De acordo com a ACAPOR existem mais sites na calha. O quarto maior site foi fechado segunda-feira e o quinto site foi hoje, o PdC-Links.

O Tugaleaks tentou mais uma vez falar com os responsáveis do site e conhecer os reais motivos pelo fecho. Os responsáveis falam de ameaça directa da ACAPOR. Este é o segundo site a fechar esta semana, depois do site Né Miguelito ter sido encerrado segunda-feira.

 

Site PdC-Links fecha devido a ameaças da ACAPOR

 

Segue a entrevista com um dos responsáveis do site:

Decidiram fechar o site na sequência do que aconteceu ao Né Miguelito, ou um fecho não está relacionado com outro?

Apesar de ambos partilharmos o estatuto de comunidades de partilha de conteúdo online, o encerramento do PDCLINKS não está relacionado com o fecho do Né & Miguelito. A decisão de encerrarmos o site deve-se única e exclusivamente ao facto de termos recebido uma ameaça direta da ACAPOR com os dados pessoais de um antigo colaborador. A partir do momento em há acusações pessoais, deixa de fazer sentido continuar com o projeto.

 

Mesmo fechando o site a queixa poderá ser ainda apresentada. estão receosos?

A decisão de fechar o PDCLINKS no tempo útil que foi estipulado visa evitar a apresentação da queixa.

 

Podem-nos indicar algumas estatísticas do site? (users, TB de ficheiros, etc)

A Comunidade tinha mais de 230 mil membros, apesar de fazermos uma remoção de milhares de contas inativas anualmente. Em relação ao tamanho (TB) não tínhamos nada alojado em servidores nossos. Apenas permitíamos aos membros a postagem de links externos de download direto, mas não é possível ter a noção do tamanho total representado por esses links porque varia muito de conteúdo para conteúdo.

 

Quais são as vossas melhores recordações do site em termos de apoio e união dos utilizadores?

Podemos dizer com sinceridade que é fantástico ter uma comunidade grande e tão bem organizada como o PDCLINKS e que a decisão de acabar nos custou bastante.
Não estamos a falar apenas de um local de partilha de conteúdos. Era também um local de aprendizagem, troca de experiências e estabelecimento de relações. Houve casais a formarem-se a partir do convívio que se tinha na comunidade e havia muita gente com uma rotina diária de passagem pelo forum.
Foram quase 7 anos de existência e ao longo desses anos foram muitas as pessoas que passaram e foram permanecendo ligadas ao PDCLINKS.
Sempre defendemos uma base forte de respeito e justiça dentro do forum. E é com muito orgulho que vimos vários membros bem jovens a crescer no seio da comunidade e a virem agradecer-nos pelo que são hoje.
Estes momentos serão para sempre recordados por todos os que os viveram.

 

Site PdC-Links fecha devido a ameaças da ACAPOR

 

Consideram que o que estão a fazer é um crime ou uma partilha de cultura?

Nós sempre fomos pessoas defensoras da liberdade de expressão e distribuição de cultura. Aquilo que fizemos foi contribuir para que isso acontecesse. Ao longo destes anos, passaram pessoas fantásticas pelo PDCLINKS com um grande espírito de entreajuda e de partilha de conteúdo, sem obter nada em troca para além de um agradecimento. Pessoas normais, mas que contribuíram em muito para uma sociedade informada e culturalmente mais evoluída.
Na atualidade, torna-se uma atividade com importância acrescida devido à crise económica e social que atravessamos. Muitas são as palavras que podem refletir esta atividade mas ‘crime’ não é uma delas.
Todos nós sabemos que o modelo de negócio das editoras e produtoras está ultrapassado e só irá melhorar se abrirem os braços às novas tecnologias.

 

isso aplica-se à ACAPOR?

Sinceramente, não percebemos o porquê desta associação (ACAPOR) continuar com o seu modelo de atuação. Não percebemos o que tem a ganhar, para além de inimigos. Estamos a falar de uma associação do audiovisual que defende que o negócio dos videoclubes foi destruído pela partilha de conteúdos online. Aluguer esse de filmes que, já há algum tempo, está à distância de um clique no telecomando da meo ou zon. Será que as pessoas irão voltar a alugar filmes num videoclube se fecharem alguns sites de partilha em Portugal? Deixamos a reflexão.
Relembramos ainda que o download entre particulares e sem fins lucrativos foi considerado legal em Portugal  e que um estudo feito pelo centro de investigação da Comissão Europeia demonstrou que download de músicas na internet incentiva à sua compra.

Por fim, queremos apenas deixar o profundo agradecimento a todos os membros que nos acompanharam e nos têm transmitido mensagens de apoio.

 

 

O Tugaleaks vai continuar a monitorizar os vários sites existentes para que se consiga perceber se mais algum irá fechar nos próximos dias.

Comentários

40 Comments

  1. Para vossa apreciação:

    Há bastante tempo foi aqui noticiado, bem como em diversos outros sites noticiosos portugueses, os NOMES, MORADAS e AS EMPRESAS de propriedade desses sujeitos da ACAPOR.

    A conclusão:

    Com esses dados nas mãos, qualquer um, repito, QUALQUER UM pode chegar até eles e retribuir-lhes as ameaças.

    A pergunta:

    Algo deve ser feito para os calar, nem que seja à força, ou esperaremos de braços cruzados que TODOS os sites de partilha sejam encerrados? Vivemos num País de conas?

    Pensem nisto. Se se acobardam, estão feitos ao bife.

    1. Concordo!

      O grande problema é deixarmos-nos acobardar e assim permitir que nos dominem, bem como às nossas vidas, gostos e especialmente direitos.

      Não me refiro só e exclusivamente a entidades como a (ACAPOR) mas a todas num geral que têm por hábito usar de ameaças e persuasão para intimidar.

      Além de que estas acções protagonizadas pela (ACAPOR) quase com toda a certeza que possuem ilegalidades de ordem cívica e criminal. Entre uma delas é a obtenção de dados, moradas de quem gere os sites de partilhas, etc… sem uma ordem judicial para a obtenção de tais dados.

  2. Foi triste para mim, que após acordar iniciei a minha rotina diária no pc, e vejo o pdclinks a fechar por culpa destes senhores. Já era utilizador do PDC e do Ne e Miguelito à alguns anos e é com imensa tristeza que os vejo fecharem, principalmente pelos motivos implicados. Esta organização esquece-se que só está a provocar a ira de milhares de utilizadores que utilizavam esses sites, e que ao fecharem estes muitos mais iram surgir…. Eles estão a começar uma guerra que não têm como ganhar….
    Desejo tudo de bom aos responsáveis dos sites referidos anteriormente e obrigado por tudo.

  3. simceramente voces são um bando de frustados , pois estão a defender algo que esta ultrapassado , voces já pararam para pensar????NÃO ,pois devem achar que doi, se querem manter os clubes de video voces teem que travar a tecnologia e o avanço futuristico, e teriam que procesar a sony,toshiba,asus,lg,samsung,foxconn… por terem evoluido , lavem a cara , o vhs já foi ultrapassado , o dvd já esta em declineo , já ninguem quer dvd , nem os ciganos os vendem nas feiras , o futuro é digital e não fisico , já agora a MÉU e a ZON é que são os voços concorrentes directos pois são um videoclube online , quando é que voces vão fechar a MÉU E ZON????? deixem-se de covardias , estão a fechar sites que teem ZERO fimes e musicas armazenadas neles, porque não teem tomates para fechar videoclube online a MÉU E ZON. p:s caso voces não saibam já inventaram a roda e os dinossauros já foram extintos………

  4. TUGALEAKS ELEMINEM O MEU COMENTARIO ANTERIOR , POIS ESQUECIME DE FAZER REFERENCIA QUE EU TAVA A REFERIR-ME OS FILHOS DA PXXXX DA ACAPOR. E PUBLIQUEM ESTE ABAIXO OBRIGADO

    siNceramente voces da ACAPOR são um bando de frustados , pois estão a defender algo que esta ultrapassado , voces já pararam para pensar????NÃO ,pois devem achar que doi, se querem manter os clubes de video voces teem que travar a tecnologia e o avanço futuristico, e teriam que procesar a sony,toshiba,asus,lg,samsung,foxconn… por terem evoluido , lavem a cara , o vhs já foi ultrapassado , o dvd já esta em declineo , já ninguem quer dvd , nem os ciganos os vendem nas feiras , o futuro é digital e não fisico , já agora a MÉU e a ZON é que são os voços concorrentes directos pois são um videoclube online , quando é que voces vão fechar a MÉU E ZON????? deixem-se de covardias , estão a fechar sites que teem ZERO fimes e musicas armazenadas neles, porque não teem tomates para fechar videoclube online a MÉU E ZON. p:s caso voces não saibam já inventaram a roda e os dinossauros já foram extintos………

  5. “Nós sempre fomos pessoas defensoras da liberdade de expressão e distribuição de cultura. ”

    então estes meninos são ladrões porque roubam material pago e distribuem-no de graça e depois veem-nos com esta da liberdade de expressão e da distribuição de cultura?!

    estes meninos se forem trabalhar não hão-de querer ser pagos por aquilo que fazem? então e os músicos, atores, produtores, realizadores, etc. não têm que ser pagos pelo trabalho que fazem?

    ai, ai estes badamecos… ignorância a quanto orbigas!

    1. Quando os próprios autores defendem a partilha das suas próprias obras, quando autores esquecem-se das editoras e arcam com a despesa e risco de produzir e distribuir o seu próprio trabalho para acabarem com a exploração a que são sujeitos, quando autores ganham (7%, 8% até 10%) sobre o direito das suas obras e têm que esperar meses até ver os seus (Royalties) parece-me muita estupidez, ignorância e hipócrisia o teu comentário descabido. (* Mas não te sintas mal por isso, és só mais um da manada (gado) e tens de concordar com os teus semelhantes, que não sou eu nem os que defendem o que eu defendo).

      Mas felizmente, tu, e os que seguem pensamentos iguais aos teus são uma minoria, bastante pequena e insignificante e a partilha continua… continua… e; continuará até que a gente queira ou nos exterminem, o que é plausível se não vos exterminarmos antes de que vós possais ter tal ideia.

      (Mas como todos nós, és livre de ter a tua opinião, claro!). 🙂

  6. quais os outros 2 que fecharam…sao 5 ao todos que ja se foram… o oxe7, Né Miguelito,o pdclinks…qual e os outros dois

  7. O BTNext não foi fechado como noticiam aqui nos comentários e pelo facebook. O BTNext apenas está a sofre de ataques DDoS que se têm prolongado ao longo do dia de hoje, ler aqui: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=3133604
    De seguida o BTNext comunicou na sua página oficial do facebook que aproveitou o mesmo lanço de estar off para implementar novas medidas e funções. Por isso está descartada qualquer hipótese do BTNext ter sido fechado pela ACAPOR. Não façam filmes onde eles existem porque até agora só foram fechados 3. O resto estão uns condicionados pelos seus motivos pessoais, outros estão apenas com medo como o caso do wareztuga e a ver no que dá e outros infelizmente estão a sofrer ataques onde muitos outros trackers inter também estão a levar com DDoS.

  8. Sou membro de muitas comunidades de partilha de ficheiro incluindo comunidades torrent. É com muita pena minha que vejo a Acapor fazer isto. Só ganham inimigos porque ninguém vai alugar um filme a um videoclube, a MEO hoje em dia permite o aluguer de filmes no pc e podemos ter o filme guardado durante 30 dias. Querem melhor ?? Só mesmo os sites de partilha porque os clubes de video já morreram. Vão trabalhar Acapor, parem de destruir.. inovem, evoluam !

  9. Porque apagaram o meu comentário que só dizia a verdade sobre a situação do btnext da qual muita gente anda por ai a tentar passar a imagem que o mesmo foi fechado??? Eu falo porque tenho ligação directa com administração do BTNext. O que falei era a mais pura das verdades e não sei porque apagaram o comentário. Já não se pode responder agora????

    1. Apaguem o comentário de cima e peço desculpa a moderação pelo engano. Isto é o que faz utilizar a porcaria do ie que só mostra metade das paginas.

  10. Espero que em prol do bom senso e Santa ignorância contrariem aqueles que por maldade e para justificar o que fazem e continuarem a receber lautos ordenados vos obriguem a fechar o vosso site. Esquecer aqules que por contrariedades da vida estão numa cama em casa sem de lá poderem sair esses não contam, como a vida é tão ingrata e tão ingratos são aqueles que não querem que estas pessoas vejam e adquiram cultura e conhecimentos de que forma estas pessoas têm acesso a tudo isto? Haviam esses senhores de padecer deste mal para sentirem na pele aquilo que estão a fazer. Deus é grande e ele faz justiça. O dinheiro não é tudo na vida, de vez em quando olhem para o lado. Bem aja OXE7.

  11. bandidos, era lindo aparecer um bom advogado que vos fosse defender e por esses acaporcos em tribunal porque se pergunta: como conseguiram esses dados e que meios foram utilizados para atingir os fins que eu saiba ou conheça não são polícias onde para a lei neste pobre país

  12. Anonymous please, please,please, acabem de vez com esses fdp da Acapor, são uns atrasados mentais e não merecem existir no século XXI, façam com que emigrem, não têm lugar na nossa sociedade. Como é que é possível que queiram que voltemos a alugar filmes, anda tudo maluco, a internet evoluiu, já nao estamos nos anos 90. Façam-nos ir trabalhar e não lhes dêem descanso !!!! Obrigada.

  13. A todos muito cuidado! A ACAPOR ADQUIRIU OS DIREITOS DE 98% DOS TITULOS DE FILMES, MUSICA, SOFTWARE E VIDEOJOGOS! A partir deste momento, a ACAPOR tem legitimidade para agir judicialmente contra os donos dos sites! Esta informação é verídica e tem por objectivo esclarecer os interessados na matéria. CUIDADO a partir de agora!

  14. Hello! I know this is somewhat off topic

    but I was wondering which blog platform are you using for this site?
    I’m getting sick and tired of

    WordPress because I’ve had problems with hackers and I’m looking at options for another platform. I

    would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder