O Tugaleaks é um órgão de comunicação social social verdadeiramente independente. Não temos qualquer publicidade no site. Consulta aqui o nosso relatório de transparência mensal.

Envia a tua denúncia anónima aqui

A CP, sabendo da dificuldade, esperou até existirem várias reclamações antes de tomar medidas quando podia tomar medidas preventivas. 

Há alguns dias, na grande vaga de calor que passou por Portugal, a CP – Comboios de Portugal, sabendo previamente das dificuldades, não tomou ações até existirem de forma exaustiva reclamações de utentes ao ponto de idosos e crianças se sentirem mal.

Para a CP, tudo começou no sábado à tarde, dia 4 de agosto, ao suspender a venda de alguns bilhetes no comboio alfa pendular de longo curso para domingo. Mas  para alguns passageiros, não foi apenas o domingo que teve problemas, conforme se demonstra.

Já no dia 2 de agosto, ou seja, três dias antes, comboios da CP já circulavam com ar condicionado avariado, nomeadamente o comboio 127.
Jorge Castilho viajava nesse comboio, dia 2 de agosto ao final do dia. Conta que dentro da carruagem estava “um calor insuportável” e que “idosos e crianças” começaram-se a “sentir mal”. Não foi dada nenhuma explicação aos passageiros

Considerando o calor, alguns passageiros fizeram uma viagem de táxi de Pombal até Coimbra (~50km, 35mins) para que evitassem o calor do comboio. Jorge termina o seu post no Facebook perguntando se é preciso morrerem pessoas nos comboios para que a situação se resolva.

 

CP sabia dos problemas mas não agiu

A CP sabia dos problemas adjacentes ao calor, mas apenas decidiu suspender a venda de alguns bilhetes alguns dias depois da queixa de Jorge e de tantas outras espalhadas pela Internet. De acordo com um artigo do Publico, esta é uma “limitação do próprio sistema” de refrigeração do comboio, pelo que três dias antes a situação seria a mesma e podiam ser tomadas medidas preventivas.

Contactada a CP fonte oficial indicou que “a partir de sábado à tarde, tendo em consideração que as condições meteorológicas se mantiveram, a CP optou por cancelar a venda de alguns lugares em alguns comboios Alfa Pendular e Intercidades, nomeadamente aqueles que atravessam pontos geográficos onde se tinham verificado maiores impactos no aumento das temperaturas interiores”.
Foi explicitamente solicitada informação sobre situações ocorridas no dia 2, mas não obtivemos resposta. 

 

Por isso lembra-te: viajar de comboio com muito calor não é uma boa ideia.

Conheces situações de injustiça no teu país?
Envia uma denúncia anónima ao Tugaleaks!

Foto: Publico

Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *