A Plataforma 15O vai organizar uma Assembleia Popular ao ar livre no Rossio. A Plataforma 15O respondeu a algumas questões do Tugaleaks sobre esta Assembleia Popular.

 

Assembleia Popular este domingo no Rossio

 

Estamos em 2012 e a crise económica continua a ensombrar as nossas vidas, numa perspectiva de que o sol não voltará tão depressa. Continuamos a ver os níveis de desemprego a subir para máximos históricos, a precariedade a aumentar, os nossos direitos fundamentais a serem privatizados, e a perda de um futuro que nos foi dito que existia. Ao contrário do que diz Passos Coelho, não há oportunidades num país onde não existe pleno emprego, onde apenas nos é apresentado como solução aceitar a crise e as medidas de austeridade que nos são impostas pela Troika e pelo Governo.

Mas nós não nos calaremos! À semelhança do que acontece noutros países, onde também o desemprego e a austeridade são um cancro imposto pelos grandes senhores, não vamos parar! Somos gregos, espanhóis, italianos e todos os povos do mundo que estão a ver as suas vidas hipotecadas com esta crise, mas que estão dispostos a lutar. Junta-te a nós na assembleia popular, onde iremos debater sobre o desemprego e a precariedade, e decidir o que fazer.

O Tugaleaks Contactou a Platafora 15O e fez algumas perguntas sobre o evento de Domingo A saber:

 

Acham que que com a criminalização dos arguidos nos últimos dias as pessoas se podem “esconder” mais e ficar com medo?

É com certeza esse o objectivo das acções da Polícia aquando das manifestações da Plataforma 15 de Outubro em dias de greve geral, nos relatórios espúrios dos serviços secretos que vieram a lume, na indiciação por crimes de desobediência de activistas da plataforma 15 de Outubro e do MSE. Como qualquer governo autoritário, usam o medo da prisão ou da violência na rua para afastar potenciais activistas ou desencorajar os que já se encontram a lutar nas ruas. Mas quando se retiram direitos aos trabalhadores, destroem o sistema nacional de saúde e o ensino público, se lança uma geração inteira na precariedade e no desemprego, quando um primeiro-ministro insulta os portugueses chamando lhes de piegas e admite pretender empobrecê-los, então só nos resta ouvir o apelo da História e lutar na rua como fizeram tantas gerações anteriores a nós e cujos direitos por elas conquistados estão agora a roubar-nos! Não temos nadar a perder e tudo a ganhar em lutar contra estes roubos e contra este sistema!

 

Esperam que saia do Rossio uma plataforma de activistas maior e mais unida?

É esse o nosso desejo e a nossa esperança. A luta só será bem sucedida na unidade. É tempo de enfrentarmos todos de mãos dadas os nossos inimigos comuns: O governo, a troika e todo um sistema politico-financeiro podre e iníquo que lança nações inteiras na fome, no desemprego, na miséria para satisfazer a ganância de uns poucos!

 

Pensam fazer mais assembleias ao ar livre?

Enquanto o bom tempo o permitir, a rua, palco de muitas das nossas lutas é o sítio ideal para realizar estas reuniões.

O Tugaleaks vai estar presente. Até lá!

 

Evento no Facebook

Ver
Esconder