Loading...

Mais uma greve geral. Mais uma manifestação. Os manifestantes queixam-se de que foi a PSP quem os encaminhou para depois serem detidos.

 

Manifestantes detidos ontem dizem que foram “encurralados” com a ajuda da PSP

 

Após a passagem pelo Centro Comercial das Amoreiras, quando nos aproximámos do acesso para a Ponte 25 de Abril, pela primeira vez, as autoridades comunicaram connosco para nos indicar que enveredássemos para o acesso à Ponte 25 de Abril

Este comunicado de imprensa pode ser lida no RiseUp, um grupo de pessoas, a maioria do colectivo Anonymous, que esteve presente na manifestação. Segundo fontes confirmaram ao Tugaleaks membros deste e de outros grupos foram detidos. Quanto à CGTP, esta “acabou a marcha” e “nunca se interessou por nos ajudar”, dizem alguns comentários do Facebook.

O Tugaleaks chegou à conversa com uma das últimas pessoas que tinha saído de lá. Prefere ficar no anonimato, mas conta como tudo aconteceu.
A tenção começou pelas 6h30 e foram todos detidos ao mesmo tempo. A polícia ia cortando o trânsito enquanto a manifestação saía de São Bento. Chegados à entrada que iria dar à Ponte 25 de Abril, a policia disse que não podiam ir para essa entrada e “encaminharam-nos a todos para uma via pequenina, vimos logo que ia dar estrilho”.
Segundo o próprio adiantou, “nessa altura 7-8 agentes do corpo de intervenção cortaram o caminho à frente, colocaram-se também atrás e hegaram reforços de 100 pessoas do corpo de intervenção”.
Tudo isto aconteceu atrás do prédio da Galp, no bairro da Bela Flor.

Conta-nos também que “chegaram com uma pilha de papéis, que basicamente era a notificação do tribunal para amanhã, os termos de identidade e residência e mais um papel que não me lembro” e que “nao deixaram advogados entrar antes de terem uma conversa com a PSP”.

 

Pela 1h15 saíram os últimos manifestantes. Esses e outros vão esta sexta-feira, às 10h, estar no Campus de Justiça para julgamento sumário.

 

Comentários

Loading...

11 Comments

  1. quem preconiza acções com mão dura, demasiado voluntariosas ao estilo claque de futebol , não deve esperar que tenha um tratamento delicado de “respeito” de todas as garantias de liberdade de expressão. Não devemos banalizar a “heroica” luta contra a repressão. Guardemos para o dia que precisemos a sério de coragem. Por enquanto os eleitores que falem na altura certa; e não é contra a policia ou a merkl; é contra quem permitiu BPN, PPP e submarinos.

    1. Adianta-nos muito reclamar nas urnas. “Democracia é a liberdade de elegermos os nossos próprios ditadores.” (E será que escolhemos mesmo?!).

      1. É triste não existir a mínima liberdade de expressão, já que o povo sai à rua, com o direito que lhe assiste e é julgado como se de criminosos se tratassem. E não sei de que nos serve eleger governantes que não se importam nem um bocadinho com a voz do povo. Isto só nos faz crer que se não sairmos à rua e não “partirmos isto tudo” as nossas vidas nunca serão nossas. O estado esquece-se de que precisa mais ele do povo do que o povo do estado!

  2. São fortes e feios para os fracos / desarmados e desconhecidos .

    Para os amigos até criaram negócios ilícitos como o tráfico de armas e apadrinhamento de licenças de uso e porte de arma , para não falar do resto escondido a 7 chaves .

    Se os chamarem para irem ao Continente porque um esfomeado lá futou um chocolate de 50 cêntimos , aparecem com todas as sirenes ligadas e o homem sai de lá algemado .

    Quando se chamam ao bancos porque existem furtos , tomada de refèns … aparem 1/2 hora depois quando já tem abalado com o saco dos euros … e nem os apanham .

    Os tipos pensam ” é pá … tenho família para criar em casa ”

    COVARDES /XULOS !!!

    É uma vergonha o que hoje a forças de segurança se transformaram , em ideais NAZISTAS encorpando e fazendo inveja às tropas SS de Hitler .

    Hoje vi e não quero acreditar , dois PSP andando na rua e MANDANDO levantar do chão e colocando a circular , pessoas famintas que pedem uma esmola para o almoço .

    Tenham vergonha porque um dia vão beber da água que mandam fora .

    Temos aquilo que queremos que tenhamos ao colocar o voto nas urnas .

    Sobre a MOBILIDADE ESPECIAL !

    Existem métodos normais para quem quer “meter” na rua alguem que mete baixa continuadamente , deve recorrer a JUNTAS MÉDICAS .

    Existem métodos normais para quem não quer trabalhar ser “metido” na rua recorrendo ao PROCESSO DISCIPLINAR .

    Agora o que vem aí … ´da que pensar e muito , pois vai haver os Escolhidos , uns continuam e outros serão nos tempos modernos : MORTOS .

    Hitler :

    O Estado Nazista não era portanto nada mais do que um Estado capitalista onde a melhoria do corpo dos cidadãos fazia parte da estratégia global de aumento do produtividade. Hitler garantia procriação aos cidadãos alemães e possuíssem cabelos loiros, boa estrutura, queixo bem formado, nariz fino a arrebitado, olhos claros e profundos e pele rosado. Os homens selecionados poderiam ingressar na tropa de elite, a SS, e poderiam ter o número de filhos que desejassem, sem precisar casar. O Estado cuidaria de criar e educar tais crianças, segundo os ideais do nazismo. A trajetória do nazismo é bem conhecida. As Câmaras de gás e os seis milhões de assassinatos, também…

  3. Tu és grande.Pena tenho que esta apreciação de uma situação, que me parece retratada com alguma verdade, não seja comum à maioria da nossa população.
    Eu também acho que as forças policiais são cada vez mais o braço armado do governo e dos capitalistas,quais mercenários que se deixam alugar,,cumprindo escrupolosamente as ordens dos superiores e até demostrando,da parte de alguns um certo prazer pelo poder que lhes é dado para reprimir as populações.Ainda bem que há quem não obedeça cegamnete às ordens de superiores porque se assim não fosse ainda estavamos com os sistemas politícos que eram praticados pelas civilizações da antiguidade.Pela DEMOCRACIA DIRETA .25 de Abril sempre,pois parece-me haver muitos saudosistas do 24 de Abril nestas governações.

  4. E que tal organizar uma onda de solidariedade para com estes manifestantes!
    Mostrar “ao poder” de forma inequivoca que eles não estão sozinhos!

  5. Depois das últimas noticias e declarações sobre o caso Sá Carneiro, algo que aconteceu no inicio da nova democracia em Portugal ( depois do 25 de Abril ), não perceberam que o regime atual em Portugal é uma fachada.

    Portugal é infelizmente um pais dominado por corruptos. Uns porque aproveitam-se da primeira oportunidade para se corromperem, outros porque não tem hipotese e fazem-no para sobreviverem e meter comida em cima da mesa todos os meses.

    Pessoalmente eu não concordo com nenhuma das coisas e preferi emigrar.

    Há muito tempo que os sindicatos em Portugal são uma fachada em que só protegem interesses pouco claros. Só não vê quem não quer.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *