Registos de domínios PT continuam a crescer e já superam os 1,5 milhões de sites inscritos. Em 2022 já foram registados mais de 100.000 novos domínios PT.

Registos de domínios PT já superam 1,5 milhões

Após um aumento de 11% durante a pandemia, os registos de domínios PT continuam a crescer a bom ritmo em Portugal. As estatísticas da .PT, a empresa responsável pelo registo de domínios em Portugal, indica que já foram criados mais de 1,5 milhões de novos sites .pt, revelando também que em 2022 já foram registados mais de 100.000 novos sites de internet em Portugal.

A utilização de domínios do próprio país é uma forma de melhorar os resultados dos sites nos motores de busca (como o Google ou o Bing). Por exemplo, indexar um site como o sportingbet365 em .pt em vez de usar a designação sportingbet365.com vai fazer com que ele tenha uma posição mais alta nas pesquisas dos utilizadores em Portugal. Por esse motivo, indexar sites como .pt é uma excelente forma de assegurar um bom ranking nas pesquisas nacionais e, consequentemente, ter um volume de visitas mais elevado.

A utilização de domínios nacionais tem, por isso, importância e procura crescentes. E, segundo a entidade responsável pelos registos, a pandemia veio aumentar a procura por este tipo de registos. Ao longo de 2020 e 2021 foram registados mais de 260.000 novos sites .pt, números que representam recordes ao nível dos registos de domínios PT.

 

Registos continuam a crescer em 2022

 Depois de 130.816 novos sites em 2020 e mais 136.921 novos endereços web no último ano, o número de registos em Portugal continua em tendência crescente. Ao longo dos primeiros oito meses do ano foram já registadas 108.176 páginas web como .pt, o que faz prever um novo recorde no final de dezembro.

A crescente procura de produtos e serviços online, associada ao facto de cada vez mais pessoas optarem por fazer os seus negócios pela internet, são os principais motivos apontados para o crescente número de registos como .pt. É por isso que a entidade responsável por estas estatísticas considerou, na sua análise aos números dos últimos anos, que o isolamento e medidas de restrição de circulação e abertura de espaços comerciais ajudam a explicar o aumento de espaços online.

 

Desde o arranque da compilação de dados estatísticos, o número total de sites registados em Portugal também atingiu agora valores históricos. Os dados da .PT revelam que até 2022 já surgiram mais de 1,5 milhões de endereços web inscritos em Portugal. Mais precisamente, os números atuais indicam um total de 1.589.646 sites .pt. No entanto, deste número total de novas moradas digitais criadas, apenas 27,4% continuam a estar ativos. Ou seja, podem ser visitados na internet um total de 436076 de sites com a indexação .pt.

Para quem pretende registar um novo site em Portugal o primeiro passo é verificar se o nome que pretende utilizar está livre. Caso se verifique que o endereço está disponível, deve então fazer o registo do site. Para isso deve começar por escolher a empresa que vai alojar (hosting) o seu site, encontrando um servidor adequado para a dimensão da página e das visitas que espera obter. Após ter um servidor escolhido, a própria empresa trata do alojamento e do registo do domínio .pt, ficando a partir daí pronto para começar a trabalhar no design, conteúdo e finalidades que precisa para fazer o lançamento da sua nova página web .pt.

 

Ver
Esconder