Trabalhadores desesperam para fazer contas à vida. Há quem não vá trabalhar por não terem dinheiro para transportes.  Falta ordenado e parte dos subsídios de Dezedmbro.

O Tugaledaks denunciou em Janeiro um “leak” na Internet onde se via documentação confidencial da empresa Moviflor que dava conta de vários desmentidos bem como de lucros e informações contraditórias sobre o pagamento do subsídio de férias e Natal, que até hoje não foi recebido por completo pelos trabalhadores.

 

Trabalhadores da Moviflor com ordenados e subsídios em atraso

Hoje, o problema é o mesmo, mas mais grave. O Tugaleaks está em contacto com vários trabalhadores da Moviflor. Existe quem já tenha recebido o ordenado mas também quem ainda não tenha recebido. Hoje, dia 9, passa um dia do pagamento das rendas, e vários dias da compra dos passes para deslocações, já para não falar nos bens essenciais.
Um dos trabalhadores chegou mesmo a criar um perfil no Facebook para denunciar a situação onde afirma “mais um dia sem saber que rumo ei de dar a minha vida, hoje não fui trabalhar porque simplesmente não tenho dinheiro para pagar o passe dos transportes”.
O trabalhador faz ainda referência a mais dificuldades, dizendo no mesmo perfil que foi “penhorar uma pulseira de ouro que é das poucas lembranças que tenho da minha querida mãe, que deus a tenha em paz, para poder alimentar os meus filhos”.

Já o blog Não nos calamos denuncia também alterações “no dia do mês” em que quem não for cliente do BANIF tem a possibilidade de receber ordenados mais tarde do que os colegas do BANIF.

 

Moviflor confirma que ordenados “estão a ser pagos”

Contactada pelo Tugaleaks, Eugénia Dias, Diretora de Markting, informou-nos que a empresa “confirma que os ordenados de Janeiro estão a ser pagos e que, apesar da conjuntura que afecta o sector e o país, e das suas consequências, está empenhada em continuar a honrar os seus compromissos”.

 

Trabalhadores queixam-se de intimidações

Depois da denúncia do Tugaleaks e dos documentos terem sido expostos online (e ainda continuam) foi enviado, segundo vários trabalhadores, um comunicado interno a reprovar tal atitude. Tem desde então havido “grandes perseguições” e os trabalhadores sabem que “quem der a cara e tocar nestes assuntos fora da empresa é despedido”.

 

Sindicado permanece calado

Na mesma altura em que contactámos a Moviflor contactámos também o sindicado que até agora não nos respondeu.

 

Trabalhadores da Moviflor com ordenados e subsídios em atraso

Comentários

16 Comments

    1. Well the truth does hurt why not facing liquidation once and for all rather than making so many lives a misery? it does not involve the employees but also their families it’ll the hardest moment to face but please do not prolong for much longer!
      In Uk life and economy are not at its best but at least there are some respectful employers .I was a customer of Movifloor 20 odd years ago and where has all your reputation gone??
      For the owners sanity put your hands up and give in its no crime to fail but a learning curve for everyone.Very sad for all hard workers…best of luck to you all!

  1. Infelizmente não são só os empregados da Moviflor, os empregados da empresa Montal ( Montagem de andaimes, pavilhões, etc.) contam já com 5 meses de ordenados em atraso.

  2. Em Portugal só vinga ter-se cartão de partido político no poder ou esperando eleições !!!

    Mais um bandido á solta partidário esperando que os mesmos um dia votem na seita dele , para mandar o que os votos mandam ;

    “””

    Ensino: Candidata partiu do 47.º lugar e ultrapassou todos

    Dirigente do IEFP coloca a mulher
    A mulher de Hugo Fernandes, coordenador no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) da Guarda, venceu de forma irregular um concurso para dar aulas nesta entidade, denunciou Arlindo Ferreira, autor de um dos principais blogues de professores, o DeArLindo. O IEFP promete “averiguar de forma rigorosa o caso”.

    “””

  3. Já por diversas vezes ouvi colegas meus dizerem que muitas destas empresas são compradas pelos angolanos, depois abrem falência, despedem as pessoas, para que no fim possa “limpar” dinheiros vindos dos quartéis das drogas, e roubos e tudo o que se possa imaginar no mundo mafioso.

    Se é verdade, não o sei, mas suponho que sim.

  4. Hoje 05 de março 2013 o subsidio de natal nem vé-lo,vou entrar de férias em maio de certeza que é outro subsidio que vai faltar..agora recebemos o vencimento as prestaçoes..!! Uma pouca vergonha

  5. mais um mês passa,mais um mês temos que apertar o cinto,trabalhamos todos os dias para recebermos o que é nosso por direito,e eles os GRANDES DA MOVIFLOR não nos pagam os nossos ordenados estamos a 08 no mês de março e estamos a receber ordenados a prestações,a eles esses GRANDES pouco lhes importa se temos casa,carro ou comida para pagar,temos que sujar os nossos nomes por causa dessa gente,muitos de nós trabalhadores da moviflor não temos o que comer ,temos contas em atrasos já há até pessoas k já ñ têm agua em casa e têm filhos em casa será k ninguém vê isso

  6. Assim não dá mais!!!Temos que nos unir, e entre todos, contratar um advogado que nos defenda, que defenda os nossos direitos antes que seja tarde demais…

  7. Trabalho na Moviflor do Funchal e o que se passa é que a Moviflor da Madeira é gerida pelo ditador Aurélio Cai Aguá, este Sr. arrasa os funcionários psicologicamente é uma tortura sem fim este monstro não da direito a ninguém de se defender ele ataca sem saber primeiro se a pessoa esta inocente ou não ofende com alhos e bugalhos a frente de clientes e para além disso é ladrão rouba a moviflor a casa dele esta cheia de artigos da Moviflor que ele não os pagou simplesmente abateu o material a nível informático e levou os moveis para casa, investiguem, e por favor tirem este mostro da gerência porque esta violência psicológica eu não aguento muito mais.

  8. sem duvída que a rede de lojas moviflor cresceu muito mas de certeza que não foi só os patrões que ficaram a ganhar dentro de cada loja possivelmente com excessões há os malabaristas que vivem a vida de parasitas que só olham para o seu umbigo mesmo havendo assuntos que prejudicando todas as pessoas passa a ser normal.É de lamentar porque paga o justo pelo pecador , a vida por vezes preganos certas partidas mas para alguns é justo.

  9. esse senhor que dirige a loja moviflor funchal ele assume o papel de o sr perfeito mas pelo contrário é um ser que exige que as pessoas em seu redor sejam cordeiros e depois abanando a cabeça a tudo ,de seguida como a maioria das pessoas vivem á custa do ditado lembe botas , através disso conseguem alcançar objetivos sem olhar a meios…………………

  10. mentira que a moviflor nao esta pagando os ordenado os empregado e tem subicidios atasado 2012 subisicidos de ferias e ordenado 3 mes uma amado de gatunes so quere e robbar onde esta tudo o dinheiro que fassias roubarao
    tabem na madeira a moviflor podia a era fazer um empaçao jerao de sima a baixo que iao emcontra muita coisa

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder