Propostas do FBI para vigiar Facebook e Twitter, propostas em UK para vigilância massiva da informação e outras bastante assustadoras para a nossa liberdade.

Liberdade de expressão

O FBI foi descoberto a tentar “encontrar-se” para discutir os seus famosos planos há largos anos conhecidos de tentarem controlar a rede caso queiram e como quiserem. Segundo a CNET já tentaram esse encontro com o Facebook, Yahoo, Microsoft (que gere também o Skype) e Google para os incentivar a terem uma backdoor para espiarem quando e onde lhes apetece.
Esta proposta pode alterar o Communications Assistance for Law Enforcement Act que se aplica desde 1994 apenas a monitorizações por redes telefónicas.

Já em UK, as coisas parecem piores. Uma proposta parece querer monitorizar cada e-mail, telefone e mensagem escrita enviada por todo o país. Felizmente para mensagens escritas com Android existem forma de as encriptar, mas mesmo assim, pode parecer que quem as encripta tem algo a esconder. O que pode até certo ponto estar certo.
Não só nesta área mas estão a tentar, segundo reports, fazer com o que certas pesquisas em motores de busca como o Google sejam censuradas desde que o material exposto viole a privacidade de alguém.

Em Portugal, não tem havido grande “invasão” de leis exepto a Proposta de Lei 118 onde querem aumentar o preço dos dispositivos de armazenamento para pagar faxas a certas partes… mesmo que armazenes fotos que são tuas e sem copyright.

Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder