NovabasePodemos ver numa notícia do TEK que os Lucros da Novabase, “infelizmente”, desceram este ano. Mas no ano passado, apenas ficaram nos 7.2 milhões de euros.
Nada mau, tendo em conta que isso daria para pagar o salário mínimo de algumas pequenas vilas em Portugal por bem mais de um mês.
O que nos intriga é o facto de segundo o site Despesa Pública a Novabase no mesmo ano de 2010 ter recebido do estado quase 6 milhões de euros (5 584 066,60EUR).

A Novabase opera em quase todos os sistemas do estado ou de instituições de utilidade pública. Mas nem sempre faz um bom trabalho.
Temos o exemplo do caso do site da FCCN, o DNS.PT, onde foram gastos 129.448,50EUR num projeto com enormes falhas tecnológicas como se pode ler aqui.

A pergunta é… se o lucro da Novabase é de 7.2 milhões e se o estado dá 5.5 milhões… o que seria da Novabase sem o estado?

Relembramos que as palavras de Passos Coelho, atual primeiro ministro, a 26 de Fevereiro de 2011 foram “o Governo tem de andar muito depressa para fazer a racionalização do sector público, o país não pode continuar a suportar este passivo”, e esta situação “está a estrangular as pequenas empresas”.

O Tugaleaks sugere ao senhor Primeiro Ministro que a estagnação deve-se ao facto de uma empresa privada ter por ano mais de 70% de capital público e que presta um mau serviço sem avaliação exterior “à vista” do povo. Isto, e mais outras coisas que vamos por cá divulgando.
E vá mudando de empresas, porque sempre as mesmas deixa alguma transparência a desejar.

Por um país transparente,
O Tugaleaks

Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder