A empresa NOS, que comercializa um dos maiores serviços de internet, telefone, televisão e telemóvel em Portugal, vai deixar vários utilizadores sem e-mail.

Lembras-te de ouvir que “fazer Clix custa nix”, num anúncio que dizia “é isto que a Internet tem de bom”? Ou de que ouvires que “quando te sentires em apuros e te faltar a net, nós estamos lá” em relação à Internet do Kanguru?

No caso de teres um e-mail da Clix ou Kanguru, e por isso seres um cliente com mais de dez anos de “casa”, temos más notícias para ti: eles já não “estão lá”.

De acordo com informação publicamente disponível, a NOS, irá deixar de oferecer serviços para estes e outros domínios onde alguns clientes antigos têm e-mail.

A empresa do grupo Sonae que detém marcas que ao longo dos tempos se forem aglomerando no universo NOS, como é o caso da Kanguru, Clix Oniduo, decidiu assim terminar um serviço de e-mail aos seus clientes mais antigos.

Se tens algum e-mail que acabe em clix.pt, kanguru.pt, mail.pt, oniduo.pt, optimus.clix.pt, oninetspeed.pt, oninet.pt ou mail.optimus.pt, fica a saber que a partir de fevereiro de 2020 deixarás de ter acesso ao teu e-mail.

A decisão foi tornada pública em finais de outubro no Forum da NOS e confirmada por fonte oficial da empresa ao Tugaleaks: “[e]sta descontinuação está relacionada com a evolução da própria internet e da dinâmica que a mesma tem vindo a tomar. Os serviços agora descontinuados encontram-se ultrapassados por soluções gratuitas existentes no mercado com mais espaço de storage e mais funcionalidades”.

No Forum da NOS é recomendado mudar para serviços comerciais de outras empresa (Gmail e Hotmail) que, de acordo com a Eletronic Frountier Foundation em 2018 não lutavam por ti caso tenhas algum problema legal (“gag order”, ou ordem para ficarem calados sobre algo em relação a ti por algum tribunal) e que em 2015 não tinham política de retenção de dados e o Google não divulgava pedidos de Governos e Países sobre o utilizadores da empresa norte-americana.

Em relação ao número de pessoas afetadas, fonte oficial confirmou que as “contas de e-mail com atividade nos últimos três meses é inferior a 18 mil contas e destas muitas não têm uma atividade considerada regular, pelo que o número de pessoas afetada é muitíssimo reduzido”.

A mesma fonte, sobre a possibilidade de se criar um redirecionamento, para impedir que, por exemplo, cartões-de-visita impressos com e-mails antigos sejam ainda utilizáveis, disse que “com a descontinuação deste serviço, o redireccionamento deixa de ser possível”.

Se ainda não recebeste uma informação sobre isto, não te preocupes, porque “todos os utilizadores dos serviços vão ser informados por escrito da descontinuação das contas de e-mail”.

 

Queres sentir o efeito da  mudança?
Efetua uma denúncia anónima ao Tugaleaks.

Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder