O Tugaleaks é um órgão de comunicação social social verdadeiramente independente. Não temos qualquer publicidade no site. Consulta aqui o nosso relatório de transparência mensal.

Envia a tua denúncia anónima aqui

É uma conta falsa no Twitter sobre Passos Coelho que tem gerado polémica. Até tem, inclusivamente, sido confundida com a verdadeira e citada na comunicação social.

“Oriento a minha vida pelos 5 pês: Pedro, Pai, Primeiro-ministro, Patriota e Pin. Também faço farófias”. É assim que Pedro Passos Coelho, na sua versão humorística, é apresentado no Twitter. O autor é um jovem desempregado que conseguiu imitar o “Passês” do Passos Coelho.
Muitas pessoas gostam do que ele diz, pode estar a dizer a verdade.

O Tugaleaks foi conhecer o autor desta conta que foi citada, inclusivamente, no estrangeiro como uma fonte oficial. Por cada pergunta que fazemos a Nuno Salgueiro, publicamos um «tweet» polémico do falso Passos Coelho.

 

Conta do falso Passos Coelho no Twitter mostra o que o verdadeiro Passos Coelho não diz

 

Quem é o falso Passos Coelho no Twitter? Quem és tu?

O meu nome é Nuno Salgueiro, sou um Designer, neste momento desempregado e a estudar Engenharia Mecânica, de 40 anos. Assino Vega9000 nos blogues onde escrevo (sobretudo sobre política), o AspirinaB e o 365Forte.

 

 

Como te surgiu esta ideia?

Surgiu-me um dia quando, ao ouvir um discurso de Passos Coelho, me apercebi que era capaz de imitar um estilo peculiar de linguagem que ste usava, a que chamei “Passês”: uma junção de palavras mais ou menos sonantes e pseudo-sérias que juntas fazem um discurso desconexo que pode ser muito cómico. Fiz dois ou três tweets, achei que tinha potencial, e como sou admirador das boas contas satíricas que existem no twitter, e não havendo nenhuma dedicada a Passos Coelho, resolvi criar uma.

 

 

Tens receio que o Passos Coelho te ponha um processo um dia?

Não. A conta é satírica, não pretendendo fazer-se passar pelo verdadeiro Passos Coelho, pelo que faria tanto sentido como Marcelo Rebelo de Sousa processar o RAP por ter feito uma imitação deste. Há uma diferença entre criar perfis satíricos para fazer humor e crítica politica, como é o caso, e criar perfis falsos com o objectivo de passar desinformação. Para além disso, procuro centrar-me nos aspectos políticos da governação, deixando de fora tudo o que sejam potencialmente calúnias ou aspectos omo
honestidade pessoal e carácter. Não uso, por exemplo, a Tecnoforma.

 

 

Achas que o que dizes nos teus Tweets é a verdade que o Passos Coelho não quer dizer?

Os tweets vivem muito de descodificar o que é dito tanto por Passos Coelho como pelos restantes membros do governo, ou seja, “traduzir” o que é dito em linguagem política para linguagem comum. Como é evidente, o humor reside precisamente na contradição que existe entre o que é dito e o que realmente se quer dizer, ou o que na realidade se faz. Isto sendo válido para todos os políticos, neste governo essa desconexão atinge níveis estratosféricos, pelo que o potencial é enorme para humoristas. O que a conta faz é precisamente isso, usar a ironia e o humor para dizer a realidade.

 

 

Já te confundiram com o “real” Primeiro Ministro?

Sim, por vezes acontece. Embora tenha tido cuidado para dar todas as pistas imaginárias – desde a foto, a bio no twitter, ao nome – por vezes algumas pessoas mais distraídas tomam a conta por real. Acontece com pessoas anónimas, aconteceu no início com um jornalista do Wall Street Journal, e mais recentemente, de maneira hilariante, com o governador do Estado do México que identificou Passos Coelho, que na altura visitava o pais, como @passos_pm. Aqui com a minha resposta aqui. Um
dia mais tarde aqui e com a minha resposta aqui.
Quando há estas confusões a minha resposta é sempre a mesma: vou interagindo com a pessoa de modo cada vez mais absurdo até que ela perceba que a conta é satírica, o que dá um efeito muito cómico.

 

 

És militante do PS, certo? Se um dia viermos a ter um Primeiro Ministro do PS, tencionas criar uma conta para ele também?

Sim, sou militante sem grande actividade fora dos blogues e redes sociais. É possível, já criei inclusivamente uma conta com o AJ Seguro, que entretanto está inactiva por falta de tempo para me dedicar também a ela. Mas terei que ver na altura, até porque não duvido que aparecerão outras também.

 

 

O que pensas do Passos Coelho como pessoa?

Não o conheço pessoalmente, pelo que não faço julgamentos. Utilizo apenas a sua personalidade pública enquanto PM para a conta, deixando normalmente de fora aspectos da sua vida pessoal, excepto quando ele próprio os utiliza politicamente (por exemplo, quando faz declarações com a sua mulher).

 

 

 

Segue a conta “Pedro o PM” no Twitter

Página de Facebook “Pedro o PM”

Comentários

2 Comments

  1. O pASSOS coelho poderia processar o rapaz talvez e apenas isso, por utilizar a foto dele indevidamente.
    Mas de resto o humor não é ofensivo nem seria motivo para processos.

    As frases têm piada e são humor inteligente 🙂

    Eu faria apenas uma correcção numa frase, quando passos diz «Governo para o País»,, deveria ser era : «Governo apenas para mim»

    .
    abraço

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *