Segundo a Wikipedia já foi considerado um dos rios menos poluídos. Hoje, o Tugaleaks mostra um vídeo em que na zona de Castro Daire, é provavelmente dos mais poluídos.

Descargas directas da ETAR de Castro Daire para o Rio Paiva põem em risco a população

O vídeo tem cerca de dois minutos e foi tirado a 200 metros do tubo da ETAR em Castro Daire. O Tugaleaks contactou a Câmara Municipal de Castro Daire que até ao momento não respondeu apesar de termos a confirmação de terem recebido o nosso e-mail e de vários contactos telefónicos sem sucesso.

 


Segundo uma das nossas fontes, a ETAR em questão faz várias descargas para o rio, outrora o menos poluído. Conta-nos que há cerca de um mês a ETAR de Castro Daire fez uma descarga e o cheiro para as aldeias vizinhas era insuportável. Inclusivamente um café teve que fechar portas, com os clientes lá dentro, para evitar o cheiro que vinha do ar.

Não é apenas para as pessoas que este efeito é desastroso. É também prejudicial para a pesca e, com o verão a aproximar-se, existem crianças que costumam ir brincar para a água, ou haver piqueniques e outras actividades, que terão que estar vedadas em nome da segurança pública.

 

Situação arrasta-se há anos

Já em Junho de 2011 um outro vídeo no YouTube denunciava que a ETAR de Castro Daire tinha “infra-estrutura deficiente em péssimas condições de manutenção e com sinais de descargas directas de esgotos no rio Paiva”. Indicava também que a Câmara de Castro Daire tinha sido alvo de um processo de contra-ordenação, que não nos foi possível confirmar. Ainda segundo o vídeo, “[o] efluente da ETAR é conduzido por uma conduta ao longo das margens do Paiva até um local escondido no meio da vegetação tornando-se submersa com o rio cheio”.

Ver
Esconder