Estima-se que, todos os dias, são registadas cerca de 5,6 bilhões de pesquisas no Google, feitas por mais de 1,8 bilhões de utilizadores ativos. Esse volume de pesquisa mostra como é importante a otimização do seu site para que ele fique bem classificado no mecanismo de busca. Se procura alcançar as melhores posições entre os resultados para pesquisas feitas no Google, ou destacar-se da concorrência online, recomendamos-lhe que siga as nossas dicas ou contrate uma agência de SEO em Portugal.

Comecemos por entender o que é o SEO

“SEO – Search Engine Optimization”, não é mais do que a sigla para Otimização para Motores de Busca. Tal como o próprio nome indica, SEO é um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar a posição de um website/blog nos resultados orgânicos dos motores de busca (Google, Bing, Yahoo, etc.). Isso ajudará o seu website a aumentar a posição na pesquisa orgânica de forma a obter mais tráfego para palavras-chave competitivas e posteriormente converter em vendas.

O SEO é, hoje, imprescindível dentro das estratégias de uma empresa, pois quanto mais alto for o posicionamento do seu site na página de resultados de uma pesquisa, maior é a probabilidade de atrair tráfego para ele. Para ter uma ideia, 75% dos utilizadores do Google não vão além da primeira página, por isso é extremamente importante que consiga aparecer no topo da pesquisa. Para o conseguir, o SEO é fundamental.

Se não sabe por onde começar, siga estas dicas de SEO:

 

1.    Invista em comunicação relevante

Para que o Google o considere uma boa indicação de pesquisa, deverá investir em conteúdos de comunicação relevantes para o seu público-alvo. Um bom planeamento é vital para que o seu negócio consiga prosperar no mundo digital, por isso aconselhamo-lo a adotar técnicas de copywriting e storytelling.

 

2.    Use palavras-chave

As palavras-chave são termos e frases utilizados pelas pessoas quando fazem uma pesquisa online. Sendo assim, elas devem ser escolhidas com bastante cuidado e precisão, para que, no momento em que as pessoas pesquisarem no Google, o seu negócio apareça como resposta. O Google acredita que páginas que têm palavras-chave são mais relevantes que as que não têm. É por isso que adicionar palavras-chave ao seu conteúdo pode realmente fazer uma grande diferença entre seu site ser ou não ser encontrado na internet.

Sendo assim, há vários fatores a considerar na inclusão das palavras-chave, que ajudam na otimização. Indicamos abaixo onde deve incluir palavras-chave:

  • Título do artigo;
  • Descrição (meta description);
  • Corpo de texto (Heading 1, 2 e 3);
  • Texto alternativo de imagens (Alt-Text);
  • Slug (URL).

 

3.    Otimize as suas imagens

Alt text (texto alternativo) é uma descrição textual que faz com que os motores de busca compreendam o que está nas imagens, gráficos ou fotos do seu site.

Como o Google e outros motores de busca não fazem uma leitura direta das imagens, eles consultam o seu texto alternativo para compreender do que se trata. Por isso, é muito importante que adicione palavras-chave ao texto alternativo, pois isso vai permitir que as suas imagens sejam encontradas na busca de imagens do Google, o que pode levar a mais tráfego orgânico, a reforçar o conteúdo da página e a rankear melhor.

4.    Actualize a meta description

A meta description consiste numa breve descrição que aparece logo após o título do site no Google. Esta descrição deverá ser direta e objetiva, além de conter palavras-chave, como mencionado no ponto anterior, para que o utilizador perceba logo à partida se o seu site tem o que ele procura.

 

5.    Aposte em Link Building

Outro aspecto importante, é que aposte no link building – o Google cria um caminho para o utilizador através de links. Dentro da estratégia de link building, quanto mais uma página do seu site estiver vinculada a outros sites relevantes, mais o Google a considerará relevante. Portanto, ao incluir links internos e externos nos seus artigos de blog não só está a melhorar a experiência do utilizador, mas também a responder a uma métrica do Google.

 

6.    Invista numa agência de SEO

A última dica que lhe deixamos, e por não ser uma tarefa fácil, é que invista numa agência de SEO, de forma a garantir que produz os conteúdos necessários para obter os melhores resultados. Como mencionamos anteriormente, investir em SEO ajudará o seu site a aumentar a posição na pesquisa orgânica de forma a obter mais tráfego.

 

Ver
Esconder