O Tugaleaks não está admirado, afinal é comum os media mainstream nem sempre dizerem as verdades todas. Mas a violência policial na Es.Col.A levou-nos a mostrar o que mais ninguém mostra.

Es.Col.A: a história e a violência policial que não passa nas televisões

Es.Col.A: a história e a violência policial que não passa nas televisões

Nestas duas imagens, podemos ver o que se repetiu na manifestação em Lisboa. Claramente, alguma coisa está bastante mal, uma vez que desde o ano passado que o Corpo de Intervenção da PSP tem tido ataques ferozes

O Tugaleaks contactou um cidadão que prefere ficar anónimo e que nos contou, estando já em frente à CM Porto para exigir a justiça de reaverem um espaço social, o que aconteceu de manhã: existiam dois grupos, um grupo no edifício e outro no pátio. Arrastaram-os à força para fora enquanto estavam agarrados uns aos outros, revistaram-nos à força e sem mandato e por isso os ocupas não colaboraram mas não foram violentos.

Existem duas pessoas agora três pessoas presas neste momento e apela-se à solidariedade e a que toda a gente vá até à CM do Porto, algo que foi decidido em Assembleia Popular.

Um grupo de cidadãos em Lisboa marcou uma vigília a favor da não brutalidade policial e em solidariedade com a Es.Col.A para o Largo do Camões às 20h em Lisboa.
Em comunicado ao Tugaleaks, informam que ‎”Hoje tentam demover a solidariedade social e a compaixão; tentam demover qualquer tentativa que seja mudar o mundo. Contra o despejo do Es.Col.A da Fontinha, vamos mostrar solidariedade”

Este espaço colectivo autogestionado é de todos e para todos, defendem eles.

O Tugaleaks lamenta que o mainstream media não passe a verdade da informação.

 

Acompanha desenvolvimentos no Facebook

 

Comentários

19 Comments

  1. sem duvida que hoje foi uma demontração de que os politicos, temem que colectivos se formem, pois estes colectivos de autogestao, mostram um outro lado do que é possivel fazer, e quando pessoas como o rui rio que pensa que por ter um cargo politico que pode fecha estradas do porto para mostrar sua colecção de carros classico, como entao, trata lo como o grande barao da droga na zona norte, com grandes negocios com galegos, ou entao sr que que se mostra politicamente correcto e anda a vender imoveis a um sr que tem muito que explicar a justiça portuguesa . caros penso que isto nao sera dificil de descobrirem por vosses.
    esta é hora de quem se tem que calar seram os que firmaram pactos de silencio,
    para quem hoje perdeu uma batalha, numa guerra nao ganhada , amanha surgira vitoria
    nao permitam que vos tirem aquilo que sonharam, okupem de novo a es,cola da fontinha, e ocupem, okupem !

  2. O estado esta a ir aos bolsos dos policias e dos funcionarios publicos todos…………………..
    Como em todas as profissões há bons e maus profissionais, mas quando se escreve um artigo deve-se escrever a totalidade e não só as partes que interessam, como acontece neste site que tem deixado muito a desejar…………..
    Na minha mera opininão de menbro do povo que se esfola a trabalhar para pagar os impostos e chega ao fim do mês sem cheta, quem tem a mesma ” SORTE ” que eu devia-se era indignar contra aqueles que quase toda a vida tem vivido e bem à conta de quem trabalha e paga impostos………..

  3. a escola em um dono, independentemente de estar a funcionar ou não foi ocupada ilegalmente, não concordo com violência policial, mas se as autoridades falarem para mim, chega-me que me digam um vez, as pessoas foram avisadas para sair, não o fizeres e sujeitam-se as consequências, e na minha opinião acho que desta vez os policias agiram bem e não vi mesmo nas fotografias excesso de brutalidade, agora uma coisa se ouve alguma agressão o que se passou antes que a motiva-se.
    ainda acredito nas nossas policias e acredito que não andam a distribuir violência gratuita, mas como em todos os sítios existem bons e maus profissionais.

  4. quando policias obdecem a politicos corruptos, como o que aconteceu, nao merecem respeito,pois sendo autoridade deviao ter agido a 5 anos atras pela degradação do edificio, mas claro eles nao sao arquitectos, mas tb nao sao docentes, como tal deviao ponderar o que fizeram pois obdecer a uma ordem sem contestar o que fazem a uma populaçao, uma ou sao escolhidos a dedo pela burrice ou entao nao sei que se passa na autoridade deste pais, onde Sr.s roubam uma população e saem inpunes e outros roubam um pao e um queijo para comer e sao presos e pagam 5 vezes mais do preço que roubaram, entao caro nuno ,desculpe la mas nao sei qual sera a sua realidade?
    quando as autoridades deviam punir nao punem e quando deviam ajudar como o caso do projecto escola segura mostram a segurança e reavivem a chama da revolta na juventude mais nova que assiste a esta violencia gratuita,
    caros senhores agentes antes de irem para o ginasio trabalhar para os esteroides que comem e contarem as hestorias do dia, estudem um pouquinho mais pk o vosso grau de medrioquidade e mesmo negativo que num texte de personalidade nunca seriao policias.

  5. Epah … se ocupassem a casa a um de vós, queria ver se não queriam que a policia lá fosse tirar os okupas de lá.
    Além, disso não acatar ordem policiais e judiciais é crime. Tal como é o de ocupação. Tiraram-nos de lá à força? Só levaram 3 presos? Muito pouco.
    Não tiro mérito ao movimento que criou um espaço muito valioso. Aproveitaram bem o edifcio … e reparem que até me pareceu que a câmara aceitou a instalação do movimento (senão tinham começado logo por tirá-los de lá).
    Critico apenas a forma de como não geriram a situação e preferiram o confronto.
    Agora … se levaram mais ou menos pancada .. resistiram … foram 3 presos … com certeza porque fizeram algo.

  6. Então e destruir uma escola não é crime? Não podemos ser ceguinhos ao ponto de acatar todas as ordens que vêem de cima porque nem sempre são tomadas com as melhores intenções. Que eu saiba não houve uma ordem judicial para iniciar o despejo.

  7. Isto é assim, so ha um caminho na minha opiniao, acho que era hora do povo se juntar!!!
    FDS BOICOTE Á QUEIMA DAS FITAS!!! A força da GERAÇAO da LIDERANÇA (e não há rasca, á rasca estao eles!! a malta tasse a descolar do k é material e a dar mais valor ao amor, partilha, igualdade, entre-ajuda) principios que dao dor de barriga a satanás!!! lol Neste sentido apelo ao boicote á QUEIMA DAS FITAS!!!
    Sou estudante no ensino superior e esta formatação sem futuro á vista levou-me e anular a matricula para me dedicar ao cultivo de produtos biológicos, estou aos 24 a voltar a sentir a pulsação do planeta… estou feliz… já ha muitos anos(desde pequenino k n~ão me sentia tao faliz…) Este é o caminho da minha geração ha sempre mais caminhos que aqueles k temos noção, que vemos á frente dos nossos olhos todos os dias mas que ou por medo ou receio, ou pelo stress do quotidiano não conseguimos agarrar… mas está lá… Não nos deixemos aprisionar… Esta é a hora!!! vou pressuadir todos os meus amigos e pedir-lhes que falaem tb com os seus…. UM SÓ CAMINHO… BOICOTE À QUEIMA!! CHEGA de tanta festa!! quando meio mundo morre de fome e sofre com a violência fruto do capitalismo… esta é a hora de nos libertar-mos desse nó da gravata!!
    PELA FONTINHA!! PELA LIBERDADE!! PELA INOVAÇÂO E CRIATIVIDADE QUE NOS TENTAM ARRANCAR LOGO AOS 6anos idade em que somos apresentados e inseridos neste sistema UNIFICADOR DE PENSAMENTOS!!!
    ACAMPADAS PLU PORTO FORA ATÈ A FONTINHA SER DEVOLVIDA!!!!! A CHUVA A NEVE N IMPORTA +!!! UM ABRAÇO DO FUNDO DO CENTRO DO PAIS… ESTAMOS CONVOScO!!!
    CIRCULEM ESTA SUGESTAO!!! BOICOTE À QUEIMA PELO DIREITO À EDUCAÇÂO!!! HOJE PLA FONTINHA AMANHA POR TI!!!

  8. Este LUÍS além de ser um ganda filho da matriz!! Deves andar com umas talas de lado nessa cara que só vês pá frente ó rapaz!!!
    Tenho imensa pena de ti e dos que estão tão enterrados na nhanha como tu…
    Espero que te consigas libertar dessas más (energias(-) )… Boa sorte!! ;D

  9. caro luis a okupaçao de um espaço publico nao é ocupaçao de um espaço privado, podera ver o significado de publico e privado no dicionario.
    mas acho que no seu caso nao se deve importar de pagar imt ao estado da sua propriedade ou casa se a possuir ou entao nao se importar de seguir pagando ivas para a frente, ja agora alguem me sabe explicar para que raio se paga este iva?
    quanto ao boicote da queima, axo que seria uma atitude com impacto nos media, mas desta vez com uma adesao solidaria, pena axar que os srs veteranos nao devem axar grande piada ao boicote da queima?
    ja agora alguem sabe quanto é que o rui rio quer com a escola?
    pode sempre comprar a escola, pois axo que todos fariam doaçoes neste caso e noutros.
    o dinheiro de uma queima da para comprar imensas escola e reablitarem e nao para irem para a faculdade de porshe e passarem ferias em borabora, pois assim começa a corrupção.

  10. Isto conduz ao tempo salazarista em que, 3 pessoas juntas eram uma revolução comuna! Tal como já aqui escrevi, salvo raríssimas excepções, a polícia não pertence ao mesmo povo, as suas origens, a que eu pertenço: o POVO digno e honesto! É apenas o tal povo ralé, obediente e manso para os donos, e ferozes para com os mais fracos. Gentinha capaz de baixar a cabeça e agredirem, sem escrúpulos, os seus progenitores. E um país também se vê pela dignidade com que a sua polícia actua, e esta é apenas o braço armado da política, para manterem os seus imerecidos privilégios! Sem a farda não passam de meros moços de recados. Nada mais que isso. Uns tristes com trela.

  11. Quem recentemente assistiu a uma entrevista com Rui Rio, deve ter visto o mesmo que eu vi: um tipo arrogante e com a manía de chico-esperto! Igualzinho a Pedro Alemão Coelho. A mesma arrogância, os mesmos tiques e a mesma postura, o Alemão chama-lhe disciplina, pró-nazi. Rui Rio, ao contrário do que certa CS quer fazer crer, nada fez pelo Porto. Fê-lo por si próprio, para navegar para patamares mais altos. E se o conseguir, o Diabo seja cego surdo e mudo, teremos alguém gémeo do Passos Alemão ou, muito pior ainda! O sorriso amarelo da vaidosa criatura diz tudo. Cuidado com tal personagem.

  12. epa isto sao so imagens eu n sei se esas pessoas sao agredidas pq deu na cabeca dos policias ” olha este gajo vamos encher ele” ou se teve mesmo algu por trax disso e pq causa de cenas como essa q nossa segurança tava cada vex pior 1 policia fax alguma coisa e logo 1 escandalo TNC

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder