Falhas de segurança no Cartão de Cidadão permitem falsificar assinaturas digitais

Especialistas em segurança informática da Universidade de Coimbra afirmam que existem falhas de segurança ao nível do software associado ao Cartão de Cidadão (CC) que permitem desbloquear assinaturas digitais e falsificá-las.

De acordo com Francisco Rente, investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), o problema reside no software “inicialmente desenhado para integrar serviços do Estado como sejam o portal das Finanças, portal do Cidadão ou o da Empresa”.

Em declarações à agência Lusa, o também coordenador do Computer Security Incident Response Team (CERT/IPN) argumenta que quem desenhou a arquitectura geral do software “descartou a possibilidade do computador dos utilizadores estar infectado”.

Caso o computador de um qualquer utilizador esteja infectado com determinado software, existe a possibilidade de um pirata informático “não só saber o pin [chave de acesso] que desbloqueia as assinaturas do cartão de cidadão como falsificar a assinatura digitalmente”, avisou.

Ler mais: Publico

Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder