O Tugaleaks é um órgão de comunicação social verdadeiramente independente. Não temos qualquer publicidade no site. Consulta aqui o nosso relatório de transparência mensal.

Envia a tua denúncia anónima aqui

Os Anonymous PT UpRising atacaram o Ministério da Educação e Ciência disponibilizando mais de 400MB de documentos que podem ser obtidos e visualizados.

Foi há alguns dias que os Anonymous PT UpRising atacaram o Ministério da Educação e Ciência. A mensagem, publicada num site semelhante ao Pastebin, indica que este é um “presente” de 450MB.

Embora o ataque já tenha ocorrido há mais de uma semana, os ficheiros continuam online.

 

anonymous_logo

 

O Ministério da Educação e Ciência comentou a situação. Fonte oficial indicou que “o MEC tomou conhecimento, durante a [passada} semana, do referido post e iniciou de imediato um conjunto de ações para avaliar a veracidade das alegações”. Da sua investigação, referiram que o MEC “verificou que os documentos contidos no link referido foram obtidos, por mecanismo de crawling, em dois sites do anterior Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior” e que “estes sites foram mantidos on-line para efeito de arquivo e redireccionamento automático para os novos sites do Ministério da Educação e da Ciência”.

 

Público? Mas incómodo.

Até pode ser público, mas não ser do conhecimento público“, indica-nos um especialista em segurança informática ao Tugaleaks. Para ele, este tipo de documentos, “que não tinha conhecimento da sua exietência” podem ser “incómodos se vistos por um prisma de investigação às acções do MEC”. Sobre a resposta do MEC, estemesmo especialista informa ainda que “é uma desculpa esfarrapada. É possível redirecionar um site inteiro sem deixarem documentos lá dentro. Mais uma vez ficou provada a incompetência informática deste Governo”.

Os Anonymous PT UpRising tinham já efetuado um leak de documentos da Assembleia da República.

 

Aceder aos ficheiros 

Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder