Loading...

Portugal não reconhece oficialmente o termo chemtrails mas existem fotos que provam que esta entidade e muitas outras podem estar erradas.

O Tugaleaks contactou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a entidade responsável por “vigiar os céus”, por assim dizer, bem como responsável pela maior parte das previsões meteorológicas que passam todos os dias nos noticiários em Portugal.
A Divisão de Previsão Meteorológica, Vigilância e Serviços Espaciais (DivMV) desta entidade, respondeu-nos, dois meses depois, com a confirmação de que Carlos, nome fictício de um activista de Lisboa, esperava: os chemtrails para eles não existem.

 

Entidade governamental diz que chemtrails não são um “fenómeno meteorológico reconhecido”

 

Para Carlos trata-se de apurar responsabilidades sobre “os aviões que ‘passeiam’ nos nossos céus e que fazem sei lá o quê e que acabamos por respirar”. Embora “não adiante uma teoria da conspiração” garante que há “coisas mal explicadas ou completamente ignoradas”.

A resposta enviada pela DivMY indica que “[o] termo rastos químicos, referido no Inglês como chemtrails tem vindo a ser associado a rastos de agentes químicos ou biológicos libertados deliberadamente por aviões clandestinos para fins não revelados ao público” mas “não é reconhecido na comunidade científica”, não existindo “evidência científica para esta teoria, e consequentemente o termo”. A resposta enviada à nossa redacção atribui ainda os chemtrails aos contrails, que é algo bastante diferente.

 

Resposta completa da DivMY:

 

 

Entidade governamental diz que chemtrails não são um “fenómeno meteorológico reconhecido”

 

Para uma activista do Algarve, que não pretende ser identificada, “em Portugal as pessoas andam muito longe da realidade, apesar de saber de muitas pessoas que tem o conhecimento que os chemtrails existem outras porem que acham que é tudo teorias de conspiração”.

 

Entidade governamental diz que chemtrails não são um “fenómeno meteorológico reconhecido”

 

Em relação à resposta da DivMY, que atribui os chemtrails aos contrails, a activista afirma que são coisas diferentes:

 

É preciso distinguir e separar CONTRAILS de CHEMTRAILS. Porque toda a gente diz “isso é normal, trata-se da condensação e de vapor de água dos aviões comerciais”. Sim é verdade, mas esse é o caso dos contrails, aviões comerciais ou de transporte de mercadorias, cujo rasto (trail) é relativamente curto e desaparece rapidamente (menos de 1 minuto).Os CHEMTRAILS passam mais baixo, não são aviões comerciais, e deixam um rasto (cocktail de químicos) com kilometros de extensão, que se vão expandindo durante 4 a 5 horas para depois se tornarem nuvens finas a baixa altitude. Outra característica dos chetmtrails é que, tal como uma lata de spray, há interrupções na saída desses químicos. Muitas vezes vejo “traçados” irregulares, o que me leva a acreditar mais e mais neste assunto.

 

 

Existe ainda uma petição disponível para assinar que pretende questionar oficialmente o Governo Português sobre os motivos destes rastos químicos, que conta com mais de 1.500 assinaturas.
Existe igualmente um grupo no Facebook com mais de 6.000 membros para discutir este tipo de eventos.

 

No decorrer deste texto, o Tugaleaks apresenta fotos, tiradas no Algarve, onde se pode perceber pela forma do “rasto” que é pouco provável ser uma nuvem.

 

UPDATE 22-09-2013 18h: removida informação incorreta sobre Edward Snowden.

Comentários

Loading...

38 Comments

  1. Este artigo é a sério? Acabaram de perder toda a credibilidade!!!!! Não estou a gozar, darem um segundo que seja de espaço a isto é grave, demonstra iliteracia cientifica. Podem vir com a conversa que quiserem perderam a credibilidade toda por falta de sentido critico.

    PS: vou-me dar ao trabalho de por uns posts aqui a explicar isto

    1. nuno almeida, tás todo fudido da pinha, ainda acreditas em tudo que te contam????
      De varias entrevistas em varios paises do mundo, os governos evitam dar respostas sobre o tema, sabes porque?
      Tas a respirar aluminio e bario, como consta em muitas provas de estudo.
      Conheces a monsanto? talvez nao.
      Um conselho, pesquisa melhor, tens muitos documentarios onde existem pessoas que confrontam os agentes responsaveis e talvez aprendas mais um bocado.
      Tu ainda acreditas no que o passos coelho te diz??? loooool acorda parolo

  2. A sério peço desculpa pela resposta tão forte, mas lendo a resposta do IPMA ainda vão escrever coisas do diz que disse e se calhar pode ser isto e ouvi dizer que faz mal etc!!!!

    Pior, é tão fácil agarra num avião, passar num contrail, recolher uma amostra e ver analisar o que é, mas é mais fácil dar tempo de antena a pessoas que não sabem o que é, inventam.

    Estamos no SEC XXI não estamos na idade do bronze.

    1. “é tão fácil agarra num avião, passar num contrail”
      AHAHAHAH

      ok, por favor Nuno Almeida, diga-nos por favor como fazer isso

      sobre o link que mete ai… claro, teorias idiotas sobre este e outros temas é o que há mais na net e não só… É de facto mt bem pensado: “vou escrever sobre isto. O que meto? análises sérias ou idiotices para descredibilizar?”
      certo…

      a falta de rigor de quem escreve aquilo vê-se bem aqui:

      “Conclusão:
      (…) as substâncias, que se dizem ter sido identificadas, como o alumínio, encontram-se espontaneamente na Natureza”

      Ó sim, só que se tem provado vezes sem conta (por análises independentes claro, e mais nos EUA que é onde isto dura à mais tempo) que esse alumínio e demais compostos estão 2000 a 40000 vezes acima do aceitável

      E como estamos no século XXI e já é mt fácil tentar encontrar o máximo possível de informação sugiro que comece por ir a geoengineeringwatch.org e depois disso logo se vê…

      1. Incrível como o que critica é a sua falha.

        “é tão fácil agarra num avião, passar num contrail”
        AHAHAHAH

        ok, por favor Nuno Almeida, diga-nos por favor como fazer isso

        Voando ou desconhece as leis que permitem um avião voar?

        o resto critica-se a si mesmo, pois contestar com dados simplesmente diz que é falso….

        boa sorte para a vida, não acordem para os reais problemas não…

  3. Fico mais descansado em haver em Portugal “peritos” tão esclarecidos e sem dúvidas como é o caso do Sr. Almeida.
    Basta para isso invocar o selo de garantia do astropt.org, o supra-sumo do conhecimento.

    Conclusão:
    os rastos químicos são condensação e não se fala mais nisso!

    Um conselho:
    acordem!

  4. Concordo com o Nuno.. Acabaram de perder toda a credibilidade!

    Esse artigo do Eduard Snowden e chemtrails é falso, é uma sátira do jornal Internet Chronicle, que é tipo o jornal The Onion, ou o jornal Inimigo Publico em Portugal, ou mesmo o jornal Imprensa Falsa…

    Acredito que exista muita conspirações verdadeiras. Tal como veio a provar-se o PRISM, mas se querem fazer artigos, façam com factos verdadeiros, e com conspirações que tenham cabimento…

    Esta conspiração não tem cabimento nenhum! Não percam a vossa credibilidade com estas coisas banais!

  5. Cansei-me de falar neste assunto durante anos. Nós não estamos na idade de bronze, por isso é que nós seguimos o que os cientistas afirmam correcto, os tais que são pagos para afirmar determinadas coisas, os tais que arranjam boas desculpas provadas com resultados que até eu podia descrever no meu computador com mais ou menos algum termo técnico de mais para não ser entendido.

  6. Isto é parvoice pura!!!
    É uma tristeza acreditarem em ideias tão absurdas mas enfim é o pais que temos, acredita-se em tudo, até há quem acredite que no governo há gente séria!

    1. Quem não sabe é como quem não vê e é verdade….
      Pior cego é aquele que não quer ver.

      Oiço dizer, e subscrevo..

      Cumprimentos.

  7. É preciso avaliar tudo com pensamento crítico, não só as afirmações de organizações governamentais mas também de “activistas” anti-governamentais. Caso contrário deixa de ser pensamento crítico e passa a ser pensamento conspiranóico, o que só trás mau nome ao Tugaleaks.

    “A resposta enviada à nossa redacção atribui ainda os chemtrails aos contrails, que é algo bastante diferente.”

    “No decorrer deste texto, o Tugaleaks apresenta fotos, tiradas no Algarve, onde se pode perceber pela forma do “rasto” que é pouco provável ser uma nuvem.”

    Bastante diferente?! Pouco provável ser uma nuvem?! Fizeram uma análise química? Um registo cuidado das condições atmosféricas e dos aviões em circulação? Tentaram por à prova a teoria com esses mesmos registos? Não, é tudo à base de intuições e olhómetros e sobretudo de uma extraordinária ignorância sobre as leis da física. Nem sempre a realidade coincide com a intuição humana de como deveriam funcionar as nuvens ou qualquer outra coisa no mundo natural. Pela intuição é bastante fácil chegar à conclusão de que é o Sol que gira em torno da Terra e não o contrário.

    A descrição dada pela activista para a diferença entre o aspecto entre contrails e chemtrails pode ser facilmente explicada pelo dinamismo da própria atmosfera. A formação e evolução do aspecto dos contrails podem ser facilmente explicados pela temperatura, correntes de ar, humidade, etc (como o próprio comunicado explica). Estas variáveis podem fazer os contrails desaparecer mais rápido ou permanecer por mais tempo, e dão origem a variadas formas de rastos que os adeptos da teoria da conspiração afirmam ser diferentes dos contrails apenas porque sim. Na realidade, pouca diferença há, em termos de rigor científico, entre ler o futuro nas entranhas de uma galinha e tentar discernir entre contrails e supostos chemtrails a olho nu.

    Essa história do Eduard Snowden e os chemtrails é completamente fabricada, como o são muitas outras que enchem a internet. Há outra semelhante a dizer que Snowden sabe quando vai ser o fim do mundo. O nome de Snowden apenas é acrescentando para dar credibilidade a narrativas que já andavam a circular.

    Vocês meteram os pés pelas mãos ao darem tempo de antena a este disparate.

  8. Caro Nuno,

    Subscrevo na integra tudo o que disse. Ainda estive para escrever um post todo xpto em vista a desmistificar este assunto, mas pura e simplesmente não vale a pena. Iremos ser acusados de ovelhinhas a ir para o matadouro.

    Deixo mais alguns links :

    http://skeptoid.com/episodes/4027
    http://en.wikipedia.org/wiki/Contrail
    http://contrailscience.com/chemtrail-myths/
    http://en.wikipedia.org/wiki/Chemtrail_conspiracy_theory

    Este tipo de historias nao possuem qualquer tipo de validade cientifica e, que as defende e divulga revela ignorancia e falta de pensamento critico.

    Este assunto ja foi debatido e ja foi estudado por diversas universidades (e cientistas) por todo o mundo e, nunca se encontrou qualquer tipo de evidencia de que exista uma conspiração deste nivel.

    E já agora, referencias para as “declaraçoes” do Sowden não há? Tudo o que encontrei vem de um site chamado “Internet Chronicles”. Credível…

    Siga para bingo, proximos temas, HAARP, Reptilianos e Iluminatti, e quem duvidar de tal coisa só pode ser ovelhinha!

    O hábito nao faz o monge, bem como a carteira não cria um jornalista.

  9. Só quem não acredita o que faz cá diz perder “credibilidade!.

    O assunto é mais sério do que se pensa !

    Se bem que o Português diz ” que é isso ? ” ;

    http://www.cienciasparalelas.com.br/?p=1583

    Só entende quem entende o poder das indústrias do medicamento no Mundo e outros interesses .

    Este já vem da Guerra Fria , continua e muito por todo o Mundo , boa sorte e tenham saúde para viverem pelo menos 100 anos .

    “CIA Operated Aerial Spraying Plane Carrying “Mutated” Virus Shot Down in China”

    in : http://preventdisease.com/index.shtml

    1. Gostei da foto gigante desse grande site que discute ovnis e outras materias cientificas chamado cienciasparalelas.com.

      Pena que esses depositos, sejam apenas de agua e que e usado em prototipos de avioes de forma a simularem o peso dos passageiros. Quem trabalha na area da aviação sabe disso…

      Vamos ver mais noticias… Estudo do genesis para debater a origem humana e iluminatti… Gosto do site… Parece-me ser mesmo uma fonte de credebilidade imensa.

      Quanto ao outro link que me meteu do preventdisease.com, apesar de ser algo dúbio, aconselho-o a seguir os links que eles metem lá e vai ver que o que dizem e comentam nesse site, **NAO** tem nada a ver com o que eles dizem…

      Mas continue no seu mundinho.

  10. Irmãos de Portugal: essa porra de rastro químico é real, mesmo que esse bando de filho de uma quenga desmintam!! Moro no litoral do paraná (Brasil) e na terça-feira (30/07/2013) passaram 23 aviões soltando essa porra… antes que fiquem de mimi (choradeira), não é normal passar tantos aviões no local onde moro, principalmente, sem seguir nenhuma rota estabelecida… acreditem no que quiserem irmãos, mas só digo uma coisa para todos: OLHEM PARA A PORRA DO CÉU CARALHOOOO!

  11. Tenho seguido este blog com muito interesse, e tem sido uma excelente fonte de informação para casos polémicos.
    Mas neste assunto em particular, o vosso artigo é disparatado.
    Os alegados “chemtrails” só são misteriosos, controversos e inexplicáveis na cabeça de tolinhos da conspiração.
    Mais preocupante é a vulgar poluição dos motores dos aviões. Apesar de serem muito mais eficientes do que há décadas atrás, o aumento brutal do tráfego aéreo tem aumentado as emissões resultantes da combustão do “jet fuel”.

  12. No dia em que a maior parte das pessoas descobrir que “conspiração” não é sinónimo de “fantasia”, estaremos melhor preparados para combater estes e outros males que aos poucos estão a destruir o mundo em todos os aspectos.

    Há três tipos de pessoas que utilizam a expressão “teoria de conspiração” com conotação sarcástica ou com o intuito de desvalorizar os temas a que referem:

    – Aqueles que preferem imaginar o mundo em cor-de-rosa sem quererem saber ou admitir quão negro ele é, consequentemente fazendo nada para o melhorar (tipicamente adeptos de informação sensacionalista em detrimento de informação realista, preferindo ser entretidos a informados);
    – Aqueles que têm demasiada preguiça para investigar ou simplesmente pensar nos assuntos, não aceitando ainda ver os seus preconceitos contrariados (tipicamente gente comodista);
    – Os próprios conspiradores.

    Sendo muitos acontecimentos publicamente conhecidos já por si impressionantes, não é de admirar que aqueles mantidos em segredo não sejam menos preocupantes.
    Há e haverá sempre informação falsa, inexacta ou omissa, seja nos mainstream media como no jornalismo alternativo. É aqui que entra o factor “miolos” que nos incumbe de aprender e pensar por nós, mas que infelizmente se revela um obstáculo fatal para muita gente.

  13. No dia em que a maior parte das pessoas descobrir que ‘conspiração’ não é sinónimo de ‘fantasia’, estaremos melhor preparados para combater estes e outros males que aos poucos estão a destruir o mundo em todos os aspectos.

    Há três tipos de pessoas que utilizam a expressão ‘teoria de conspiração’ com conotação sarcástica ou com o intuito de desvalorizar os temas a que referem:

    – Aqueles que preferem imaginar o mundo em cor-de-rosa sem quererem saber ou admitir quão negro ele é, consequentemente fazendo nada para o melhorar (tipicamente adeptos de informação sensacionalista em detrimento de informação realista, preferindo ser entretidos a informados);
    – Aqueles que têm demasiada preguiça para investigar ou simplesmente pensar nos assuntos, não aceitando ainda ver os seus preconceitos contrariados (tipicamente gente comodista);
    – Os próprios conspiradores.

    Sendo muitos acontecimentos publicamente conhecidos já por si impressionantes, não é de admirar que aqueles mantidos em segredo não sejam menos preocupantes.
    Há e haverá sempre informação falsa, inexacta ou omissa, seja nos mainstream media como no jornalismo alternativo. É aqui que entra o factor ‘miolos’ que nos incumbe de aprender e pensar por nós, mas que infelizmente se revela um obstáculo fatal para muita gente.

  14. A resposta do IPMA é mais que esclarecedora.
    Se vão desdenhar da resposta dada por cientistas geofísicos, peritos na matéria em causa, porque é que lhes endereçaram a pergunta?

  15. O Estado esse Grande PATRÃO
    Os empregados do Estado em Portugal existem fundamentalmente para melhor enganar, aldrabar, vigarizar, desviar e roubar o próprio PATRÃO (Estado) em completa legalidade, impunidade e imunidade pois há que precisar que tudo na Constituição Portuguesa (a fazer passar por deficiente mental o maior dos vigaristas) se encontra reunido de uma forma magistral e exemplar para favorecer, beneficiar e proteger em exclusivo os empregados do Estado e em nada o PATRÃO.
    Os empregados do Estado são todos aqueles que recebem uma remuneração em troca de um suposto ”trabalho” na chamada função pública. Ex. : Presidente da Répública, Primeiro Ministro, Ministros, Parlamentares, Secretários, câmaras, juntas, finanças, militares e etc., etc., etc., etc., etc.
    O engraçado e mais estranho e estúpido nisto tudo é que o PATRÃO (Estado) é o próprio POVO que não tem poder absolutamente algum nas decisões da Répública e nunca terão porque a Constituição assim não o permite ao contrário do poder absoluto dos Políticos que mandam de mão de tiranos e cara de Anjos.
    Impossivel de se encontrar PATRÃO mais condescendente, generoso, ignorante e cego.
    Também por isso é que nunca houve não há e nunca haverá melhor ”emprego” que o de ser empregado do POVO (Estado).
    CONCLUSÃO : Temos que acabar completamente e radicalmente com a Constituição Portuguesa e criar uma nova Répública de raíz ou adoptar um sistema político estrangeiro que se saiba funcionar.
    ASSINADO : Aremando Zarpao…

  16. Só uma nota. Quanto ao tema dos rastos químicos não sei,logo não comento.No entanto, no que se refere ao comentário assinado Aremando Zarpao, é “certinho/direitinho”!!!

  17. voces sao uma cambada de palhaços. cada um puxa poseu lado…” isto nao pode ser” isto é uma conpiraçao descabida”.. 1º o sr Almeida é um leigo e gosta mais de teimar do que propriamente… argumentar.. ve-se no primeiro comentario…. nota-se tambem que papa tudo o que lhe dizem por parte dos grandes senhores… é tao simples como engenharia geo-térmica, no meu ver aproveitam-se disso para descarregar mais umas coisas propicias aos ”seus” negocios”.. sejam agriculas ou turisticos… sim poruqe quem faz muito dinheiro nao sao os palermas que comentam coisas na net Sr.Almeida…. E MAIS A TODOS AQUELES QUE ACHAM QUE FAZER MAL AOS OUTROS É COISA DO PASSADO E DA ERA MEDIAVAL, TIREM A CABEÇA DO CÚ, ACORDEM PARA A VIDA, LEIAM UNS LIVROS DE HISTORIA E VEEM LOGO QUE NAO ANDAMOS AQUI AOS ABRAÇOS, MESMO QUE OSA HISTORIA TENHA SIDO ADULTERADA AO LONGO DOS TEMPOS… é triste saber que pessoas aqui como o almeida votam e opinam no dia a dia que tambem me pertence… tem auto-cabresto..

  18. Os aviões são identificados sendo das seguintes empresas contratadas pelo governo e US military:
    EverGreen Air e DynCorp.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *