O Tugaleaks é um órgão de comunicação social verdadeiramente independente. Não temos qualquer publicidade no site. Consulta aqui o nosso relatório de transparência mensal.

Envia a tua denúncia anónima aqui

A notícia foi avançada no início deste mês pelo DN que explica como o Governo de Passos Coelho colocou mais pessoas que o do Sócrates.

A coligação PSD/CDS colocou em cerca de dois anos de mandato cerca de 4463 (à data) novas pessoas no Governo. Este é o mesmo Governo que, um mês antes, afirmava a que para reduzir impostos teria que se reduzir despesas.

 

Governo nomeia em média 6,11 “boys” diariamente

 

Segundo o DN, “[q]uase dois anos depois das eleições, o Governo de coligação PSD/CDS já nomeou 4463 pessoas: 1027 para os gabinetes ministeriais, 1617 para cargos dirigentes da administração pública e 1819 para grupos de trabalho e outras nomeações”.

Um dos casos foi publicado no Tugaleaks. Tratava-se de um jovem que, com apenas três meses de experiência, foi contratado para acompanhar as medidas da Troika. O jovem tinha apenas 21 anos.

Enquanto José Sócrates nomeou cerca de 54 novas pessoas por Gabinete, o Governo de Passos Coelho nomeou 73.
Os ministérios da Economia e o da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território são os que mais nomeações fizeram: 129 e 125, respectivamente.

Comentários

26 Comments

  1. Pedido de esclarecimento: A comparação com José Sócrates refere-se ao primeiro os segundo mandato? É que, como calculamos, no segundo mandato não eram necessárias fazer tantas “remodelações” como quando a côr do governo muda pela primeira vez…! Devemos ver isto com naturalidade, pois toda a gente gosta de ser rodeado por pessoas da sua confiança.
    54 novas pessoas por gabinete de José Sócrates contra 73 pessoas de Passos Coelho… e quantos gabinetes tinham cada um dos governos?

    1. Naturalidade? 73 novas pessoas por gabinete?! 4463 no total?!!

      Isto onde é que é natural??

      Parece-me que deves ser uma dessas 4463 pessoas. Das duas uma, ou o povo é muito estupido e vem fazer comentários estúpidos para a internet, ou dessas 4000 e tal pessoas algumas devem ter a função de comentadores online. Aposto mais na segunda.

      1. Ruben, pela lógica deves ser um dos nomeados do Socrates! Caso não saibas, a contratação de pessoal para cargos públicos tem regras definidas na Lei. Se alguma delas é ilegal, deve ser denunciada. Se são legais, o melhor que tens a fazer é aceitar as outras opiniões, pois estamos em democracia, e nem todas as pessoas são estúpidas como chamas. Esta notícia é tendenciosa e isso é notório. Estranho que alguém seja contra a criação de emprego!!!

        1. Filipe tendencioso és tu, contra esta criação de emprego somos todos. Aliás este tipo de prática tem mais é que ser abolido num país e democracia como a nossa. Os únicos nomeados devem ser os responsáveis do governo, tudo o resto deveria pertencer à FP, não faz sentido andar a trocá-los a cada legislatura.

        2. tem regras sim senhor, trazes a mulher o filho o amigo e aqueles que te apoiam, ou financiaram a candidatura.
          mas que regras são essas transmitir as entidades que são precisos mais x de pessoas.

        3. Criação de emprego!?!?! Caso não tenhas capacidade de raciocínio a média de remuneração mensal para cada boy varia entre os 3000 e 5000 euros. Com esses recursos quantos postos de trabalho não criavas!!!!

    2. Já agora acrescentava: Quantos desses nomeados já sairam? Parece que se esquecem que muitos dessas pessoas são substituídas ou contratadas para funções temporárias. Falar só de metade da verdade não é a Verdade!

      1. Mais me ajudas, se é para funções temporárias, segundo o governo tem excedentários de que não necessita, poderiam perfeitamente ser utilizados em tarefas desse tipo. Se calhar deveria inventaria e conhecer as competências e nível dessas pessoas e avaliar se podem ser reutilizadas noutras funções em vez de andar a fazer este tipo de contratações.

    3. natural era eles pouparem onde pensas que vem o dinheiro para pagar a esta gente toda a ti não te deve custar ou então és laranja para fazeres um comentário destes.

    4. Porra realmente ainda há quem defenda estes gatunos com unhas e dentes…enfim…fico triste porque quando vejo comentários destes fico com a certeza de que nunca iremos mudar,seremos sempre um país de gente burra e que adora ficar de 4 à espera que nos comam!!!É natural….

  2. Metam esses dois merd… no mesmo saco e enterrem-nos o mais fundo possível. Quando deixar-mos de ter um país onde existem pessoas k votam neste ou naquele porque lhes ofereceram uma caneta, boné ou saco de plástico, talvez isto se endireite…

  3. Os boys estão sempre ali ao lado poeque dão muito jeito,mas o povo paga o boys e resto mas continuamos a votar nesta gentinha que so defende os seus interesses,vamosacabar com isto e nas proxima eleiçoes que ninguem apareça para votar fazer uma greve geral ao voto acordem para a vida portugueses.

  4. “Devemos ver isto com naturalidade, pois toda a gente gosta de ser rodeado por pessoas da sua confiança.”

    Não, não devemos! Eu por mim prefiro estar rodeado de pessoas COMPETENTES e que cumprem exemplarmente as suas funções, do que de pessoas da minha cor política, supostamente “da minha confiança”, também conhecidos como “boys”.

    Mas se calhar sou eu que sou demasiado exigente com o Governo…

    1. Simples…e não é preciso ser politólogo para se perceber que, sim…é importante para eles, terem pessoas de confiança ( Controlados) para diminuir as fugas de informação e ruído, devido às enormes movimentações e ilegalidades que se cometem para se ludibriarem dados, factos, e estatísticas!!!

      Se eu concordo? Claro que não!

      Se sou pacifico e anti violência? Claro que sim!

      Se eu acredito que se pode mudar este modo de governação mundial sem violência? Não acredito!!!

      E não acredito porque nenhuma revolução na história foi pacifica, o nosso 25 de Abril? Na minha óptica, um “cover up” , um capricho de graduados institucionalizados, que pensou numa forma colegial de fazer um “bolo”, só para eles comerem, mas usaram-se do povo para o confeccionar!

      Renego-me a fazer parte de um grupo de pessoas pré-formatadas à nascença…!!!

  5. Afinal, esta coisa estranha de nomeações trata-se de algum concurso que ganhará o concorrente que tenha feito mais ou menos número de nomeações?
    Que fossem nomeadas pessoas que se relacionem directamente com os Ministros, acho que estaria certo na medida que compreenderiam e entenderiam melhor os objectivos e as estratégias desse governo, mas a seguir as outras linhas, aquelas que recebem ordens e que só lhes compete fazer cumprir, não teriam que ser de “confiança” porque, se não cumprissem ou cumprissem mal, há a repreensão o despedimento.
    Assim, nunca mais pára o compadrio e a ânsia por ganhar eleições e aí está o interesse por Portugal colocado em último lugar, assim como se chega a desenvolver ódio entre militantes de partidos políticos que acabam por não seguir ideologias senão a do “venha a nós” e os outros que se linchem.São enormes verbas dispendidas nesta brincadeira de abandonas o lugae e ocupas tu este lugar, porque és cá dos meus.
    Aliás, trata-se de uma rede mafiosa, porque nunca poderá haver um PM ou Ministro que possa conhecer a competência e a “confiança” que merece tão elevado número de pessoas.
    Só como uma rede de amigos que devem favores uns aos outros e os recomendam, se pode perceber como isto acontece.
    Será que a “reforma” anunciada do Estado, se vai debruçar sobre este tão importante e fulcral problema que atinge mortalmente a democracia?

  6. Estejam atentos que o facto de terem deixado de publicar os relatorios da IGF -entretanto por indicaçao do parlamento voltam a estar acessiveis, é uma pegada muito pesada na falta de transparencia -ou vontade nela.
    As hostes dos compadres (vejam na Sic-negocios da semana 12/6) vai ligeira e bem segura. Factos de cambalachos tambem no apodrecetuga.blogspot e no madespesapublica mostram como só agora os investigadores acham indicios de intransparencia em Portimao. há anos que ate um surdo conseguia ver e um cego ouvir que era um espanto.

  7. Está tudo na pagina do governo onde diz nomeações. O governo mais curto de sempre já ultrapassou todos os outros anteriores.

  8. ESTE GOVERNO É O MELHOR QUE TIVEMOS ATÉ HOJE PARA DESTRUIR O NOSSO TÃO QUERIDO PAÍS ….MAS EM TUDO PORQUE AINDA NÃO HOUVE NADA DE BOM QUE FOSSE FEITO ATÉ AGORA ….TEM QUE SE REDUZIR NAS DESPESAS MAS É SÓ NA DOS MESMOS PORQUE NAS DESLES ,ESTÁ QUIETO NÃO SE PODE MEXER ….CONTINUAM A VIVER Á GRANDE COMO SEMPRE E OS OTÁRIOS A PAGAR TUDO ….PORTUGUESES FAZER GREVE GERAL D VOTONO DIA 29 DE SETEMBRO …

  9. Passos falou que sócrates tinha nomeados muitos boys. Agora em dois anos já quase dobrou. Começou a mentir antes das eleições e continua a mentir. Cercou-se de muitos mentirosos, gananciosos, insensíveis, ditadores. Os clubistas do PSD continuam a defender estes vigaristas apesar de se sentiram defraldados. Continuem e verão o que nos vai acontecer. Aparecerão de novo crianças descalças nas ruas de Lisboa e gente a passar fome. Como pode um governo estar contente por ver o povo a resolver a fome dos seus compatriotas?

  10. Acreditaram neles agora gramem-nos, ou corram com eles, esses banda-lhos, parasitas, traidores da sua própria palar, vão á rua sem os cães de fila e ouvem o povo, aí teriam a devida resposta, mas como são uns covardes, não o fazem.
    E já agora ó paulinho, vai ás feiras e mercado, ias ver como elas te mordiam, mas atenção, vai sozinho, para levares beijinhos e umas boas chapadas.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder