Um rootkit é um software malicioso extremamente difícil de detectar e, portanto, muito difícil de remover. Um dos rootkits mais famosos e perigosos da história foi o Stuxnet.

Ele tinha como alvo instalações nucleares iranianas e foi criado pelos EUA e Israel, que perderam o controle.

Isso mostra que os rootkits não devem ser considerados levianamente.

O que é um rootkit?

Os rootkits já existem há algumas décadas. Eles continuaram a evoluir, tornando-se mais sofisticados e mais difíceis de detectar.

O termo rootkit vem da conta de administrador mais privilegiada em um sistema UNIX, chamada de ‘root’.

Depois que um malfeitor tem acesso de nível de raiz (nível de administrador), nada em seu computador é seguro.

Este termo é comumente associado a malware. O malware frequentemente instala rootkits após a infecção para ocultar sua própria atividade e se esconde em outros processos em execução em um computador.

Um rootkit pode ocultar um keylogger, capturando suas teclas digitadas e enviando suas informações confidenciais sem o seu consentimento.

Também pode permitir que hackers usem seu computador para fins ilícitos, como lançar um ataque de negação de serviço contra outros computadores ou enviar e-mail de spam.

Seu PC também pode ser usado como um computador zumbi ou para ataques DDoS.

Como você encontra rootkits?

A resposta curta é que você não pode. É impossível encontrar um rootkit instalado em seu PC, mesmo se você souber que há um em seu computador.

Não sem a ajuda de especialistas de uma solução antivírus de última geração, confira aqui os melhores preços para antivírus no mercado.

Todo o propósito de um rootkit é proteger malware. Pense nisso como uma capa de invisibilidade para um programa malicioso.

Esse malware é então usado pelos cibercriminosos para lançar um ataque.

O malware protegido por rootkit pode até sobreviver a várias reinicializações e apenas se misturar aos processos regulares do computador.

A detecção de rootkit é um desafio. Mas, como um usuário de computador responsável, você pode ficar de olho em comportamentos estranhos em seu computador.

Se você acha que o carregamento é lento ou que certos processos não estão funcionando perfeitamente, você deve suspeitar de malware.

Evitando que malware rootkit infecte seu PC

Se você deseja proteger seu PC, o primeiro passo é reconhecer que seu PC pode ser alvo de ataques de hackers.

Você deve começar a pensar seriamente na proteção contra malware que pode manter os rootkits afastados.

Aqui estão algumas dicas para manter em mente para proteger seu PC contra malware rootkit:

  • Seja proativo na proteção do seu PC e instale uma solução antivírus abrangente e avançada;
  • Baixe software apenas de sites de renome – e analise todas as classificações/análises de usuários;
  • Baixe patches de software e atualizações de antivírus como e quando disponíveis;
  • Não feche os olhos para os problemas de comportamento do seu computador aprenda porque isso está acontecendo;
  • Use uma boa ferramenta de remoção de rootkit que pode escanear, detectar e remover rootkits em seu PC.

Como se defender contra rootkits

Como os rootkits são muito perigosos e difíceis de detectar, é importante ter cuidado ao navegar na Internet ou baixar programas.

Não há como se proteger magicamente de todos os rootkits.

Felizmente, você pode aumentar suas chances de evitar esses ataques seguindo as mesmas estratégias de bom senso que você adota para evitar todos os vírus de computador, incluindo esses.

Não ignore as atualizações

As atualizações dos aplicativos e do sistema operacional do seu computador podem ser irritantes, especialmente quando parece que há uma nova atualização para você aprovar toda vez que você liga a máquina.

Mas não ignore essas atualizações. Manter seus sistemas operacionais, software antivírus e outros aplicativos atualizados é a melhor maneira de se proteger contra rootkits.

Cuidado com os e-mails de phishing

E-mails de phishing são enviados por golpistas que querem enganá-lo para que forneça suas informações financeiras ou baixe software malicioso, como rootkits, para o seu computador.

Frequentemente, esses e-mails parecerão ter vindo de um banco ou provedor de cartão de crédito legítimo.

Essas mensagens podem indicar que sua conta está prestes a ser congelada ou que você precisa verificar sua identidade. As mensagens também solicitarão que você clique em um link.

Se o fizer, você será direcionado a um site falso. Uma vez lá, você pode baixar acidentalmente um rootkit para o seu computador.

A lição? Nunca clique em links supostamente enviados por uma empresa de serviços financeiros.

Se a mensagem supostamente vier de uma empresa na qual você não tem contas, exclua-a. Se a mensagem vier de uma empresa com a qual você faz negócios, faça login em sua conta online ou ligue para a empresa.

Se houver realmente um problema, ele deve aparecer em sua conta online ou um representante do atendimento ao cliente irá confirmá-lo.

Cuidado com os downloads drive-by

Downloads drive-by podem ser especialmente problemáticos. Isso acontece quando você visita um site e ele instala automaticamente um malware no seu computador.

Você não precisa clicar em nada ou baixar nada do site para que isso aconteça. E não são apenas sites suspeitos que podem causar isso.

Os hackers podem incorporar código malicioso em sites legítimos para causar esses downloads automáticos.

A melhor maneira de ajudar a se proteger? Aprove as atualizações para o software do seu computador rapidamente.

Configure seu sistema operacional, navegadores e todos os aplicativos para instalar atualizações automaticamente para que seus sistemas de computador sempre tenham as proteções mais atualizadas.

Não faça download de arquivos enviados por pessoas que você não conhece

Tenha cuidado também ao abrir os anexos.

Não abra anexos enviados a você por pessoas que você não conhece. Fazer isso pode fazer com que um rootkit seja instalado em seu computador.

Se você receber um anexo suspeito? Exclua a mensagem de e-mail imediatamente.

Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder