Mais uma greve geral. Mais uma manifestação. Os manifestantes queixam-se de que foi a PSP quem os encaminhou para depois serem detidos.

 

Manifestantes detidos ontem dizem que foram “encurralados” com a ajuda da PSP

 

Após a passagem pelo Centro Comercial das Amoreiras, quando nos aproximámos do acesso para a Ponte 25 de Abril, pela primeira vez, as autoridades comunicaram connosco para nos indicar que enveredássemos para o acesso à Ponte 25 de Abril

Este comunicado de imprensa pode ser lida no RiseUp, um grupo de pessoas, a maioria do colectivo Anonymous, que esteve presente na manifestação. Segundo fontes confirmaram ao Tugaleaks membros deste e de outros grupos foram detidos. Quanto à CGTP, esta “acabou a marcha” e “nunca se interessou por nos ajudar”, dizem alguns comentários do Facebook.

O Tugaleaks chegou à conversa com uma das últimas pessoas que tinha saído de lá. Prefere ficar no anonimato, mas conta como tudo aconteceu.
A tenção começou pelas 6h30 e foram todos detidos ao mesmo tempo. A polícia ia cortando o trânsito enquanto a manifestação saía de São Bento. Chegados à entrada que iria dar à Ponte 25 de Abril, a policia disse que não podiam ir para essa entrada e “encaminharam-nos a todos para uma via pequenina, vimos logo que ia dar estrilho”.
Segundo o próprio adiantou, “nessa altura 7-8 agentes do corpo de intervenção cortaram o caminho à frente, colocaram-se também atrás e hegaram reforços de 100 pessoas do corpo de intervenção”.
Tudo isto aconteceu atrás do prédio da Galp, no bairro da Bela Flor.

Conta-nos também que “chegaram com uma pilha de papéis, que basicamente era a notificação do tribunal para amanhã, os termos de identidade e residência e mais um papel que não me lembro” e que “nao deixaram advogados entrar antes de terem uma conversa com a PSP”.

 

Pela 1h15 saíram os últimos manifestantes. Esses e outros vão esta sexta-feira, às 10h, estar no Campus de Justiça para julgamento sumário.

 

Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder