O Tugaleaks é um órgão de comunicação social verdadeiramente independente. Não temos qualquer publicidade no site. Consulta aqui o nosso relatório de transparência mensal.

Envia a tua denúncia anónima aqui

Com o slogan “pela segurança do cidadão” esta nova máquina de espionagem permite recolher dados que podem violar a privacidade do cidadão no solo da União Europeia.

 

INDECT: a nova máquina para espiar cidadãos na União Europeia

 

O INDECT (Intelligent information system supporting observation, searching and detection for security of citizens in urban environment) é um projecto de pesquisa onde cientistas Europeus tentam obter novos algoritmos e técnicas para combater o terrorismo e proteger o cidadão. No entanto, ao usar essas técnicas, o cidadão é também analisado e os seus dados colocados em local inserto para acesso por pessoas incertas.
O projecto pretende recolher dados de forma automática sobre actividades terroristas e crimes violentos ou comportamentos suspeitos. Pretende  ainda, de forma automática, reconhecer “ferramentas” que possam causar danos aos cidadãos e potenciar actividade terroristas dentro e fora da Internet.

O projecto foi apresentado em 2009 na Fourth European Security Research Conference em Estocolmo e, após o fracasso do ACTA, tem levantado mais e mais apoiantes dentro de algumas Comissões no Parlamento Europeu.

Em termos técnicos o INDECT transmite vídeos e dados através de redes governamentais P2P e aloja dados em servidores físicos dentro dos estados membros.

 

Protestos pelo mundo

O colectivo Anonymous lançou vários vídeos a questionar esta máquina de espionagem apelando ao protesto. Alguns dos vídeos mais vistos são:

 

No evento Europeu já se podem ver dezenas de cidades Europeias a aderir.

 

Em Portugal

Os grupos do Facebook Anonymous PORTUGAL e Anonymous Legion Portugal lançaram já imagens e apelos à participação num evento com Lisboa e Porto já confirmados e e possivelmente em Coimbra, para protestar contra este sistema de vigilância.

 

A polícia está a chegar. A polícia hoje é a vigilância indiscriminada em nome do terrorismo. Está atento. Dia 20 de Outubro, nas ruas de toda a Europa.

 

Site oficial do Indecta

Site con informação para parar o Indecta

Comentários

4 Comments

  1. não é propriamente novidade já havia escrito sobre esse e outros projectos europeus com vista a estabelecer um Estado securitário europeu, tais como ADABTS, Samurai, cityware etc…

    não esquecendo o swift e pnr.

    https://ovigia.wordpress.com/2009/11/03/indect-e-adabts-conselho-da-europa-aprova-projecto-de-vigilancia-dos-cidadaos-da-ue/

    https://ovigia.wordpress.com/2011/09/02/se-forem-levados-pela-calada-da-noite-para-uma-prisao-secreta-dos-eua-nao-estranhem/

  2. A INDECT: a nova máquina para espiar cidadãos na União Europeia, não é inviolavel, acredito que haverá um programa que os possa inutilizar caso estejam ligados a algum sistema informático.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *