventos? Deixa-os nos comentários!

Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder