Emitido pela SIC em 1999 esta ficção documental retrata o que ocorreu a partir da noite de 24 de Abril de 1974 e no dia de 25 de Abril de 1974.

São quase três horas de ficção documental em Português (ou seja, um filme baseado em factos documentados).

 

Flag of Portugal

 

Na noite de 24 de Abril de 1974, após uma longa adesão clandestina, um grupo de jovens oficiais do exército, cuja experiência e maturidade tinham sido adquirida nas longínquas e desgastantes guerras coloniais africanas, levantou em armas as principais unidades militares do exército metropolitano.
A acção militar foi eficaz, precisa e consistente. Passadas 18 horas sobre o inicio do movimento militar, o grosso das forças fieis a ditadora estava neutralizado ou tinha capitulado.
Esta é a história dessa acção militar, contada através de alguns acontecimentos relevantes desse dia.

Os acontecimentos relatados constituem uma parte relevante do que foi a história do movimento militar, que 25 de Abril de 1974 pôs fim a um longo período de operação e tirania, fazendo com que as forças armadas se reencontrassem com o seu povo. A acção militar, firme e determinada, mas ao mesmo tempo paciente e esclarecida, não provocou efusão de sangue entre os Portugueses.
O único ato violento foi praticado pela polícia política da ditadura, que vendo, face à acção militar libertadora, o seu inevitável fim, atirou indiscriminadamente pelos cidadãos de Lisboa. Houve 4 mortos e meia centena de feridos.

 

 

Ver no YouTube

Um filme com quase três horas, criado pela SIC em 1999, autoria de Emídio Rangel, Rodrigo Sousa e Castro e Joana Pontes que assegurou, igualmente, a realização.

Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder