O Tugaleaks é um órgão de comunicação social verdadeiramente independente. Não temos qualquer publicidade no site. Consulta aqui o nosso relatório de transparência mensal.

Envia a tua denúncia anónima aqui

Quando no início de maio o anúncio de que um multibanco estava a dar notas de vinte a quem levantasse dez, dezenas de pessoas foram à procura deste “milagre”.

A situação aconteceu no dia 3 de maio, em Figueiró do Campo (Soure). Quem naquele dia fosse levantar uma nota de dez euros, ou assim o quisesse, levava uma de vinte.

Este é um erro que, segundo a SIBS ocorre muito poucas vezes. Mas quando ocorre, há sempre quem aproveite. De acordo com uma fonte no local, “terão sido umas dezenas” de pessoas a levantar dinheiro daquela forma.

Mas o problema nem sempre foi benéfico para quem quisesse levantar dinheiro, pois de acordo com a mesma fonte “apareceu um homem a dizer ter pretendido levantar 150 e haver recebido 100”. Pode “ter-se tratado de uma troca dos cacifos onde são postas as notas”, sugeriu ainda.

Até hoje, os beneficiários do levantamento de saldo “a mais” não foram contactados para devolver o dinheiro. Mas quem levantou a menos deverá contactar o seu banco, para ser ressarcido do valor.

Foi precisamente isso que a SIBS informou ao Tugaleaks. De acordo com uma fonte oficial da empresa, “são extremamente raras as situações em que o equipamento, por uma avaria do dispensador de notas, não entrega a quantia exata do levantamento efetuado pelo utilizador. As situações solicitadas para avaliação pelos clientes rondam os 0,01% casos. Essas situações são registadas pelo sistema da Rede MULTIBANCO e, como referido, quando são confirmadas, são regularizadas entre o banco e o seu cliente”.

O Campeão das Províncias, jornal que lançou a notícia em primeira não, disse na altura que “informado da existência do bónus do MB, o jornalista pôs os pés ao caminho e verificou aquilo de que sempre desconfiou: a tão propalada exactidão da informática, afinal, também tem dias”.

Mas a SIBS desvalorizou, indicando que “o serviço MULTIBANCO é um dos mais resilientes do mundo e tem um uptime de 99,99%, um valor extremamente positivo e acima do benchmark em serviços de pagamento”.

Por isso, as dezenas de pessoas que conseguiram “levantar” mais dinheiro do que o pretendido, devem considerar-se umas sortudas.

 

Queres enviar uma denúncia ao Tugalekas?
Preenche este formulário anónimo.

Foto: Dinheiro Vivo

Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder