O Tugaleaks é um órgão de comunicação social verdadeiramente independente. Não temos qualquer publicidade no site. Consulta aqui o nosso relatório de transparência mensal.

Envia a tua denúncia anónima aqui

Quem disse que os padres não dão que falar no Parlamento, não deve ter visto a recente recomendação do Governo que conta com “o Cristiano Ronaldo da Seleção da Igreja”.

Costuma-se dizer que o Estado é laico. Mas será que legalmente é mesmo assim? De acordo com uma opinião publicada pelo Presidente da Comissão Diocesana da Cultura não existe na nossa constituição uma declaração clara de que o estado é laico. Isto ao contrário da constituição de outros países como o de França.

Terá talvez sido por isso que esta nota, vinda do parlamento e criada a pedido de deputados, está a gerar euforia nas redes sociais.

Trata-se do Voto de Congratulação n.º 790/ XIII, referente à “vitória do Campeonato da Europa de Futsal do Clero pela Seleção de Portugal”.

No documento, disponível no site do Parlamento, pode ler-se que “[a] Assembleia da República congratula-se com a vitória da 13.ª edição do Campeonato da  Europa  de  Futsal  do  Clero  pela  Seleção  de  Portugal,  que  assim  se  sagrou campeãeuropeiapela 5.ª vez”.
No mesmo documento, pode ler-se a referência ao jogador de futebol Cristiano Ronaldo, quando afirmam que “a braçadeira de Capitão coube ao Padre Marco Gil, conhecido entre os pares como o Cristiano Ronaldo da Seleção da Igreja”.

Depressa isto se tornou motivo de paródia nas redes sociais, com comentários como os que se duplicam abaixo:

ideia partiu do PSD e CDS

No moral de Isabel Moreira, deputada pelo PS, pode ler-se que “tem sido muito discutida a questão da banalização dos votos apresentados pelos Grupos Parlamentares (…) felizmente o PSD e o CDS contribuem para a seriedade disto. Temos, para sexta-feira, o O “HAT-TRICK” do padre André!”.

Já no perfil de MC Somsen, pode ler-se “acredite se quiser, porque mentira não é” com a referência aos “três golos marcados pelo Padre André Meireles”.

O Tugaleaks recebe e trata de forma confidencial denúncias anónimas.
Envia a tua hoje mesmo neste link.

Foto: RR

Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder