O abrigo de jardim é uma construção que pode ser encontrada em qualquer terreno com jardim ou numa casa residencial. Normalmente são usados para o armazenamento de uma grande diversidade de itens – desde lenha a ferramentas de jardim a itens pouco usados. Ainda que, sempre que necessário, esta construção simples possa ser erguida num jardim num curto período de tempo, é importante avaliar o processo de construção e os seus custos antes de avançar.

 

Como escolher o tamanho certo para um abrigo de jardim?

Embora a maioria dos abrigos de jardim não sejam muito espaçosos, só deve decidir sobre o tamanho do seu abrigo de jardim depois de verificar as suas necessidades individuais. Dependendo disso até pode escolher entre vários tipos: um abrigo de jardim separado ou adjacente.

A última opção é usada, normalmente, quando se pretende um pequeno anexo auxiliar. Se só precisa de um abrigo de jardim para guardar alguns itens, um abrigo de jardim perto da casa pode ser uma excelente opção. Ao colocá-lo junto a uma parede da casa principal vai poupar em material de uma parede e também pode instalar uma entrada direta para o abrigo de jardim a partir da garagem ou casa, evitando assim a chuva no inverno.

Mas se o objetivo do seu abrigo de jardim for armazenar itens que são usados menos vezes, recomendamos que não exclua os abrigos de jardim grandes. Isto vai permitir libertar espaços na casa principal – garagem, entrada ou até a sala de estar – e também será uma opção mais barata do que construir uma garagem grande. Se também planear usar o abrigo de jardim como um escritório, considere fatores como a circulação de ar e entrada de luz.

 

Comprar ou construir por si mesmo: vantagens e preços

Há várias vantagens e desvantagens que devem ser consideradas antes de decidir se vai comprar um abrigo de jardim pré-fabricado ou se o vai construir de raiz.

Em primeiro lugar, se decidir construir um abrigo de jardim por si mesmo, poderá decidir a sua estrutura, design e disposição que pretende. No entanto, do ponto de visto prático, o design de um abrigo de jardim não está no topo das prioridades, mas pode ser importante.

Um abrigo de jardim insipido e inadequado pode arruinar a vista do seu jardim, por isso quando se constrói ou compra deve garantir que o seu design vai completar o seu exterior do seu jardim, mas também se enquadrar com os edifícios existentes. Pode garantir isto ao escolher um estilo semelhante ou elementos que combinam com o exterior da sua casa.

Em segundo lugar, mas não menos importante, é preço, por isso antes de decidir sobre construir por si mesmo ou comprar, é importante calcular os custos de ambas as opções. Tal como noutras construções, o preço de um abrigo de jardim vai depender do seu tamanho e dos materiais de construção usados.

 

Fases da construção de um abrigo de jardim 

  1. Quando tiver decidido sobre o local onde quer colocar o seu abrigo de jardim, deve calcular, com precisão, todas as dimensões antes de iniciar qualquer trabalho.
    Marque, com cuidado, o local e faça o seu nivelamento para preparar as fundações. Até pequenas discrepâncias podem levar a fugas ou a outros problemas técnicos a longo prazo.

  1. A construção de qualquer abrigo de jardim, tal como outras construções, começa nas fundações. Pode fazer as fundações por si mesmo com facilidade, só precisa de um pouco de cimento, areia e água. Comece por misturar o cimento e a areia num rácio de 1:4 e depois dilua esta mistura com água. Mantenha em mente que água demais vai enfraquecer a mistura, por isso a água deve ser usada com muita moderação. Deixe as fundações assentar durante pelo menos 24 horas, antes de colocar qualquer peso extra. Quando o cimento já tiver assentado, é possível fazer a moldura principal, mas antes de mais, garanta que os suportes transversais estão no local certo para caber ao logo dos cantos do OSB que vai usar como piso.                                
  1. Depois do trabalho mencionado acima, é possível começar a construção das paredes. Com base na nossa experiência, recomendamos que junte telas à prova de água sobre as paredes para aumentar a proteção das paredes do abrigo de jardim.

  1. Depois de terminar as paredes, pode colocar o telhado. A construção dos telhados de abrigos de jardins não é diferente da construção de um telhado de outro tipo de edifício – é provavelmente a parte mais complicada de todo o processo de construção.
  2. Finalmente, depois de todo o trabalho de construção feito, é possível avançar para o piso, janelas, portas e decoração do abrigo de jardim. Como o edifício não será isolado, recomendamos que escolha janelas e portas de alta qualidade.

O trabalho seguinte depende do seu improviso. Escolha cores que combinem com o seu jardim e instale iluminação de exterior.

 

Ver
Esconder