A manchete de hoje do Correio da Manhã diz que “sexo oral pode provocar cancro nos jovens” segundo um médico do IPO. Uma investigação da Universidade do Minho diz o contrário. Em que ficamos, senhores sensacionalistas?

Manchete do Correio da Manhã

Já é comum do Correio da Manhã falar de sexo. Além dos anúncios de Convívio que mantém online, é comum ver notícias de sexo no Correio da Manhã.
Segundo reports no Facebook do Tugaleaks, dizer que só se fala de sexo na página de Facebook do Correio da Manhã é o mesmo do que querer ser banido da página. Aparentemente, o jornal parece tolerar pouco as diferenças de opinião.

Mais grave ainda não é todos os factos anteriores, mas outro.
Segundo um estudo da Universidade do Minho, a Lactoferrina é “constituída por 703 aminoácidos, encontra-se predominantemente nos produtos de excreção das glândulas exócrinas dos aparelhos digestivo, respiratório e reprodutivo. Assim, é possível encontrar esta proteína no leite, nas lágrimas, na saliva e no sémen”.

O problema em Portugal é que o médico do IPO que provavelmente falou para este jornal esquece-se que a própria Lactoferrina é uma bactéria que se encontra no sémen… algo que existe em sexo oral. E da mesma forma, não consultou estudos que estavam a ser feitos no seu próprio país. Devem ser menos do que há alguns anos, já que o governo encurtou fundos para investigação na saúde o ano passado.

O Correio da Manhã também é conhecido por copiar notícias do Inglês para o Português. E se formos pegar neste tema, o que o médico do IPO diz é exactamente igual ao que foi dito em três documentários da BBC… há mais de um ano atrás.

Claramente, este post não tem base científica nem nada que se parece.
No fundo, queremos repudiar os sensacionalismos do Correio da Manhã e deixar claro que no dia da mãe, fazer alusão a um tema “baixo” numa capa que não dá notícia mas sim coisas claramente do passado que qualquer pessoa pode saber, incluindo numa consulta de planeamento familiar.

Tal como o CM, também o JN copia notícias e no ano passado foi visado num post do Tugaleaks onde copiava uma notícia de há vários anos atrás também curiosamente da BBC.

Mas ainda assim, agradecemos ao CM (e JN) pelos momentos de humor que proporcionou aos leitores do Tugaleaks.

E aproveitando o post de hoje, feliz dia da mãe para todos.

Ver
Esconder