E se a #ZON estivesse a espiar o teu modem? Ela está.

Caros amigos.

Vivemos num periodo onde cada vez mais nos preocupados, ou nos deviamos preocupar com a liberdade de expressão, mas também com a nossa segurança Online. Este é um factor que tenho vindo a considerar com mais e mais seriedade.

Imaginem que a ZON pode monitorizar o teu modem. Ligar-se remotamente. Alterar-te configurações. Ver estatísticas de WAN e LAN. Agora para de imaginar. Isto acontece de verdade.

Na primeira leak totalmente portuguesa e produzida por mim, Rui Cruz, irei amanhã no meu blog ruicruz.pt publicar uma investigação levada a cabo na última semana por mim sobre este assunto nos modems ZONHUB. Tentarei provar, junto da DECO e ANACOM, que a ZON está a agir de má fé e que pode monitorizar os nossos modems sem qualquer controlo da nossa parte.

Stay tunnead.

Rui Cruz

Comentários

17 Comments

  1. 🙂
    Não sei se está relativamente ligado, however… Notei que só posso fazer Upload/Download de X conteúdo por semana, e se ultrapassar esse limite a Zon limita-me a velocidade 🙂
    Posso provar isto porque fiz um calendário, com datas e horas, e parece que a rotina se mantêm… Depois de X tráfego, as ligações tornam-se lentas.
    Verdade seja dita, não existe tráfego limitado… Existe sim, ligações limitadas para impedir que os users usem o sistema Up/Downstream em demasia. Não estamos a falar de uns simples 20 ou 50GB Por dia… Como é óbvio!
    Só por isto, concluí no passado ano 2010, que tudo é vigiado por esses tipos.

    Boa pesquisa, e boa sorte! 🙂

    1. Nao e a primeira empresa a fazer algo do genero… alias isso de downloads ilimitados e apenas marketing… tens o caso da americana AT&T, lider em muitos servicos, como internet e pacotes de telecomunicacoes moveis que o faz, e “e sabido”, ou pelo menos a informacao ja roda na internet e mesmo em anuncios televisivos de alguns concorrentes.
      Em relacao a Zon controlar os nossos modens, pergunto te Rui, se ha algo que possa ser feito para os impedir do mesmo, um genero de firewall caseira talvez? Abc

  2. Há uma semana para cá que a minha internet tem estado lenta. Neste momento tenho um ficheiro de 3.4MB há um dia a fazer download. Há horas que diz "4horas restantes". Tenho notado isto desde há uma semana para cá. E já pensei se terá sido devido a algumas actividades minhas… Tenho zon 30MB velocidade. Supostamente.

    Já cancelei duas vezes o que tenho tentado fazer download. daqui a 4 horas pode ser que já esteja feito. http://img220.imageshack.us/img220/7204/semttuloe

    Força. Depois de estar feito, é mandar para as televisões / jornais / radios e tornar essa m publica

  3. Na altura em que era cliente da ZON cheguei a hackar o modem e descobri na altura que o modem estava a enviar informação SNMP para um servidor. Sem bem me lembro o SNMP estava configurado para leitura e escrita o que permite aos técnicos da ZON não só fazer diagnósticos como também alterar parâmetros. O modem cabo, na altura, descarregava um ficheiro DOCSIS durante o boot com as configurações (ex: velocidade contratada). Ao contrário do modem ADSL, no cabo, a configuração da velocidade é feita no modem do cliente. Quem souber fazer uncapping do modem pode alterar as velocidades contratadas.

    Já agora ficam a saber que as boxes das ZON têm um modem interno que tem o SNMP activo que permite fazer alterações e diagnósticos.

    Eu não publicaria isso porque não considero nenhum leak e ainda acabam por fazer má figura. Procurem procurem no google por cable modem snmp e cable modem uncapping.

  4. A esta situação ser real a Zon arrisca-se a ser riscada do mapa dos internautas, será que já existe algum site anti-zon.

    Em relação a outros operadores existe algum rumor deste género?

  5. De facto já tinha ouvido falar do ultimo router da zon criar um utilizador que não é o do cliente. Segundo a ZON isso serve apenas para o apoio técnico fazer diagnósticos.

  6. N~qaop estou a perceber muito bem o argumento. Embora eu não goste disso, a verdade é que a Zon o faz, como 90% das empresas que trabalham na internet o fazem de diversas maneiras. Se o apoio ao Cliente Zon consegue identificar parametros que foram alterados no router por mau funcionamento, e consegue alterar esses mesmos parametros remotamente, claro que tem informação de tráfego, horas de uso, tamanho de ficheiros descarregados, moradas de IP visitadas, etc, tudo isso nos seus servidores. Agradável? Nem por isso. Novidade? Nem por sombras. Hoje em dia qualquer empresa que trabalhe com internet, seja em que área for, tem servidores a guardar informação da utilização dada pelos seus clientes. É pratica corrente. A diferença é que nos seus termos de serviço, todas elas assumem que esses dados nunca serão tratados individualmente e/ou para fins comerciais, visto que á leis que o proíbem. A única questão que se levanta, é quem verifica se a legalidade é cumprida.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder