O movimento cívico Precários Inflexíveis criou a primeira associação em Portugal de combate à precariedade.

 

Precários Inflexíveis criam associação contra a precariedade

 

Segundo os próprios, a Associação de Combate à Precariedade – PI é “uma organização aberta a todos e todas, para que seja possível enquadrar mais ideias e mais força, de norte a sul do país”.

Os movimento Precários Inflexíveis foi dos primeiros a ser criado em Portugal, bastante antes da “geração à rasca”, quando poucos ou nenhuns lutavam pelos recibos verdes dignos e pela extinção da precariedade em Portugal.

Têm neste momento dois processos, que seja do nosso conhecimento, o que prova também que existe sempre a tentativa de “afogamento” deste tipo de movimentos pela via da lei quando os mesmos incomodam. O mais recente processo foi, resumidamente, uma empresa que não gostou de comentários num blog e decidiu tentar apaga-los “legalmente”.

A Associação de Combate à Precariedade fundamente ainda no seu manifesto fundador, o motivo pelo qual criaram a Associação: “É pela urgência de juntar os trabalhadores precários, e de estes se sentirem identificados com uma organização que reconhece e conhece a sua realidade, que sentimos necessidade de ser mais do que um movimento”.

É sem dúvida uma Associação a acompanhar, não só pelos processos legais a decorrer mas também por ser das mais antiga e das que mais acções e informações tem prestado.

 

Site da Associação de Combate à Precariedade 

Ver
Esconder