O Tugaleaks é um órgão de comunicação social social verdadeiramente independente. Não temos qualquer publicidade no site. Consulta aqui o nosso relatório de transparência mensal.

Envia a tua denúncia anónima aqui

Nao sabemos quem atirou a primeira pedra, mas temos uma vaga noção de quem atirou mais pedras. Este é um dos que os activistas chamam de “infiltrados”. E não foi detido.

Como sempre, tentamos dar a informação e não tomar a acção. Mas, após termos visto que o próprio Ministro Miguel Macedo deu ordens para ser iniciada a carga policial, este movimento cívico achou por bem ajudar um pouco à investigação que o Jornal Público fez, denominada “Quem atirou a primeira pedra” e referir que embora não tenhamos a resposta a essa pergunta, vamos ajudar a perceber melhor porque é que se atiraram as pedras.

Estas são fotos um indivíduo infiltrado que, após contacto com vários movimentos, não foi reconhecido por nenhum deles.

 

Um dos muitos infiltrados na manifestação de 14 de Novembro

Um dos muitos infiltrados na manifestação de 14 de Novembro

Um dos muitos infiltrados na manifestação de 14 de Novembro

Um dos muitos infiltrados na manifestação de 14 de Novembro

Um dos muitos infiltrados na manifestação de 14 de Novembro

Um dos muitos infiltrados na manifestação de 14 de Novembroc

 

O que estava ele a fazer ali?

Temos também um vídeo e chamamos a especial atenção para os momentos a partir do minuto 6:20 onde a mesma pessoa é quem “foge” quando a PSP começa a carga. Essa pessoa nunca se vê posteriormente detida segundo fontes do Tugaleaks que incluiram alguns dos detidos.

Chamamos também especial atenção para o testemunho da mãe de uma criança de 14 anos que foi detida porque estava na hora errada e no sítio errado.

 

 

Tudo em nome da segurança policial e da democracia.

Comentários

142 Comments

  1. Vou esperar para ver o que até aqui ainda não vi…
    A Manifestação foi Filmada por todas as TVs, basta fazer o que deve ser feito.
    Aguardo sereno, mas pela vossa rica saúde, não inventem…

  2. Daqui a pouco ainda vem alguém dizer que a policia é que agiu mal querem ver. Duas horas de pedradas queria ver quem é que não fazia nada. Tenham vergonha extremistas e desestabilizadores. Vocês só estão a destruir o que muitos tentam construir.

    1. E o puto de 14 anos é extremista? E a senhora com cerca de 50 anos com a cana do nariz aberta também é extremista? As pessoas que ali moram perto e foram ver o que se estava a passar e por pouco não foram “varridas” também são extremistas? E pessoal que nem sequer tinha ido à assembleia que foi apanhado no cais do sodré também é extremista? Não digo que a policia mais valia não ter feito naad e continuar a levar na cabeça, mas critico a forma exagerada como o fizeram (a carga) que levaram TUDO e TODOS á frente!

      1. O puto de 14 anos é um marginal, certamente filho de gente pilantra e da familia dos parasitas do rsi. E quanto à senhora da cana do nariz partida, ainda não a ouvi falar para esclarecer se foi duma bastonada ou duma pedrada.

        Eu não fui à manifestação, mas estava no minipreço a uns 100 metros dali qdo se deu dispersão, e o que vi (inicialmente até pensei que fosse um assalto) foi meia dúzia de pilantras, todos menores de idade, incluindo esse tal puto coitadinho que posteriormente foi detido, a entrarem de rompante e com lenços na cara, todos sujos (coitados, ossos do ofício dos arremessadores de pedras), mas com o ar mais vitorioso do mundo, com aquele riso de quem faz [email protected] e acha que está safo;
        Portanto, apenas vi pânico nos clientes e empregados do minipreço. De imediato houve quem ligasse para a polícia, com medo daqueles marginais, e eles piraram-se.
        Tivemos de estar ainda um bom bocado fechados no minipreço, enquanto a polícia corria com esses arruaceiros e em simultaneo apagava os contentores que estavam a arder em frente ao minipreço e ao longo daquela rua, perto de casas e carros.
        Mas ao que parece a maioria não se apercebeu da preocupação da polícia em zelar pela segurança das pessoas.
        Ao fim dalgum tempo pedi para me abrirem a porta, porque achei que la fora ja tudo estaria mais calmo… Havia um cordão à volta dessa rua, e alguns desses putos inofensivos estavam tão aterrorizados que em tom desafiador continuavam a provocar os polícias, como numa pega de caras, e alguns tentavam ainda passar a barreira policial.
        Senti medo pela segunda vez, pq ainda voavam umas garrafas e pedras de janelas e do lado de lá da barreira (e não por colocar a hipótese de levar uma cacetada, ainda que no meio daquela confusão tudo fosse possível…)
        Como não me podia aproximar muito da barreira policial (por causa dos tais putos indefesos de 14 anos e velhinhos indefesos de 70, que continuavam a fazer o que sabiam melhor, e nunca por culpa do cacetete ), fiquei hesitante e simlutaneamente receosa de estar ali mt mais tempo (ainda foram uns minutos de angústia por temer pela minha integridade física), mas felizmente um dos temerosos policias da barreira policial olhou para trás e gritou-me se queria passar, e acenou-me para passar na ponta do cordão, encostada a um prédio, pelo sítio que oferecia menos perigo.
        Por isto tudo, só tenho que agradecer à policia.
        Caso contrário estariamos ainda mais entregues à bicharada.

          1. ohhh atrasado!! Riso não quer dizer sorriso!!! Sorriso é um gesto facial e riso ouve-se…são gargalhadas controladas! satisfeito?

        1. Diana, lê isto com atenção até ao fim e, após alguns dados que a Sara te fornece, faz novamente a avaliaçao da “coisa” e reflecte bem se a actuação da polícia foi ou nao premeditada e se terá ou nao um objectivo muito mais obscuro do que a sua própria protecçao ou a do povo que dizem proteger.
          Já agora pergunto-te se nao seria mais fácil cercarem e deterem logo o pequeno grupo que destabilizava do que ficar 2 horas a deixa-los estravazar a vandalagem? Estranha opção, nao?

          http://indicativo.blogs.sapo.pt/11307.html

        2. Diana, lê isto com atenção até ao fim e, após alguns dados que a Sara (UMA DAS DETIDAS NA CONFUSÃO) te fornece, faz novamente a avaliaçao da “coisa” e reflecte bem se a actuação da polícia foi ou nao premeditada e se terá ou nao um objectivo muito mais obscuro do que a sua própria protecçao ou a do povo que dizem proteger.
          Já agora pergunto-te se nao seria mais fácil cercarem e deterem logo o pequeno grupo que destabilizava do que ficar 2 horas a deixa-los estravazar a vandalagem? Estranha opção, nao?

          http://indicativo.blogs.sapo.pt/11307.html

        3. DIANA, lê isto com atenção até ao fim e, após alguns dados que a Sara (UMA DAS DETIDAS NA CONFUSÃO) te fornece, faz novamente a avaliaçao da “coisa” e reflecte bem se a actuação da polícia foi ou nao premeditada e se terá ou nao um objectivo muito mais obscuro do que a sua própria protecçao ou a do povo que dizem proteger.
          A polícia atacou as pessoas deliberadamente de forma indiscriminada para as dissuadir de protestar. Foi esse o claro objectivo que a reuniao dos factos demonstra.
          Já agora pergunto-te se nao seria mais fáci, com as dezenas de elementos à disposiçao e os elementos à paizana, cercarem e deterem logo o pequeno grupo que destabilizava, do que ficar 2 horas a deixa-los estravazar a vandalagem? Estranha opção, nao?

          http://indicativo.blogs.sapo.pt/11307.html

        4. Conclusão.
          A Diana o que queria era levar com o cacete, mas infelizmente não teve sorte 😉
          Que pena Diana.
          Tens que arranjar um amante policia e assim já podes levar com o cacete sempre que quiseres 😉

      2. gostava de os ver trocar de lado e depois ver se tinham tomates
        para criticar as policias como criticam… cambada de otários!!! pensam que o pais esta mal desde que este governo assumiu posse?? desde 25 de abril de 74 que andam a meter a mão na massa e agora é que fazem manifestações??? em vez de fazerem manifs, peçam referendos sobre os ordenados e pensões de alguns trabalhadores do estado, que sejam condenados criminalmente todos aqueles que lesarem o estado sem excepção e vão ver como isto muda…

    2. a policia agiu bem!? devias ter sido tu a levar bastonadas sem motivo para ver o q dizias depois. revolucionarios de sofá. é com cantigas q vamos mudar é… lololol cantigas e flores

    3. Bem é que não agiu Sr. Marco, eles sabiam bem quem estava á frente a mandar pedras, muitos era policias disfarçados. e podiam ter tido qualquer atitude. Não, saíram a matar.

      Há videos que provam isso , como aconteceu a um manifestante pacifico cujo unico objetivo era filmar, foi detido e barbaramente mal tratado.

    4. MARCO, lê isto com atenção até ao fim e, após alguns dados que a Sara (UMA DAS DETIDAS NA CONFUSÃO) te fornece, faz novamente a avaliaçao da “coisa” e reflecte bem se a actuação da polícia foi ou nao premeditada e se terá ou nao um objectivo muito mais obscuro do que a sua própria protecçao ou a do povo que dizem proteger.
      A polícia atacou as pessoas deliberadamente de forma indiscriminada para as dissuadir de protestar. Foi esse o claro objectivo que a reuniao dos factos demonstra.
      Já agora pergunto-te se nao seria mais fáci, com as dezenas de elementos à disposiçao e os elementos à paizana, cercarem e deterem logo o pequeno grupo que destabilizava, do que ficar 2 horas a deixa-los estravazar a vandalagem? Estranha opção, nao?

      http://indicativo.blogs.sapo.pt/11307.html

    1. Mas claro, e da próxima vez que estiver um grupo de miudos a roubar no supermercado mais perto chama-se a PI e limpa-se aquilo, procede-se depois a varias detenções na zona … e faz-se cartazes a dizer que a policia foi extremamente profissional (fez exactamente a merda que mandaram fazer)

  3. Marco a policia agiu bem.

    Gostei especialmente das seguintes partes:
    -A carga policial para os bandidos que nos roubam e os roubam poderem ir para casa.
    -A idosa com a cara cheia de sangue, adorei, ai vi claramente que o policia temeu pela sua vida.
    -As balas de borracha disparadas a dezenas de metros indiscriminadamente, a centenas de metros da assembleia.

    Gosto ainda mais agora dos comentarios de seres superiores como tu marco, que vivem no vosso mundinho.

      1. FONTE LONGA, efeitos colaterais? LOL quanta inôcência!
        Lê isto com atenção até ao fim e, após alguns dados que a Sara (UMA DAS DETIDAS NA CONFUSÃO) te fornece, faz novamente a avaliaçao da “coisa” e reflecte bem se a actuação da polícia foi ou nao premeditada e se terá ou nao um objectivo muito mais obscuro do que a sua própria protecçao ou a do povo que dizem proteger.
        A polícia atacou as pessoas deliberadamente de forma indiscriminada para as dissuadir de protestar. Foi esse o claro objectivo que a reuniao dos factos demonstra.
        Já agora pergunto-te se nao seria mais fáci, com as dezenas de elementos à disposiçao e os elementos à paizana, cercarem e deterem logo o pequeno grupo que destabilizava, do que ficar 2 horas a deixa-los estravazar a vandalagem? Estranha opção, nao?

        http://indicativo.blogs.sapo.pt/11307.html

  4. pois o problema é mesmo esse,esperar duas horas a serem apredrejados com que intenção???? sera que estavam a espera de que quem estava infiltrado desse algum sinal para se iniciar a carga

  5. Marquito, continue a masturbar-se com imagens do Salazar mas com menos força que isso já lhe está a esvaziar os líquidos do cérebro. Essa conversa de direitalha fascista não pega nem em posts na net nem na vida quotidiana.
    Tentar justificar a agressão selvática a idosos, mulheres e crianças não pega no século XXI por muito que você seja totalitarista e pidesco.

  6. Agora querem ver são “teorias de conspiração”!? Em todas as manifestações em que estive, junto a S. Bento houve sempre infiltrados… Abram os olhos e desenterrem essas cabeças de avestruz. Tentem é peceber os objectivos que estão por trás disto.

    1. É isso mesmo Lynx51. Eu tb já presenciei várias vezes a actuaçao bastante suspeita de indivíduos isolados ou a pares.

      Inclusive na manif de 15out 2011 assisti ao arremeço de objectos e incitaçoes de raiva por parte dum individuo que depois o reconheci na TV. Encontrava-se perto de uns agentes que procediam a detençoes, colaborando com eles. Eu já tinha consciência dessas táticas mas nao poderia ter tido melhor prova disso!

  7. ESSE RAPAZ NAO É PAISANA !! EU CONHEÇO-O !!!!! É UM MANIFESTANTE !!!!!!! parem de mostrar essas imagens dessa forma é ridiculo nao é verdade!

    1. ó miguel já vi que conhece bem esse sujeito até de cara tapada! deve ser do cheiro. eu tenho dois cães e eles conhecem-se pelo cheiro, fantastico n é? se me conseguir explicar como reconhece esse palhacinho q anda com a tromba tapada fico-lhe grato… Cheira-me q o miguel é um infiltras da net, pois ja vi outros posts pro-policia e curiosamente sao mts deles assinados com miguel apenas e só… quer ir dar banho ao cao? beijinhos pra si e pro seu amigo de tromba tapada q o miguel tao bem diz reconhecer….

    2. o miguel so pode ser da bofia com um comentario destes! com a cara tapada consegue saber exactametne quem é… deve ser pelo cheiro! eu tenho dois caes e eles conhecem-se pelo cheiro. de certeza que foi assim que o reconheceu….

  8. Aqui não vi nada que se pareça com a destruição que esses corruptos tem feito oa meu lindo Portugal. Não apelo a violencia mas a paciencia tem limite e temos de admitir que todos pensamos e agimos de diferentes formas.

  9. alguém reparou que 60% das pessoas eram putos a reclamar “fascismo nunca mais…”
    putos esses que (como eu) nunca viram uma pinga de fascismo na vida, apenas ouvem falar pelos pais/tios/avos… e decidem fazer aquela birra…

    sim, leram bem, birra…
    mas porque raio começaram a queimar caixotes do lixo e pneus na rua do iseg?
    porque, onde é que se justifica ou está relacionado…
    aquela barreirasinha, qualquer carro passava (arranhado claro, mas passava),
    portanto, qual foi o objectivo? qual o proposito?

    enquanto a policia não avancou… somos todos uns herois a mandar calhaus,
    assim que eles comecam a andar foi só cagões a fazer o que fazem melhor, serem cobardes a fugir…

    e depois queixam-se… “epá, levei uma paulada!!! mas eu tava ali so a olhar…”

    é caso para dizer foda-se… “é do caralho senhores ouvintes…”…

    1. Lol existem certos comentarios que so me fazem rir… nunca fui a nenhuma dessas manifestações, nao apoio o arremesso de pedras que foi efectuado, pois nada justifica esses atos. no entanto tb repudio a actuacao da policia a aviar tareia em tudo o que se lhes aparecia a frente. a ter de escolher uma parte escolho o mal menor. foi menos grave o arremesso de pedras do que a chacina que se viu durante a carga policial. esses senhores que estavam la ao serviço de sua majestade esquecem-se q em janeiro tb lhes vai bater a porta a vida fodida que esses FDP (felizes deputados portugueses) lhes prepararam. ha mas é verdade pelo menos para eles vai ser menos gravoso ja que o recente aumento tao bem lhes soube…

    2. Tal e qual. Putos de merda pensam que são os maiores e que resolvem alguma coisa. Faz parte da idade de descascar banana…

  10. É com muita pena que vejo manifestações como esta sem organização nenhuma dos manifestantes. penso que as coisas deviam ser melhor organizadas. e esses senhores que andam infiltrados tem de ser identificados logo durante as manifestações, para que se lhes podesse dar um tratamento especial. e quanto à policia se levaram pedradas, temos pena…. juntem-se ao povo que se manifesta, pois o povo que se manifesta também esta a lutar pelos direitos deles. assim não sendo acho que já começa a ser hora de nos organizarmos e responder de igual forma. bem organizados não são 500 ou 600 policias que nos vão fazer frente, a milhares de manifestantes. Este País é nosso e somos nós que todos os dias com o nosso suor produzimos para encher o cú a esse cabrões.

      1. E tu “Fontelonga”, dizendo que o outro tem o cerebro cheio de merda, queres chegar a algum lado? Ou é só para fazer notar que o teu cerebro tá cheio de merda também mas, apenas, com cheiro diferente?
        Ou és dos diferentes com a tua razao e apenas a tua razão conta?

        Ou és algo mais “inteligente” e calas-te sem dizer “merda” que de merda tá tudo farto de sentir o cheiro.

        Pois eu apoio o que o “nome” disse, deixa lá a policia ter, vá, 100.000 (100 mil) do nosso querido e amado povinho na frente e vamos ver os nossos queridos politicos chamar o exercito. Depois aí quero ver quem apoia quem!

        EU ESTOU CÁ PARA VER ISSO ACONTECER, E TU FONTELONGA? VAIS ESTAR POR TRAS DO ECRA A VER IMAGENS NUNCA ANTES VISTAS NAO É? EU VOU ESTAR JUNTO AO QUERIDO POVO POIS COMO ELE, EU TAMBÉM VOU PASSAR MAL. TU NAO? EU CÁ COMEÇO A PERCEBER PORQUE!

  11. O´boxeur, então o que está bem é vandalizar o património, apedreja a políciar, …e tudo de cara tapada, pois claro! Valentes!
    Exijam competencia aos políticos !Deem porrada é no Coelho, Vão até Paris apertar com o Sócrates, metam na prisão Dias Loureiro, e todos esses traidores da pátria e do povo

    1. Menina “Marina”, se aquando das manifestações que aconteceram, as mudanças foram para pior, como é que a menina acha que vamos resolver este problema de abuso de poder, corrupção, branqueamento de capitais, traficos de influencias, dividas odiosas, pedofilia, assassinatos, ufa, etc etc?

      Espera, ja sei! Vou pra fora e deixo para cá o que eles querem, o espolio do NOSSO PAíS.
      Minha cara, estao a roubar-nos nos bolsos DIRECTAMENTE, estão-nos a roubar o NOSSO PORTUGAL, pedaço por pedaço! quem está a fazer isso nao o faz de cara tapada nao, só assina umas folhas que o permite (O ROUBO) e desaparecem com essas folhas CONVENIENTEMENTE. Quando queremos que os nossos queridos polliticos prestem contas, CADÊ as folhas assinadas? QUEM ASSINOU? QEUM DEVIA TER PRESTADO ATENÇAO E NAO PRESTOU? PARA QUE TER-MOS LÁ NO PODER PESSOAS QUE NAO OLHAM OS INTERESSES DE QUEM LHES ENCHA A PEIDA (DE QUEM OS METEU LÁ POR MEIO DE VOTOS)??

      Ahhh, ja me ocorreu. A Menina Marina é uma das queridas d’algum dos nossos partidos politicos né? deve ter a peidinha bem cheia de favores. Deixe estar querida Marina, quando for a sua altura, não nos esqueceremos de si!

      Nós, o povo, somos mansos sim, ATÈ AO DIA!

    2. concordo com a Marina…
      será que o Sócrates está com saudades nossas?
      podíamos fazer-lhe uma visitinha…
      por acaso, Marina, já pensaste no Vitor Constancio triste e só em Bruxelas?
      tudo gente amiga que mereciam mais atenção!

  12. Vê lá tu que houve 2 agentes feridos 1 dos quais foi por um cão policia que mordeu um agente e 46 civis entres eles idosos fotojornalistas ahh e pelas palavras do ministros eram uma meias dúzias de profissionais da desordem.. Enfim

  13. A Bófia devia era ter cercado e fechado as ruas todas de maneira a ninguem conseguir fugir, depois é que eu queria ver quem eram os herois. Os manifestantes perderam toda a razão quando começaram com a violência. Se eu mandasse na polícia, era com snipers e balas de borracha a disparar contra os que se viam claramente a atirar pedras…

  14. Ainda há quem não tenha percebido que as “duas horas a levar com pedras” foram fruto da acção de ALGUMAS PESSOAS que pouco ou nada tinham a ver com a manifestação legal (como previsto na CONSTITUIÇÃO) e que acham que a polícia fez bem em bater em tudo o que mexesse, pelas costas, no chão, a idosos, mulheres, etc. Obviamente, não estiveram lá, mas ficaram na sua casinha a ver pela TV e agora criticam quem foi protestar por ELES também… E assim vai ganhando o Governo.

  15. Como sempre somos um povo de analfabetos, não conseguimos ver para além daquilo que nos parece óbvio, não nos esforçamos para ter uma perspectiva holística. A questão coloca-se sempre da mesma forma: Quem são os oprimidos? Os jovens, cuja taxa de desemprego foi ontem colocada nos 40%, e que apedrejaram em legítima defesa, pelas graves ofensas a que têm sido sujeitos, ou por outro lado, o sistema político aqui representado pelos seus cães de fila, que para lá de terem participado no outro lado da barricada com vários agentes infiltrados a instigarem aquele comportamento, quando é dada a ordem, ofendem indiscriminadamente a integridade física de cidadãos pacíficos. Só quem não está num cenário destes é que vem a terreiro dizer barbaridades como as que têm sido ditas.

  16. O pior é que em todas as filmagens se pode ver a polícia a agredir cidadãos indiscriminadamente, idosos, jornalistas, e pessoas cuja mobilidade é menor e por isso ficam para trás, até os vejo a pontapear sucesivamente bicicletas que estão a um canto, e curiosamente só não se ve a agredirem os tais profissionais da desordem que até são facilmente identificaveis por utilisarem máscaras e lenços e afins. Acho que está na lei que a polícia não pode agredir nunca os cidadãos muito menos inocentes (ja que não considero estar numa manifestação um crime) e quanto aos avisos da polícia para as pessoas dispersarem, continuo a não acreditar que possa ser justificação legal para agredir indiscriminadamente, não sei acho eu, que não sou presidende nem ministro, nem jornalista, nem advogado ou comentador! Esses aparentemente não viram nada a não ser a polícia a agir exemplarmente e em conformidade com a lei.

  17. Sr. Marco
    Que eu saiba a polícia recebe ordens do estado, mas tb há quem de ordens no terreno, e são pessoas com cerebros a pensar, como nós…

    A polícia tem treino suficiente para afastar / deter, as pessoas das pedradas, que não eram nem 10% dos manifestantes!

    Se não o fizeram foi porque quem deu as ordens já tinha os trunfos na manga…A técnica de vítima para o livre ataque a todo o tipo de cidadãos PACÍFICOS, não tem justificação… Nem nunca terá!

    Tudo estava pensado e programado…
    Para nosso mal!

  18. Angelo…não sei se esperar para ver mais, será uma boa ideia…o que ja vi é suficiente para perceber que estamos (o povo Português) num beco apertado sem saida…as coisas irão piorar nos dois sentidos. O governo continuara a fazer uso do abuso de poder…e o povo ver se á obrigado mais dia menos dia a tomar a decisao que tem de tomar: derrubar este governo e impedir que TODOS os que por la tenham passado tambem nunca mais possam voltar. A cultura de impunidade tem de terminar…é uma questão de tempo, haveremos de la chegar…os opressores têm os dias contados…a Europa dos cidadãos irá unir-se contra estes sugadores saloios que pululam nos diferentes paises.

  19. Comunas e Bloquistas arruaceiros. Deviam ser obrigados a repor o passeio accorentados pelos pés. Chulos da Sociedade. Vão trabalhar malandros.

    1. A generalização perante um problema complexo como este é sempre um acto de ignorância. Para fazer comentários deste género se calhar mais valia estar a trabalhar.

  20. Pois é, nós temos de compreender que eles estão a ser muito bem pagos para defender o incompreensível…. enfim … Policia publica? O tanas …O nome correto é Policia do governo …
    É com muita pena que assisto a este vídeo… Somos todos portugueses embora não pareça.
    Existem Portugueses sem trabalho, sem casa, sem comida, sem as condições mínimas para a sobrevivência humana. Existem portugueses a entregarem filhos a instituições e a irem pedir para as ruas… Existem mães de família a prostituírem-se…
    Acredito que um dia, viveremos com medo de sair a rua, não seremos capazes de olhar para quem passa por nós, seremos quase bichos…. Entre outras coisas.
    È claro que isso só acontecerá com alguns, com os menos desfavorecidos, talvez com aqueles e com a família daqueles que apedrejaram… TENHO VERGONHA DO GOVERNO PORTUGUÊS…

  21. Isto foi uma palhaçada tenho 2 perguntas a 1ª é

    Porque permitiram que este “não sei o que adjectivar ” estiveram tanto tempo a lançar pedras a tirar pedras e ninguém os impediu ou dissuadiu?

    a 2ª

    Porque esteve a Policia a espera tanto tempo para carregar sobre quem atirava pedras!?!

    Incuria de algum Graduado ou Comandante, ou não podia ser por qualquer outro motivo?!?

    Isto foi vergonhoso eu tenho o direito de me MANIFESTAR DE FORMA PACIFICA, dispenso estes QUE SÓ SE MANIFESTAM COM ARREMESSOS DE PEDRAS E DISPENSO CARGAS POLICIAIS.

  22. Até parece que isto é algo de fora do habitual. Esta táctica de as forças da autoridade colocarem uns agentes provocadores do meio de uma manifestação para provocar uma carga policial e subsequente dispersão… já é bastante antiga. Isto são métodos totalmente anti-democráticos.

  23. Vocês muito falam e tal….

    Pensam que quê? Que a vontade da polícia não se era de juntar ao povo e acabar com este fascismo que existe atualmente em Portugal?! Mas para isso era preciso abdicarem do emprego e pertencerem aos 15% de desempregados em Portugal!

    Pensem um pouco, a polícia teve 2 horas a ser alvo de pedradas, garrafas e insultos, quando os verdadeiros culpados desta situação não são eles, são os políticos que nos roubam estes apenas cumprem o seu trabalho!

    Porquê que os ditos “revolucionários” atiram pedras de peso considerável contra estes seres humanos que também são vítimas da política que nos roubam? Que culpa têm eles? NENHUMA.

    Eles antes de iniciarem a “rusga” ao povo, avisaram e avisaram, o povo já devia estar preparado..
    E agora sim, aposto que os que levaram com cacetadas da próxima vez que ouvirem um aviso da polícia afastar-se-ão de imediato.

    Porquê que incendiaram caixotes do lixo e caixas multibanco? Por manifestação? Digo mais: Por vandalismo! E quem paga os danos? Nós, o povo!

    Manifestação SIM, MAS PACÍFICA!

    1. 1º A polícia foi apedrejada principalmente por policias à paisana infiltrados;
      2º Se o objetivo fosse deter esses indivíduos que arremessaram pedras teriam feito apenas isso, porque eles eram facilmente identificáveis;
      3º Para dispersar a polícia tem métodos não violentos como os conhecidos canhões de água, não tem necessidade de recorrer à violência;
      4ºEles sofrem tanto como todos nós que têm um aumento de 10,8%, enquanto na educação e sáude há cortes de 12% ou 15%

      Em vês de ver opiniões na TV use o seu cérebro e pense por si.

    2. A Policia tem de pensar em ETICA MORAL DEMOCRATICA. Se a propria policia não o faz é porque é coninvente com o sucedido!
      Já nao acredito na “Policia de Segurança PUBLICA”!
      Senhores agentes da PSP, é isso que querem que o povo sinta de vós? Pois muito bem meus caros agentes, estão a consegui-lo e a rapido ritmo!
      Bem tenho consciencia dos perigos da vossa profissão mas isso apenas diz respeito aos criminosos que vos tentam a segurança que apregoam trasmitir ao povo. mas desta forma, perdem razão. Lamento mas é o que sinto.
      A vossa missão é defender o povo. Se o comandante vos dá uma ordem que foge da vossa MORAL, só continuam porque sao pobres de espirito, sao uns vendidos, tao corruptos quanto os FDP que estao no poder a sugar cada joule de energia por nós empregada neste nosso país.

      Dia 27 vamos ver como é! Ou estão connosco, ou contra nós. Só não queiram que estejamos do vosso lado quando os vossos direitos forem grosseiramente violados!

  24. ARRUACEIROS:TENHÃO VERGONHA DO QUE ANDÃM A FAZER:AS AUTORIDADES ESTÃO NO MESMO BARCO.
    VÃO TRABALHAR MALANDROS……º

    1. Caro Manuel Coelho.
      Você é alguma coisa ao Passos Coelho?
      Não entendo como é que você, que também poderá estar a pagar uma dívida que os políticos e banqueiros é que fizeram, vem a público fazer comentários desses quando sabe que trabalho não há. Coelho e Portas, Sócrates, Santana Lopes, Durão Barroso, Guterres e Cavaco, todos CREMADOS VIVOS, nada menos. Não queira ir junto a eles…

  25. Sou um rapaz ao qual é a favor da ordem publica. Abusaram sim e as forças de segurança fizeram o que foi feito para o bem de todos.

  26. Se nós tivessemos as autoridades unidas nada disto acontecia,já se tinham revoltado. Mas infelizmente em portugal a união não funciona,e vamos pagar isto tudo e muito mais ao longo dos anos.Tenho vergonha de ser português,vivemos num país de mafiosos.

  27. Não era Greve Geral,ou será que os policias nao sao portugueses,para a próxima digam aos vossos chefes,aos que estam acima de voçês para vos acompanharem na manisfestaçao,ao lado do povo.

  28. Só se perderam as que cairam no chão. Devia era haver vitimas mortais para não repetirem a brincadeira. Manifestação não é isto. O que se assistiu é um grupo de malfeitores que instigados pelos miseraveis de esquerda fazem desacatos porque é a única linguagem que conhecem. Na União soviética se fizessem isso eram enviados para os Gulags. De facto o 25 de Abril não deveria ter sido para todos.

  29. Não se pode dar opiniões contrarias,as opiniões aqui é só de bófias,devem ser seguranças secretos do estado português.Para o ano os policias que ganham 1000 EU brutos passam a levar para casa 650 EU para andares a defender corruptos.E só haviam de levar ordenado minimo que chegava bem e já eram bem pagos para defenderem os politicos em portugal.OBS: Policias G.N.R façam alguma coisa pelo nosso pais,têm que se revoltar contra a nossa poitica no páis.

  30. Reparem em dois pontos de vista.
    Primeiro ponto: minuto 02:49, um manifestante de casaco azul aproxima-se da barreira policial e ainda leva 2 bastonadas, ate que ao minuto 02:51, um policial afasta os seus colegas de forma a evitar aquele senhor de levar mais bastonadas.
    Segundo ponto: relmente as imagens falam por si, a partir do minuto 03:41 ate ao minuto 03:45, ve-se o tal infiltrado sem o gorro e depois a coloca-lo na cabeça.
    Eu nao defendo policias nem manifestantes, mas as imagens falam por si.

  31. isto e ali po manuel coelho : se fosses levar no cu e que tu eras fino . malandro es tu o granda boi pa falares assim deves ser carregado dele mas enfim tu es dakelas pessoas q secalhar nao presisa por issu e que falas assim porque se tivesses aboorecido com a situaçao do nosso pais eu tinha a certeza q nao eras assim tao arrugante seu porco da merda eles deviam era ter levado com coketeiles molotofe como na grecia podia ser que assim abrisem a pestana porque so com pedras e garrafas nao vamos la … E FORÇA AI VAMOS CORRER COM O PASSOS A BEM OU A MAL . . . . .

  32. Vamos por partes!

    Quando votamos para o psd ir para o poder era porque tinhão um plano politico que era do intresse de todo o povo e foi com base nisso que votamos neles!

    2 ponto nada disso foi comprido depois de assumirem as funções, ou seja são incompetentes e defendem o que eles acham certo em vez de defender o interesse do povo portugues!

    3 ponto estamos em pleno seclo 21 onde o que mais se quer a nivel global é paz!
    A policia que e paga com o dinheiro dos nossos impostos a disparar sobre nos? sobre crianças e idozos ? uma bala de boracha pode matar so para informação !
    O que acontece se o povo se revoltar um dia e deixar de levar cartazes e megafones e passar a levar armamento de diversos generos…
    Basta matarem um ou dois e as coisas ficarem mais tensas..

    Eu sei é que a classe politica vive a sima das minhas possiblidades cerca de 5 a 10 vezes e com regalias que eu nunca vou ter como trabalhador , e é isso que faz com que não haja amor pela patria por parte dos politicos pois acabam a viver um luxo e quando sairem tem a vida feita e eu a trabalhar para eles ate ao fim.
    Não devemos so banir este governo temos de obrigar o sistema a actualiar estes aspectos para um sistema transparente para servir o povo e do povo e so com este sentido!
    Corrigir as regras dos parceiros sociais e acabar com capitalismo as empresas tem de servir o intresse publico e não o intresse economico das elites e criar regras para que tudo seja mais justo , se sou colaburador e ajudo a erguer imperios porque nunca recebo nada em troca por tamanha dedicação?

    1. “Todos trabalham para que a maquina funcione, mas só alguns recebem o produto final”

      Há 10 anos que eu ando a dizer isto mas ninguém me ouve (ouvia)!

      Ora ai esta o porquê

  33. Então e porque é que os pacifistas não agarraram e entregaram estes merdosos que destruiram toda a imagem de uma greve geral e de uma manif?
    Se eram apenas uma duzia, contra milhares nem abriam o bico…

  34. Eu estive a ler alguns comentários aqui feitos em relação à atitude da policia e muito sinceramente não percebo o que vai na vossa cabeça…

    – A carga policial era evitável se os manifestantes revoltados não tivessem tirado as barreiras colocadas lá com esse fim…
    – Uma vez que sem barreiras e inicialmente os manifestantes tentaram agredir de forma descontrolada os policias que formavam o escudo humano, estes tiveram que tomar medidas defensivas incluindo as munições de salva…
    – Ao final de várias horas sobre fogo intenso de pedras e outros objectos a policia avisou que estava a fazer uma contagem decrescente para uma carga policial…
    – É sabido que ao fim de tanto tempo ali a controlarem-se, à minima oportunidade eles iriam investir….
    – Nunca vi uma carga policial que não fosse com exagero de “cacetadas” porque só assim é que conseguem ter mão num elevado numero de manifestantes (é preciso ter em conta que eram cerca de 100 policias para 1000 manifestantes)….
    – Quando partem para a carga, eles não vão ter o cuidado do “ai cuidado ta ali uma velhota, ai uma criança”, porque essas pessoas quando ouviram a policia dizer que iam partir para uma carga afastavam-se uma vez que quando é para dar é sem receios e ou remorsos.
    – Tiveram uma atitude digna de uma força de segurança que estão ali a fazer o trabalho deles e quando é para controlar eles conseguem mostrar quem é que manda..
    – Vejam também o lado dos policias e não só o vosso, só assim conseguem julgar as circunstancias…

    Com os melhores cumprimentos

    Ricardo Ferreira

  35. É só herois por aqui. Quem diz que a policia ganha bem é porque não sabe o que diz nem as condições em que um policia é obrigado a trabalhar. A Policia quando avança bate em toda a gente? Se repararem muito antes da carga policial são feitos varios avisos a dizer que vai haver carga, se não querem levar no trombil mais vale ir logo embora, mas porque é que ficam lá? Para serem vitimas claro. A malta que atira pedras deviam estar lá na hora da carga assim levavm eles e não os inocentes… e já agora tapam a cara porque? COBARDIA. Já viram algum policia de carapuço? Deixem de ser cobardes e arruaceiros. Quem nos anda a lixar é o GOverno e não a Policia não sei por isso porque é que lhes mandam pedras. Como alguem já aqui disse comecem a pensar… liguem os cerebros.

    1. Tou contigo, Marco. Estes gajos são contra a polícia só para poderem fazer mais merda. És o gajo mais inteligente daqui, as tuas palavras são as minhas, tal e qual, e mais nada…

    2. O governo anda a lixar-nos pk a policia e pessoas assim como tu estão sempre prontos a defender essa corja que nos anda a roubar ao longo de quase 40 anos.É bem claro que por uma grande parte de comentários que vejo aqui, Portugal e seu povo nunca irão sair da merda por causa de metalidades como essas.SOIS UNS COBARDES, UNS VENDIDOS, HAVEIS DE COMER MERDA E OS VOSSOS FILHOS NEM ISSO TERÃO PARA COMER.

  36. tanta barbaridade dita aqui… especulação e mais especulacao, o infiltrado que esta ali pra lixar a vida do manifestante… coitadinho do pai que vai para o meio com o bebe, o velho-te que anda de moletas e nao pode andar… sao todos santinhos… abram a pestana as forças de segurança estao para defender o pais… 2 horas a levar com pedras, a levar com td o tipo de insultos… as pessoas que estavao la forantodas avisadas com 5 minutos de antecedencia “ah pois e o rapazito, velhotes que nao podem andar e o pai com a criancinha ou colo tavam a paxar na ora erra” por amor de deus ninguem s ia meter mo meio da confusao… abram a pestana as forças de segurança tiveram muitissimo bem isto que ouve aki em outros paises era 30mil vezes pior…

  37. Existem comentarios que até dá vontade de perguntar será que aqui não existe tb infiltrados paea ver a reacção de quem sente as os insultos feitos ao portugueses. Até oarece que voltei ao antes 25 de abril ou então são daqueles que conseguiram algo através da cunha ou do partido. Tenham vergonha depois do que se viu. Depois do individo que tutela a bofia ter acenado com aumentos verificamos que eles se esqueceram que são trabalhadores como os outros e atacaram sem piedade mostra a produtividade, pena não se lembrarem que só são policioas por duas razões ou não tiveram hipotses de ter outro trabalhao ou não sabem fazer mais nada como sempre aconteceu, melhor a 3 razão porque querem ter poder em grupo quando sozinhos são uns cobardolas (salvo exepções). Pena que aqueles que comentam as coisas de forma a justificar a falta de sensibilidade não sejam vitimas deles, só o não são porque a cobardia não os leva a estarem presentes nas situações de solidariedade perante o povo português, enfim a pide começou com um grupo de bons rapazes que queriam defender a pátria.

  38. Todos os agredidos pela policia deverão apresentar queixa no IGAI!!! Todos os cidadão em geral deverão escrever cartas/emails ao IGAI a exigir a abertura de um processo de averiguações à actuação policial. A Dra. Margarida Blasco (Inspectora Geral do IGAI) tem provado ser incrivelmente imparcial e dura relativamente às actuações desproporcionadas/injustas das forças de segurança. Uma vez mais refiro: pede-se a TODOS que exerçam pressão sobre o IGAI e a sua Inspectora Geral para que um processo de averiguações seja aberto!!! Enviem e-mails/cartas/telefonem!!! Eu já o fiz!!!
    Não deixem esta situação morrer…as devidas responsabilidades têm de ser apuradas!!!!
    Obrigado!!!

  39. Pra mim esses “infiltrados” ñ estão ali por acaso… Depois se os policias apanharam c pedradas durante 2h podem agradecer aos cabrões q eles estavam a defender(ñ as pedradas, mas o tempo).
    Concordo plenamente com um coment q vi aki, deviam haver snipers c balas de borracha a identificar kem estava a atirar pedras e toca levarem balásios!
    Ñ é a varrer q se travam esse tipo de passoas! Por outro lado, kem deu a ordem de Carga à polícia estava bem longe da confusão e para ele era indiferente se levavam pessoas inocentes à frente.

  40. Enerva-me estas imagens… e todo este filme. As pessoas têm direito a manifestar-se… sem duvida. Tenho uma ideologia de sociedade o que quer dizer que vai do desenvolvimento das sociedades da direita com a visão social da esquerda. Sempre me enervou muito isto de direita e esquerda, porque tal já não existe… morreu no fim do sec passado. O mario fascista quando perde tudo torna-se o mais sangrento comunista, assim como o comunista que lhe sai o euromilhões torna-se imediatamente no fascista mais virado da cabeça… posto isto… sou completamente contra quem atirou pedras aos policias… para isso criem grupos organizados para seguirem os politicos. So para eles sentirem que o povo esta a volta deles… basta so fazer cara de mau, nem é preciso mais… eles têm familia, precisam de sentir na pele a dor do povo… mas sem violencia, nem a verbal. E depois condeno os policias… acho uma barbarie estas cargas policiais, não só em Portugal… se algum dia o fogo se volta contra o incendiario quero ver. Conheci pessoalmente o presidente da ASPP/PSP e é uma pessoa mega inteligente com dois ou mais cursos superiores e faz parte da policia de choque. Custa me a acreditar que não possam desmantelar turbas perigosas de outra forma. Deixo só um pensamento… se por acaso a minha mãe morasse naquela zona e levasse o meu filho ao colo, depois de o ir buscar ao colegio e levasse um enxerto de porrada da PSP, pois era muito normal que me virasse da cabeça e comprasse uma arma de fogo(cada vez mais baratas em portugal) e arrebentasse a cabeça aos meninos dos bastões. E é assim que se estraga um país… é um fosforo. Por isso devia haver mais contenção de todas as partes, sem nunca se desviar a atenção de quem é o responsavel por este caos…

  41. E o único com luvas calçadas!
    Quem de entre os manifestantes se lembraria de calçar luvas?
    E para quê?
    Mas um agente calçaria-as se soubesse que os seus colegas poderiam recorrer à recolha de impressões digitais!

    Quando são grupos, combinam usar a mesma estratégia.
    Ex: tapar a cara ou usar máscaras.

    Mas o uso de luvas não foi adoptado por mais ninguém.
    Dá que pensar, não dá?

  42. A polícia é o terror meu deus, para que serve a polícia? Não é para por a ordem pública! Atirar pedras destruir sinais atear fogo isso é normal, falam muito que a policia bateu, mas é um mal que tem de ser feito para o bem de todos “vocês ” que dizem eu não atirei perdas mas levei com bastões, mas estavam ao lado de quem atiravam e não era a vossa responsabilidade fazer com que eles pareassem? E aos pais que tinha crianças la! Isso sim é irresponsabilidade total, qualquer pessoa com um dedo de testa sabia que estava a tornar um ambiente perigoso para crianças e idosos. A polícia aguio corretamente, só ao fim de muitas horas de avisos e pedidos é que interveio, queriam o que a polícia fosse embora e dessemos fogo ao parlamento? Então e depois de aquilo arder íamos para a rua queimar os carros e casas talvez que é contra a polícia fosse os deles os primeiros, queira ver se já não queriam usar a força para os parar. E tenham juízo e não vejam tantos filmes de conspirações que esta a fazer-vos mal

  43. pessoal acho que é preciso bom senso, e deviam era apedrejar os filhos da puta responsaveis pela merda toda!! a policia so esta a cumprir ordens, eles tambbem tem familia pra alimentar… gostava de vos ver na situaçao daqueles policias…. tanto povo contra eles e a unica defesa deles é um bastão e um escudo… o povo precisa de ser mais racional. seja de direita, esquerda… o povo tem de ser unido e ponto final.

  44. Amigos, a policia está 2 horas a levar com pedras. Assim que têm ordem, avançam sedentos de vingança. Claro que vão velhinhas, crianças..mulheres, vai tudo na frente á bastonada.
    Isto chama-se “exames psicotécnicos de merda”.
    Deve ser isto que se aprende na academia: distribuir porrada, soltar o animal que há em ti.
    É façil passar nos psicotecnicos, basta acreditares que és uma pessoa calma, e que aconteça o que acontecer…vais sempre manter o controle e o sangue frio.. e passas com nota distinta. depois vais pra rua fazer esta bela peça
    Ah, e já não estou a falar da parte em que os policias tb são portugueses, e portanto presumo que devem estar contentes e a viver bem, caso contrário juntavam-se era á greve e á revolução, e enfiavam os cacetetes pelo cú acima dos que nos andam a comer por tras, mas ok…estamos em portugal.
    Houve pessoal que exagerou na greve? talvez. Perderam a razão ao partir pra violencia? Talvez. O governo enrabar-te todos os dias não é violento? pessoas a passar fome e estes FDP a conduzir altas máquinas, não é violento?
    No meu dicionario, trabalhar e nao ter dinheiro é a violencia maxima, quem nao concordar que vá pra ptp

  45. pecou por tardia,masso levou bastonadas quem quis,pois estava a ver em direto,onde a policia avisou qualquer cidadao de bem que se afaste,portanto so la ficou quem quis,sou a favor das pessoas se manifestarem,MAS SOU CONTRA QUALQUER TIPO DE VIOLENCIA,por isso a Policia fez o seu trabalho…..deviam apanhar um a um e polos a trabalhar de sol a sol sem levantar a cabeça,pra saber dar valor a vida…

    1. Tal e qual, Silvia. Este país tá cheio de meninos que nasceram agora a pensar que tudo se resolve á pedrada. Íamos longe, íamos…

    2. Engraçado que todos os relatos de quem lá esteve coincidem no mesmo ponto: ninguém ouviu aviso nenhum. E nas TVs o que se ouviu foram os jornalistas a dizerem que a polícia estava a fazer um aviso aos manifestantes, e não o aviso propriamente dito. São demasiadas coincidências…

    3. Em vez de terem andado à bastonada de forma indiscriminada em toda a gente, porque é que não chamaram dois carros cisterna e mandado umas mangueiradas às pessoas para as dispersarem como fizeram na manifestação dos policias em 1992?
      E prender pessoas a 2 kilómetros de distância e fazê-las assinar papeis em branco para sairem, é correcto? O fascismo democrático impera e ainda o protegem.

  46. por um lado apoio todas as acçoes dos manifestantes, por outro acho k têm sido demasiado pacificos… é certo k nao é com violencia se nos devemos fazer ouvir, mas sim com actos, e todas a manifs ate agora foram exactamente isso, pra k nos façamos ouvir.. mas nao tem resultado.. a unika coisa k vêem e ouvem é k nas manifs existem desacatos contra a autoridade e actos de vandalismo… e serao mesmo manifestantes k fazem isso ou serao os agentes infiltrados?! a policia esta a fazer o seu trabalho é verdade… mas tambem é verdade k o trabalho deles é proteger a constituiçao e a populaçao…e nao proteger corruptos e ladroes…. se os defendem logo sao cumplices, logo merecem levar com cuspidelas e pedradas… e kem criticar a minha ortografia k meta um dicionario no cu… k eu estou-me bem a cagar pra observaçoes de merda…

  47. Pergunto:
    porque é que a polícia não apanhou atempadamente a dúzia de fulanos que estava à frente, isoladamente, a provocar os desacatos. A restante multidão não tinha um comportamento agressivo!
    Não deixa de ser estranho ver a atitude impávida da polícia relativamente a esses desordeiros.
    Realmente a minha reação inicial foi a de dar razão à polícia, mas agora depois de ver atentamente os vídeos, tenho muitas dúvidas relativamente à sua atuação.
    De facto começo a crer nas “teorias da conspiração”.

  48. Chega de paninhos quentes para a policia….. tão ladrão é o que vai a horta como aquele que fica a porta. Neste caso estavam a gurdar os maiores gatunos de Portugal. A policia se tivesse sido inteligente teria aderido a manifestação e todos juntos entravam no parlamento para por a casa em ordem. E não me das FA pk quando lá chegassem já o trabalho estava feito.

  49. Sinceramente, são uma vergonha certos comentários que aqui são colocados…
    Como pai, sinto que devo fazer tudo para criar as minhas filhas com outros valores que não estes que alguns aqui demonstram.
    Lembrem-se que a liberdade que outros conquistaram para que hoje pudéssemos dizer o que nos vai na alma merece ser tratada com respeito e não com anarquismo e falta de educação.

    1. Tem todo o meu apoio na sua resposta Carlos, mas parece que os valores antigos que tanto o meu , avó e o meu pai lutaram, estam-se a esquecer de novo e parece que estamos a andar de novo para o salazareno

  50. Muito se fala sobre o assunto…. para quê ?
    Qualquer pessoa com o mínimo de inteligência soube o momento em que acabou a manifestação. Quem lá continuou sabia perfeitamente o risco que corria, se não foi embora é porque achou que teria “algo a ganhar” por lá estar.
    Só uma analogia: Se alguém vir uma matilha de cães esfomeados certamente não se vai meter no meio ….

  51. Os ROBOCOPS são gente sem um palmo de testa. Quando um oficial lhes dá ordem para atacar eles obedecem como cães treinados e atacam tudo que se mexe, Esses bois precisam de levar uma lição, era partir-lhes a boca toda á pedrada na próxima manifestação. É evidente que a promessa de uma aumento salarial nas forças de segurança serviu de motivação para abafar a manifestação. Mas é preciso ser muito estupido para acreditar em promessas deste governo de aldrabões.

  52. Não passa pela cabeça de ninguém quem possam ser estes ‘infiltrados’, como dizem e muito bem?? e porquê até andam com máquinas fotográficas?? Não??? Really??? Anyone? O próprio nome indica…ainda não chegaram lá? In-fil-tra-dos! Hellloooo! Estes são agentes especiais à paisana, que introduzindo-se em meio às multidões identificam, e mais tarde prendem cidadãos verdadeira/ perigosos tais como, arruaceiros, activistas anti sociais, hooligans, skins, anarquistas, xenófobos e outros párias da sociedade que vão para as manifestações manchar o que de digno e legítimo estas representam: o direito a protestar, a fazer greve e a demonstrar o seu descontentamento de forma pacífica e cívica, prova de um Povo culto que sabe o que quer e principalmente o que não quer! Em resposta ao Corajoso que apenas se identifica como: ‘fodi a Silvia’, é justa/ para porcos nojentos e rudes como voçê que existem ‘infiltrados’, sub-humanos narcisistas e chauvinistas que respondem a uma mulher da forma como voçê respondeu, Todos temos direito a opinião formada e não a ser enxovalhados. Espero que seja apanhado na próxima manif por um ‘infiltrado’. Está mesmo a precisar de uma lição de civismo e boas maneiras!

  53. João tinha frieiras, por isso usou luvas!
    Havia, como todos sabemos, agentes infiltrados: usavam um escudo de PVC, capacetes e protecções para pernas e braços.
    A estratégia de levar com pedras durante duas horas foi meticulosamente pensada na sede da PSP para que o Corpo de Intervenção desse valor ao património portugues e à famosa calçada à portuguesa.
    As pessoas que levaram por tabela porque aquela hora deviam era estar a ver a casa dos segredos no canal 10 da meo (isto também foi pensado pela PSP como manobra de ensino publico).
    A culpa disto tudo é da Isabel Jonet.
    PSP passou o resto da noite a recolher as pedras para retribuir a prenda na proxima manif (pelo menos será um confronto justo.
    A João, agente infiltrado manda cumprimentos e diz que as frieiras estão melhores, obrigado.
    Estão a chover meteoritos para os lados de Campolide.
    Quem acha que esta discussão é tão ridicula como todos os argumentos acima, que pegue em si e que ganhe algum tempo a ler, a informar-se e a tentar construir uma alternativa credivel. Pedras, todos sabemos mandar. Construir, argumentar, criticar construtivamente… isso dá muito trabalho!

  54. sabem que mais,aguentem.se,eu fui Policia( bofia) como alguns dizem, e fartei-me do meu Pais, emigrei, ganho 2 vezes mais,durmo em casa todas as noites e estou feliz,ah e aqui o problema nao e a policia…… meus amigos Policias tenho pena de vos…….. mas nunca se esquecam,para chorar a minha mae,que chore a dos outros……

  55. Ola… fui militar e essa pessoa que aparece na foto sempre a dialogar com a policia sao chamados de Incitadores ou Spotters.Incitadores ou penetras Infiltram-se na multidao para incitar a violencia e assim determinar quem avanca com outro tipo de intencoes e assim poderem prender-los e fazer deles um exemplo. Os Spotters estao fora da multidao e estao a civil e fazem reconhecimento facial bem como dos que incitam a violencia tais como algum tipo de lider ou pessoas em particular. E estarem a atirar pedras nao adianta de nada..so perdem o vosso tempo e fazem com que venham mais. Se voces sao 100 mil..eles sao 50..como diz o Antonio Guterres, “E so fazer as contas!”.Ou avanzam em plena forza ou avanzam eles… A escolha e vossa! Ha-de chegar o momento em que eu vou estar do lado do POVO tal como aconteceu no 25 de Abril. Ja nos revolucionamos uma vez…e se nao o fizermos outra vez nem avanzamos nos nem o pais nem os vossos filhos e futuras Geracoes. Abraco.

  56. Eu com 62 anos , por vezes sinto vergonha de ler certos comentários, se necessário fosse , apesar da idade ainda pegava numa “ARMA” mas dai defender-se atitudes de algo a quem nem o nome de gente se deve dar!!!!!, cada vez me envergonho mais de pertencer a esta pobre PAIS onde se dá relevo ao que não deve, tanta gente a governar-se e nós coitados, contra a policia, tal como já tenho dito cada povo têm o que merece!!!!! tenho pena de estar no lote!!!!!

  57. Sinceramente, a maior parte dos comentários só mostra o país que temos e porque riao estamos como estamos. Porque a maior parte de vocês (e desculpem nomear uma tal Diana) não usa o cérebro. Gostava de saber desde quando as pessoas que arremessaram pedras eram menores: se n foram detidos, vocês não podem saber. Depois dizer que entraram a rir e causaram o pânico, mas tinham a cara tapada. Pé, é tão ridiculo que até dispensa comentários. De todas as forma,s só em Portugal é que se vê uma coisa como estas: no dia seguinte está tudo a dar palpites sobre como deveria ter sido, sobre quem são estes “arruaceiros”…tudo manifestantes de sofá e do facebook e a defender os pobres que estavam protegidos até aos ossos e armados até aos dentes, por coitados terem de se defender abater em tudo o que mexe. A sério, noutro sítio qq do mundo no dia seguinte teriamos saido à rua para explicar que não nos vão dar medo que não iremos parar de nos manifestar e de faze ro que for preciso. Porque no dia que quisermos, eles terão de sair de lá!

    1. Sinceramente, a maior parte dos comentários só mostra o país que temos e porque riao estamos como estamos. Porque a maior parte de vocês (e desculpem nomear uma tal Diana) não usa o cérebro. Gostava de saber desde quando as pessoas que arremessaram pedras eram menores: se n foram detidos, vocês não podem saber. Depois dizer que entraram a rir e causaram o pânico, mas tinham a cara tapada. Pà, é tão ridiculo que até dispensa comentários. De todas as formas, só em Portugal é que se vê uma coisa como esta: no dia seguinte está tudo a dar palpites sobre como deveria ter sido, sobre quem são estes “arruaceiros”…tudo manifestantes de sofá e do facebook e a defender os pobres que estavam protegidos até aos ossos e armados até aos dentes, por coitados terem de se defender abater em tudo o que mexe! A sério, noutro sítio qq do mundo, no dia seguinte teriamos saido à rua para explicar que não nos vão dar medo, que não iremos calar, nem parar de manifestar e de fazer o que for preciso! Porque no dia que quisermos, eles terão de sair de lá!

  58. A questão não tem a ver se a policia agiu bem ou agiu mal. Tem a ver, isso sim, com a incitação que levou a isso. Pelos vistos a própria polícia praticou esses actos de incitação. A GRANDE pergunta aqui é saber o porquê. Até agora, continuam a negar esta realidade. Isto leva a pensar que existem objectivos “escondidos” por trás deste tipo de acções.

    Quanto a atirar pedras e depois fugir. Vão todos dar um volta. Quando quiserem mesmo mudar esta m….. entram dentro da AR de um vez por todos e não haverá policia que os pare. Até lá temos putos a pensar que são anarquistas mas que nunca leram um livro de Bakunin ou Kropotkin. São desprovidos dos motivos ideológicos e não passam de rufias. Um dia vou ver O Povo a entrar lá dentro. Esse dia O Povo terá um objectivo e esse objectivo não será simplesmente atirar pedras à policia. Será muito mais !

  59. QUERO VER NA PROXIMA MANIF A CORAGEM DESSES DITOS POLICIAS,BEM COMO DOS PAISANAS QUE JÁ ESTÃO TODOS IDENTIFICADOS….
    SUAS PUTAS DO GOVERNO MAL PAGAS!!!
    COBARDES!

  60. Isto está muito mau e futuro neste momento só se prevê negro! Mas eu pergunto-me, é com violência que se resolve? Ou não seria mais eficaz paralisações totais de todos os serviços até o governo ceder? Critica-se a policia? Como é possível, 1H30 a levar com paralelos, multibancos incendiados, lojas destruídas, é isto que querem para o país? A meu ver violência paga-se com violência, argumentam, pessoas desarmadas? Depois de uma ordem audível que iria ser dada uma carga policial, só ficou quem quis. Eu condeno o governo, troika e tudo mais que nos está a afundar..mas ainda tenho algum bom censo.

  61. A polícia não tem culpas porque está a cumprir ordens. O comandante talvez. Mas não é preciso perceber de ordem pública para deduzir que alguém deixou os homens duas horas a levar pedradas para justificar aquela carga violenta e desproporcionada contra quem estava ali pacificamente numa acção de protesto contra a mentira, a incompetência destes putos maus. Já se esqueceram das declarações dum Pedro qualquer em Campo Maior há um ano e pouco. Não podia ter havido uma acção coordenada entre os policias infiltrados no meio dos manifestantes e a policia da porrada.Certamente não interessava, porque assim a grande greve geral e a grande manifestação foram anuladas. Coelho SAI DA TOCA PARA VERES QUE JÁ QUEIMASTES O PASTO E A POUCA RELVA QUE SOBROU NÃO PRESTA. Certamente que a greve era maior se não houvesse tanto desemprego, salários baixos e patrões e governo fascistas. Não esperes pela queda da cadeira.

  62. Seus bando de atrasados mentais… manifestarem-se (pacificamente, claro) é uma coisa….serem USADOS por grupos extremistas é outra coisa.

    Então não deu para reparar que esses “infiltrados” só querem gerar violência?

    E vocês acham mesmo que a policia não gostaria de estar do Vosso lado???

    É por estas atitudes de anarcas de merda que não vamos a lado nenhum. Vêm para aqui dar opiniões de merda, nem sabem o que é liberdade de expressão. Liberdade de expressão é falar/dar opinião sobre um determinado assunto, seja ele qual for mas de forma coerente….e não conversa de casa de banho.

  63. Por ser uma senhora de 50 anos não pode ser detida por atirar pedras à autoridade? Por ser um miúdo de 14 anos não pode ser detido por atirar pedras à autoridade?

    A culpa da crise é do P.Coelho?

    Qual é a alternativa a este governo? PS, os senhores responsáveis pela crise? Os comunistas com politicas/teses/ideais rejeitados por mais de 80% da população, na qual me incluo? Um governo de salvação nacional, para cometer as mesmas asneiras dos outros?

    Esta é a primeira crise onde não pudemos baixar a moeda, e passar ao lado dos problemas do nosso país. 75% da despesa do país são reformas, salários e subsídios, é insustentável! Cortar nas PPP, no parlamento, nas fundações e etc, simplesmente, não chega.

    1. Vê-se que estas bem inserido no sistema!
      Qual é o teu clube de futebol? e a novela preferida da tua mulher?
      Trabalhas onde? em que ministério?!
      já compras-te as prendas de natal?
      e a árvore de natal? bebes umas minizinhas ao fim da tarde com o pessoal no café?
      Huuumm! Huuumm!
      Estou-te a ver! estou-te a ver!

  64. Foi tudo bem feito e as claras…ate velhos mandaram pedras, e foi visivel neste video…mulheres e etc…estao a fazer 1 manifestacao ou a comportar se como macacos atirando tudo o que teem a mao a gente que nao tem culpa do pais estar como esta!?!?! Grupos anarquistas que dizem nao interessar a ng, mas ao que parece toda a gente gostou de estar a assistir a este circo, pois nao passou disso e neste video nao vi 1 pingo de violencia gratuita, e foi bem audivel o que os policias diziam…

    Quanto manif em si e esquecendo os incidentes, so tenho a dizer 1 coisa, Portugal Esta claramente falido, nao por culpa deste governo ou ate possivelmente do outro que passou, podem nao concordar com muitas medidas que ambos os governos tenham tomado mas a verdade e que desde ah muitos que quem tem estado no poder tem roubado, ate houve quem fizesse despenhar 1 aviao por ter carga a mais com tudo roubado oriundo de 1 pais africano, quem e velho sabe do que falo…
    Mas existe outra verdade, e que o povo tambem rouba e nao e assim tao pouco, toda a gente tem conhecimentos de pessoas desempregadas a receber subsidio de desemprego e ate outros que arranjam trabalho sem contrato, ou que vao trabalhar a dias e nada declaram sendo tudo feito por fora, toda a gente sabe como funcionaram os restaurantes, cafes mercearias e afins, so facturavam o que queriam e a bom proveito e etc…Agora que o pais esta literalmente na merda, vao reclamar que eles nos estao a roubar —> LOL eu sou da classe media, aufiro 1 salario de 560Euros /mes e nao reclamo por os impostos aumentarem, por um ou outreo subsidio desaparecerem e por ai fora, e sabem porque? Porque compreendo que numa situacao destas tem de haver sacrificios, sacrificios pra ajudarem quem nao tem trabalho, quem ficou desempregado aos 50 anos e infelizmente com o mercado laboral a ignorar por completo tal pessoas que sao ditas menos qualificadas pk tiveram 1 vida sempre no mesmo trabalho e agora nao sabem fazer mais nada e ng os aceita (infelizmente nos outros paises e a mesma coisa em relacao a esta materia.), sacrificios pra que as pessoas que necessitam de medicina tenham acesso a esta faculdade que deve ser sempre priviligiada….
    Eu trabalho mais de 8 horas por dia, e nao reclamo!!!! e tu tb te sacrificas pela nossa sociedade? ou preferes ser egoista e continuar a pedir aquilo que o governo nao tem pra dar? Pensem nisto e nao sejam parvos, nao se fazem omeletes sem ovos, e o nosso estado esta completamente roto, sem tusto, seja por roubos de ambas as partes, ma gestao de orcamentos ou simplesmente pk e assim que os portugueses trabalham…mas gostava de saber quem esteve presente na manif e se ofereceu pra ajudar a reparar os estragos feitos nesta mesma manifestacao, em que alguns vao sair do bolso de alguem que pode estar numa situacao bem pior que vcs!

    Ps- Putos menores de idade a causar disturbios numa manif??? onde isto ja chegou, manif nao e mais uma ferramenta do povo, parece ser mais uma ferramenta pra estragar e arruinar o que estiver a mao…

  65. se a policia estava preocupada com as pedras deveria ter tomado posiçao de onde as pedra estavam a ser retiradas da calsada. não deviam ter esperado tanto tempo.

  66. Basicamente, acham que a polícia tem de levar porrada, comer e calar. São pagos para sofrer. Atrás da farda estão pessoas de carne e osso com família que temem pela sua integridade física e lamenta a falta de ambição para sí e para os seus amados descendentes.
    Esquecem-se que só ali estão por obrigação da sua profissão que é manter a ordem. Não é levar porrada até mais não.. estar 2h sob o medo de levar com um paralelo e se ferirem. Quem não sairia dali irado com a violência de um PEQUENO grupo de pelintras, mas que largamente aplaudido e apoiado por assobios quando conseguiam atingir com fogo ou agredir a polícia? Qume não sairia sedento de devolver umas cacetadas? Quem não se identificava com aquele cenário devia sair dali. Agora sabem, ou param os pelintras ou é melhor abandonar. Quem ficar está a apoiar.
    Qual é o problema de estar um infiltrado? QUAL? Estão a cumprir o seu trabalho. Identificar os pelintras destruidores de manifestações! Se atiraram uma pedra em 1000… é um risco que tem de se correr.. Se queimaram um cartaz… é um meio menos activo de se conseguir integrar no grupo para conseguir fazer o seu trabalho, aqueles que as chefias lhe deram como missão.
    Apesar de não me colocar contra os polícias, também acho que a reacção foi mal coordenada. A prioridade devia ser cercar os piores.

    Antes de falarem em PIDE, fascismo e falta de democracia, vão viver SEM liberdade… para darem valor ao que têm… e da próxima vez que forem votar (porque podem!!) votem bem… e envolvam-se no processo político-social para mudar este país para melhor, tirando lá de cima os maiores responsáveis pelos meios certos.

    1. Eles querem intimidar as pessoas, metem infiltrados a incendiar para depois a policia entrar a distribruir. Pensam que assim as pessoas se vao calar e deixar de manifestar com medo da policia… SO QUEREM PODER E PASSAR POR CIMA DOS OUTROS, É PRECISO IR ATRAS DE QUEM MAMOU NOS ULTIMOS 30 ANOS, PARTIDOS VICIADOS, PS E PSD SAO CENTROS DE CORRUPÇAO !

  67. Participei na manif, excluindo-me de qualquer atitude violenta.
    O sujeito identificado nas fotografias e no vídeo aqui presentes (bem como em redes sociais e noutros blogs) encontrava-se acompanhado pelo menos por mais 2 sujeitos, igualmente de cara tapada e atitudes hostis e violentas, com os quais manteve diálogo “familiar” durante o arremesso de pedras. Os 2 sujeitos em questão são os presentes na última fotografia postada, assim como no vídeo aos 3m52s, aos 6m19s, entre outros breves segundos. Durante o apedrejamento que decorreu, o sujeito após uma quantidade de tempo que não consigo precisar, mas que me pareceu relativamente longa, em que esteve em diálogo com os agentes policiais, regressa para junto dos 2 companheiros e observa, de forma indignada, talvez em voz mais alta do que o desejado, que estava “farto” de dizer ao agente policial colocado atrás do cordão com quem manteve diálogo, que “tinham de fazer alguma coisa, senão aquela situação nunca mais passava daquilo”. Encontrava-me posicionado atrás desse grupo de sujeitos por mero acaso, pois na altura nem pensei que pudessem não ser manifestantes, mas hoje, reflectindo bem, não acho coerente os sujeitos terem atitudes de instigação à violência e depois irem pedir aos agentes a quem arremessaram pedras e injuriaram mais do que as palavras de ordem gritadas pelos manifestantes, que tomem acções face a uma situação por eles parcialmente criada.
    Por exclusão de partes, facilmente se percebe qual a real intenção destes indivíduos (e outros mais provavelmente espalhados pela manif). Há que identificar este tipo de indivíduos e excluí-los de modo a não lhes dar abertura para passarem despercebidos e incentivarem a acções que justifiquem intervenções policiais ou pidescas. Este tipo de personagem tem estado bastante presente em todas as manifestações organizadas ao longo do último ano, passando despercebidos à grande maioria das pessoas presentes, uma vez que para qualquer pessoa com um mínimo de sentido cívico e ético, é um “jogo demasiado sujo”, mesmo para quem à muito não joga limpo.
    Termino deixando a sugestão (quem não viu ainda) do documentário “Como iniciar uma revolução”, disponível em
    http://youtu.be/YAw0OjeYfEU

  68. ESTE PAÍS NÃO AVANÇA POR CAUSA DESSES ATRASADOS MENTAIS FARDADOS QUE NÃO SABEM FAZER OUTRA COISA SENÃO CUMPRIR ORDENS DE OFICIAIS IDIOTAS. TODAS AS MANIFESTAÇÕES PARA A INVASÃO DO PARLAMENTO SÃO CONSTANTEMENTE BLOQUEADAS PELA PSP PORQUE ELES NÃO DEFENDEM O INTERESSE POPULAR MAS DA ELITE DE PARASITAS. ESTE GOVERNO JÁ DEVIA TER SIDO DEMITIDO HÁ MUITO TEMPO. A ÚLTIMA MANIFESTAÇÃO FOI PACIFICA MAS AS PRÓXIMAS NÃO SERÃO. A RENOVAÇÃO É NECESSÁRIA E SE NÃO AVANÇAR DE FORMA PACÍFICA VAI AVANÇAR PELA FORÇA. UMA COISA É CERTA, BREVEMENTE SANGUE DE BÓFIA IRÁ JORRAR NAS ESCADAS DO PARLAMENTO…

  69. É certo e sabido que existem infiltrados.

    Só quem não conhece pessoalmente elementos do Corpo de Intervenção pode dizer que não existem infiltrados.

    Existem e mais, recebem ordens de cima para começar à pedrada e em desacatos, para se justificar a intervenção.

    É assim há décadas. Wake up!

  70. Ainda bem que não sou o único a ver estas coisas!
    Obrigado Tugaleaks
    Quanto aos outros:

    “O pior cego é aquele que não quer ver!”

    Acordem!!!!!!!!!!!

    Pequeno conselho a todos os futuros manifestantes:

    Se virem um tipo mascarado na manifestação dêem-lhe uma carga de porrada, que ele merece!!!!!!!

  71. Retiro o que disse em relação à porrada. Eu sou contra a violência, mas ao ver estas coisas fico fora de mim!

    Imobilizem-nos e expulsem-nos da manifestação!!!

    Violência = + violência

    Paz, Compatriotas!!!

    Pois o que eles querem é que usemos meios de luta violentos para depois nos chamarem de terroristas e assim poderem eliminar os que têm os olhos abertos e ficarem com só com as ovelhinhas. Quando na verdade são eles os verdadeiros terroristas.

  72. E quando eu digo “eles”, não me refiro aos policias, nem aos governantes, nem à classe politica em geral, pois esses são apenas marionetas. Os verdadeiros responsáveis por todos estes problemas, não só em Portugal mas no Mundo, são tão cobardes que nem mostram a cara.

    Rectificação do comentário anterior -“ficarem com só com as ovelhinhas.” – “ficarem só com as ovelhinhas.”

  73. MENSAGEM PARA O TUGALEAKS

    Gostei muito do vosso conceito e aprecio o vosso trabalho, sinceramente.
    Mas se na próxima vez em que eu visitar o vosso Website, voltar a dar de caras com anúncios da treta, genro: “Scientology.org”, esqueçam. Não contem mais comigo!

    Mais vos digo!
    Apoio e defendo a liberdade de expressão, mas após ter lido todos os comentários acima publicados, fico com a sensação de estar num blog ou coisa do género de arruaceiros excitados!
    Não me admirava nada que alguns já tenham sido visitados pela policia e levados para prestar declarações, sem esquecer a praxe ficheiro (impressões digitais e amostra ADN) eh eh!!! Esses tipos esquecem-se duma coisa que se chama IP do computador que estão a utilizar!

    Mas se isso acontecer, ainda bem! Não é com gente dessa laia que vamos fazer seja o que for de positivo pela nossa Pátria e pelo Povo Português!

    E já agora, não assassinem a língua portuguesa!

    “Faremos o possível para mostrar a você anúncios mais relevantes no futuro.” = errado

    “Faremos o possível para lhe mostrar/apresentar/sugerir anúncios mais relevantes no futuro.” = correcto

    Calma no Brasil, que Portugal ainda é nosso!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Agradecido

    Gonçalo Dos Santos

  74. é pena que apenas meia dúzia de portugueses tenham coragem para atirar pedras, pois se todos os que estavam na manifestação atirassem pedras e invadissem a assembleia isto poderia estar um bocadinho diferente.
    o que é necessário é que todos tenham coragem para actuar, pois este pais está à muito tempo na mão de meia dúzia de cães.
    REVOLUÇÃO.

  75. apesar de concordar que todos os portugueses deveriam participar no combate a este governo, acho extremamente desumano o acto destes senhores infiltrados, com pretensões de acabar com manifestação o mais rapidamente possível, por isso peço a todos os que participam nas manifestações, se encontrarem algum destes indivíduos, por favor, dêem cabo deles.
    REVOLUÇÃO

  76. Senhor Rodrigo S.
    ACHAS MESMO QUE AS ELEIÇÕES AINDA SÃO REAIS?
    ACHAS QUE É O POVO QUE NOMEIA OS CHEFES DE ESTADO?
    ACORDA!!!!!!

  77. A policia agiu bem. Esses marginais pouco ou nada tinham haver com uma demonstracao pacifica. Estragando tudo. so fizeram ainda mais prejuizo. Se fosse por mim, eu corria com esses filhos da puta, a TIRO. Foi atingido? Azar! Depois da estadia no hospital iam diretamente pa prisao.

  78. Quem falou em 10,8% de aumento é mesmo lírico! Nem informados sabem estar. A Instituição PSP teve aumento de 10,8% no orçamento da Orgânica, não foi para vencimentos,.Os elementos policiais vão ser “brindados” com cortes de mais de 9%, que entre outras coisas vão pagar RSI’s fraudulentos e a calinice de tantos que querem é trabalho e não emprego. Não falem de cor e informem-se antes de falar, pois assim só saem baboseiras. Se se informassem melhor e tivessem real noção do que são as coisas e os verdadeiros problemas que nos conduziram a esta situação e sobretudo, se tivessem um pingo de vergonha, calavam-se bem caladinhos. Falam de violência policial e fascismo… tivésseis vós visto o que era a repressão (e sentido na pele) antes de 74 e com toda a certeza reflectiam sobre formas mais “inteligentes” de se manifestar. Sabem, não é a opinar muito ou com desmando verborreico, sem tino, que se alcançam metas. Vejam o exemplo da Islândia. Enquanto no 25 de Abril, mudaram as moscas, dividiu-se a “merda” pelas novas elites e se deu a “Liberdade” para falar, uns cravinhos nas G3’s e depois só se fez caça ao PIDE (e acho bem), também se alteraram as leis que permitiram os últimos 40 anos de gestão danosa do Estado, com a maior das impunidades. Na Islândia, depuseram o Governo, congelaram bens dos responsáveis pelo caos, foram presos e julgados. Gostava ver os partidos da oposição abadonar o Parlamento e forçar constituição de novo governo… falam, falam, falam… mas não os vejo a fazer nada!… ( e o que fazem, fazem mal)

  79. Pedindo desde já desculpa por fugir um pouco ao cerne da questão aqui debatida, gostaria apenas de dar a conhecer que o McDonads da D. Carlos I ainda não efectuou o pagamento das portas de vidro que foram partidas e que a minha empresa lá foi colocar.
    Somos uma empresa pequena, a atravessar uma grave crise financeira, e a gerente do McDonalds, que devia ter pago na hora, nem se digna a atender o telemóvel.
    É este o país em que vivemos…

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *