O domínio marcasepatentes.pt devia ter expirado hoje. Não expirou. Mais um domínio do Governo a ignorar regras de pagamento e de registo de domínios.

Segundo apurou o Tugaleaks, todos os domínios do Governo Português que expirem, a FCCN, detentora da gestão dos domínios .pt, mantém-nos activos.

 

DNS.PT não deixa expirar domínios do Governo Português

 

Já por duas vezes nos queixamos desta situação: uma no cavacosilva.pt já resolvida, e outra no fct.pt que ainda está por resolver.
Conforme anunciamos anteriormente, o Tugaleaks está na posse de informação sobre vários domínios .PT que expiraram e estão ainda activos. Isto é contra as regras dos domínios .PT e causa transtorno a qualquer cliente que pretenda comprar um domínio que esteja indevidamente online.

Seguimos a lógica e embora o DNS.PT nos tenha indicado que não existe uma “lista interna de excepções” conseguimos, chegar à conclusão de que tal não é completamente verdade.

O domínio fct.pt permanete ainda expirado, após aviso directo há dois dias ao DNS.PT e denúncia no nosso site há duas semanas. Mas hoje, voltou a supostamente “expirar” um domínio,

Pertencente ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI e o domínio marcasepatentes.pt devia ter expirado hoje de madrugada (ver whois), como outros não governamentais que o Tugaleaks estava a monitorizar o foram. Mas, não é de surpreender, tendo em conta que é um domínio do Governo de Portugal, que também não expira como todos os outros.

O Tugaleaks tem vindo a afirmar que esta prática tira honra a quem tem domínios .PT e acima de tudo faz com que a confiança num serviço deste Governo seja perdida (como se não houvessem razões para se perder a confiança no Governo).

Assim e no contexto da denúncia pública da situação, solicitamos uma audiência à Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, onde vamos apresentar estas e outras informações que fazem do registo de domínios actual e da sua chefia, uma organização perigosa para o futuro da Internet.
Vamos também ponderar uma queixa ao ICANN por práticas “além das regras” que o serviço DNS.PT está a efectuar.

 

DNS.PT com certificado SSL expirado

Como se tudo o que indicamos não fosse suficiente, já desde ontem às 15h que o DNS.PT tem um certificado SSL expirado. Ao contactar para a linha de apoio a clientes, dizem que “pode carregar em continuar sem segurança”. Basta entrar no site e confirmar.

DNS.PT não deixa expirar domínios do Governo Português
O certificado SSL é algo que, expirado, embora continue em parte a proteger a ligação, torna este aviso pouco digno de uma empresa de comércio eletrónico. Este é apenas mais um pouco desfavorável ao serviço DNS.PT que há meses sucessivos continua a brincar com os dinheiros públicos.

Comentários

5 Comments

  1. E quer-me parecer que viola a leis da concorrência, na medida em que impede a aquisição do domínio a quem o paga

  2. o ssl já está regularizado.
    Realmente somos muito mal representados por Eles, mas revejo-me um pouco neles pois deveria ser mais activo e não sou. Estou a trabalhar para combater isto :- ) One day

  3. Ora bem, vejamos:

    1) O Governo tem as regalias deles, uma delas é isso dos domínios que “não” expiram.

    2) Vocês reclamam

    3) Eles metem um “visto” como foi pago (mesmo que não sendo) e volta a estar “em funcionamento”.

    Quero eu dizer, como não expiram, também não duvido nada que não paguem para renovar… Mas isto é só a minha opinião.

    what else..

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder