Um dos maiores sites onde se encontravam links para download chegou ao fim. Hoje, o site ne-miguelito.com encerrou devido a um possível processo da ACAPOR.

O site operava há seis anos e foi hoje encerrado pelos seus criadores. Imediatamente, desenvolvemos esforços para contactar os responsávels do website, e no mesmo contacto pudemo-nos aperceber de que o culpado pelo fecho do site era, tal como em muitas outras situações, a ACAPOR.

 

Site Né & Miguelito fechado devido a processo judicial da ACAPOR

 

Conforme o Tugaleaks noticiou na semana passada, a ACAPOR tem continuado a ameaçar vários websites para serem fechados. Tentámos durante o dia de hoje uma resposta da parte da ACAPOR sobre esta situação, mas a mesma não chegou.

O site também já tinha em finais de 2010 ficado offline devido também à ACAPOR, mas tinha regressado dias depois.

Em entrevista ao Tugaleaks, um dos criadores do site esclarece o que aconteceu:

 

O site foi alvo de uma queixa. Conta-nos o que aconteceu.

A queixa está prestes a entrar no Tribunal da Propriedade Intelectual (tribunal este que conta com um novo juiz) (…) esta queixa é da responsabilidade da ACAPOR, que me enviou uma carta registada através de um advogado deles a dizer que em vez da tradicional queixa conta desconhecidos no ministério publico iam fazer contra mim (…) e não queriam a pena de prisão, mas sim o pagamento dos prejuízos causados pelo nosso site, uma soma que era de 80.000 (oitenta mil euros),

 

Foi por isso que fecharam o site?

Tomamos esta decisão, pois o nosso objectivo nunca foi prejudicar ninguém, mas sim tornar a Internet livre e de modo a que as pessoas possam ter de forma igual acesso à cultura… muito menos temos algum ganho com o mesmo para cobrir as despesas face às eventuais queixas que possam vir a existir contra nós, e chegou a um ponto que para defendermos os nossos ideais íamos prejudicar muito as nossas vidas sem ganharmos um cêntimo com o mesmo, coisa que muitos nos acusam…

 

Mesmo com o site fechado, o processo pode dar entrada e serem obrigados a pagar a tal quantia. Estão com algum receio? Já falaram com um advogado?

Sim existe sempre a possibilidade do processo continuar, quanto ao advogado só pedi conselhos (…) mas como isto nada está definido em termos de processos não adianta fazer muito mais.

 

Achas “justo” o que a ACAPOR fez?

Quanto às acções da ACAPOR acho ridículas e vivem num mundo de fantasias, pois eles não produzem nada, logo não são detentores de quaisquer direitos de autor, muito menos somos nós os causadores dos prejuízos dos seus associados que tento alegam, pois estudos recentes demonstram o contrário.

Link: Pirataria beneficia indústria musical

 

Site Né & Miguelito fechado devido a processo judicial da ACAPOR

 

Podes-nos adiantar algumas estatísticas do site?

Tínhamos cerca de 360 mil membros, contando que esta versão do site foi criada do 0 em 2011, pois o primeiro fórum já contava com cerca de 500 mil criado em Setembro de 2007, tínhamos ~110 mil tópicos, quanto aos donwloads por dia andavam na casa dos milhares certamente, e estavam envolvidos muito TB, pois tínhamos membros que tinham cerca de 10TB de uploads na conta que usavam para fazer upload, agora multiplicando isso por muitos membros que ajudavam não devia faltar muito para chegarmos aos PB…

 

Vale a pena continuar a lutar por uma Internet livre?

(…) tomamos esta decisão para dizer basta, estamos cansados, não adianta lutar conta estes senhores e ou seus lobbis… (…) lutamos e perdemos muitas horas, só em troca do espírito de partilha e a liberdade na Internet, que quer queiramos ou não está a caminhar para a censura… sem nunca ganharmos nada em troca…
E claro estou cansado destas lutas desiguais, como não temos lucros (caso oposto do megaupload) todas as despesas são do nosso encargo…

 

Queres deixar alguma mensagem final?

Espero que os outros consigam lutar contra o que estão a querer fazer a um espaço que devia ser livre, já não chega a troika e a situação do país que quem paga são sempre os mesmo…
Felizmente todos temos trabalho, acho que é o que faz falta a esses senhores…

 

 

 

Ver
Esconder