Austeridade? Cortes na despesa? O Gabinete de Paulo Portas foi criado este ano, com sede nas Laranjeiras, em Lisboa. Mas conseguiu ter 8 motoristas para 18 funcionários.

Entre Secretários Pessoais, Assistentes Especialistas, Chefes e Adjuntos, no total, excluindo os motoristas, o Gabinete de Paulo Portas, Vice-Primeiro Ministro, tem 18 funcionários. Os motoristas são 8: 4 para o Gabinete do Vice-Primeiro Ministro, 2 para o Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Vice-Primeiro Ministro e 2 par ao Gabinete da Subsecretária de Estado Adjunta do Vice-Primeiro Ministro.

Dos 8 motoristas, todos recebem mais de 1800EUR sem descontos. Contas feitas, os motoristas do Gabinete de Paulo Portas custam às contas do estado 178.046,88EUR.

O Tugaleaks tentou obter explicações sobre outros gastos deste Gabinete mas o único Assessor de Imprensa sugeriu-nos contacto no final deste mês devido à grande afluência de trabalho proveniente do OE2013.

 

paulo_portas-passos_coelho

 

 

Já o Gabinete de Passos Coelho tem 11 motoristas. O total de funcionários, excluindo os motoristas, é de 51, ou seja, um rácio mais equilibrado entre funcionários e motoristas do que o Gabinete de Paulo Portas.
Por mês, o Gabinete do Primeiro Ministro gasta 20.513,58EUR em motoristas, sendo a soma anual de 246.162,96EUR.

 

Os políticos deviam andar de transportes públicos?

Esta é uma pergunta controversa, feita ontem na página de Facebook do Movimento Cívico Tugaleaks.
Um dos comentários adientava que Francisco Louçã (BE) vai de autocarro para a AR, enquanto outros comentários dizia que “feitas as contas são menos 19 pessoas no desemprego”.
Outros diziam que “claro que deviam andar de transportes públicos, pelo menos para darem o exemplo aos seus concidadãos e terem um vislumbre de como estão as pessoas “anónimas” que pretendem representa”

 

Feitas as contas, o Primeiro Ministro e o Vice Primeiro Ministro têm no total despesas em motoristas e apenas com pessoal de 424.209,84EUR.

Caso queira consultar os gastos com pessoal dos outros ministérios,  pode consulta-los na página do Governo.

Comentários

7 Comments

  1. O cartaz dizia : Obrigado por não terem votado – assim fui eleito com 23% dos votos com maioria absoluta. pensem nisso eleitores conscientes para não andarem mais quatro anos a alimentar gastadores(com eles) como o joker e o prometedor jotinha Coelho.Quando ojoker fez parte dumgoverno passado um vizinho do misnisterio dez que nunca tinha visto tanto corropio de carros do ministerio. Era a criada era as visitas , era um entrar e sair constante de mercedes,bmws .paga eleitor cheio de fé que os abstencionostas tambem vão ajudar.

  2. Isto revolta-me tanto!!!

    Nem tenho palavras para descrever o que sinto.

    Pessoas a passar miséria e estes gajos andar na boa vida e terem muito mas, muito mais daquilo que precisam.

    Só me apetece ganir!

  3. Sugestão: podiam adicionar a funcionalidade de partilhar no facebook estas noticias. O pessoal deve ter mais facilidade destes conhecimentos. Obrigado.

  4. De facto isto revolta qualquer um…. Eu para ir trabalhar tenho que usar os meus próprios meios ou andar de transportes públicos e esses chulos que roubam os trabalhadores para manter as mordomias todas deviam fazer o mesmo para darem o exemplo: deixarem de ter tantos carros de alta cilindrada e tantos motoristas e assessores para estarem à boa vidada a ganharem tudo o que ganham…. são autênticos ladrões autorizados pelos poderes que tem e se aproveitam indecentemente daqueles que trabalham……..

  5. Que parvo fui ao escolher a área onde trabalho, será que ainda vou a tempo para ser político e ter também um assessor para me calçar as meias, e outro assessor para me limpar o……

  6. Já disse e volto a repetir. Um tiro nos cornos a um ou dois, e passado pouco tempo as coisas retomam a normalidade… enquanto se sentirem (e são) inpunes, nada mudará…

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder