O Tugaleaks é um órgão de comunicação social social verdadeiramente independente. Não temos qualquer publicidade no site. Consulta aqui o nosso relatório de transparência mensal.

Envia a tua denúncia anónima aqui

A intenção é abrir um site de partilha de ficheiros que possa colmatar a falta que o Oxe7 fez a alguns internautas. O Tugaleaks entrevistou uma das pessoas responsáveis pela ideia.

Passou um ano desde a entrevista que o Tugaleaks fez ao responsável do Oxe7. Na altura, quando fechavam sites diáriamente devido a uma intervenção pioneira da ACAPOR na altura. Embora o Oxe7 não tenha sido fechado pelo facto do seu autor ter sido identificado, fechou por outros motivos.

Agora, parte da antiga equipa vai-se voltar a reunir para abrir um novo site, ainda sem nome, que vai certamente trazer novidades á partilha de ficheiros em Portugal.

O Tugaleaks entrevistou um desses membros.

 

oxe72

 

Coloca ‘Like’ para ficares a par das novidades do novo Oxe7

 

Qual foi o verdadeiro motivo do fecho do Oxe7?

Não foi nenhum motivo em concreto. Foram vários os factores que nos levaram a fechar o Oxe7. Um dos motivos mais fortes, foi obviamente a pressão exercida à volta de todos os sites de partilha que encerravam quase diariamente.

 

Consideram que o responsável do Oxe7 podia, se continuasse a ter o site aberto, ser contactado pela ACAPOR?

Nada é impossível. Tanto o responsável como qualquer outro membro da equipa poderiam vir a ser contactados, pois pelo que soubemos em alguns desses casos, foram os moderadores a ser notificados, e não os administradores.

 

O que vos fez, passado quase um ano, juntarem-se e abrirem um novo site?

Não regressamos todos, e dai não podemos dizer que a equipa mudou de ideias em relação a fechar o Oxe7, pois o domínio Oxe7 vai continuar encerrado. Os que decidiram por um ponto final na partilha de ficheiros, assim o fizeram. Este será um projecto distinto, gerido por membros do antigo oxe7.

 

Já têm nome para o novo site? Quantas pessoas estão envolvidas?

Sim, pelas razões que dissemos na pergunta anterior, temos que mudar de nome, mas ainda não vamos revelar qual é. Ainda não temos a certeza de quantos farão parte do novo site, e provavelmente nem vamos saber até aos primeiros dias em que o site esteja online. Podemos sempre precisar de mais gente pois um site destes consome muito tempo. Serão ajustes a fazer ao longo do tempo e pedimos a paciência de todos enquanto estes ajustes são feitos.

 

O que vai ter de diferente, ou de igual, em relação ao Oxe7?

Para além do novo design, vamos manter a qualidade, variedade e rapidez de conteúdos. O Oxe7 sempre foi algo mais do que uma “livraria” de filmes onde os utilizadores entravam e tinham que pensar o que escolher para ver naquele momento. Nós sempre sugerimos o melhor conteúdo aos utilizadores, dando uma pequena apreciação pessoal, facilitando assim o seu entretenimento, e assegurando sempre a qualidade. E era isso que as pessoas gostavam em nós. Não teremos nada de muito diferente que valha a pena assinalar. Um ou outro ponto de organização de conteúdos apenas. Em fórmula que ganha, não se mexe.

 

Têm já alguma precaução tomada para que as entidades “do costume” não vos consigam chatear?

As entidades “do costume”, como as apelidaste, vão continuar a tentar fechar sites de partilha, por muitas precauções que se tomem. É o seu trabalho e tem que ser respeitado por todos! Nunca faltamos ou vamos faltar ao respeito a essas associações. Mas é óbvio que a protecção de cada um de nós, está salvaguardada, e no dia que a nossa privacidade se sentir ameaçada, tomaremos sem olhar para trás, a mesma decisão que o nosso antigo administrador tomou.

 

Quando será lançado o site?

Não temos nenhuma data estipulada. Mas esperamos que nos próximos 15/30 dias arranque. Se não tivermos nenhum problema maior até lá, este será o nosso objectivo para o lançamento.

 

Que informação querem passar aos antigos utilizadores do Oxe7?

Como ainda não temos nenhum local para informar os utilizadores sobre a data de lançamento e o endereço do novo site, decidimos abrir uma página no facebook para lançar as novidades. Pedimos a todos aqueles que queiram saber quando será lançado, que sigam a página “Novo Oxe7 ”  e sigam as instruções indicadas em uma das publicações da página. As mensagens estarão activas para quem quiser enviar sugestões.

 

Coloca ‘Like’ para ficares a par das novidades do novo Oxe7

ACTUALIZAÇÃO 17-02-2014 01:15:
O responsável pela criação do novo Oxe7, admitindo aproveitar-se do sucesso do site antigo, decidiu pouco tempo depois de dar esta entrevista, cancelar a criação do novo site.

Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *