As grandes empresas de Internet que disponibilizam browsers concordaram em ter um botão ‘Do Not Track’ nos respetivos browsers. Mas isso só não chega nem é uma privacidade garantida.

FireFox vs IE vs Chrome

Há poucos dias o Google decidiu dar um +1 à privacidade na Internet e concordou em colocar no Google Chrome um botão ‘Do Not Track’ ao mesmo tempo que a Yahoo!, AOL e outras, por uma Internet mais livre.

Esse botão consiste em proteger os consumidores e a sua informação online e por outro lado não permitir anúncios contextualizados pela Internet, entre outras supostas funções que vão sendo anunciadas.

Nos últimos 4 meses de 2011 a industria da publicidade rendeu uma estimativa de 7.88 bilhões de dólares e isto apenas em pesquisas , onde o botão ‘Do Not Track’ não ia ajudar em nada.

Podem ler também este e este artigo para ficarem com uma noção do que é que este botão representa. Na opinião do Tugaleaks, não representa nada. 

É preciso portanto criar alternativas? Não. Já as temos. As que apresentamos são para dois dos browsers mais utilizados, no entanto podem sugerir para outros browsers nos comentários.

 

FireFox

  • BetterPrivacy – deteta e remove cookies de publicidade e/ou flash
  • Adblock Plus – bloqueia banners, publicidade em geral, popups, e filtra determinado conteúdo (para quem usa GMail este é também bastante útil)
  • NoScript – remove determinados scripts de uma página, onde por vezes são usados para fazer determinadas coisas involuntárias nos PCs dos utilizadores
  • Do Not Track Plus – o ideal para não haver “rasto” teu na web, no entanto não é oficial e oferece pouca proteção em alguns casos

 

Chrome

IE

  • Os utilizadores do IE devem mudar para Chrome, FireFox, ou em alternativa para Safari.

 

Será que precisamos mesmo de um “tratado comercial” com as empresas de topo da net, se a tecnologia que precisamos já está disponível nos dias de hoje?

Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder