Cerca de 88% dos inquiridos neste estudo afirmam que a corrupção no Governo é um problema generalizadoo. Portugal está no quarto lugar da lista dos países com corrupção no Governo.

O estudo foi realizado pela Gallup, uma empresa de sondagem que realiza em cerca de 160 países.

A percepção dos índices de corrupção no Governo levam Portugal ao quarto lugar do ranking de um estudo publicado recentemente. Portugal fica atrás da República Checa, Lituânia e do Gana. O estudo está dividido entre países com liberdade de imprensa (que é o caso de Portugal) e países sem liberdade de imprensa. Ironicamente, com a nossa liberdade de imprensa, o estudo não teve até ao momento qualquer divulgação em Portugal embora o estudo seja do final do ano passado.

 

782297

 

 

Sem melhorias à vista

Segundo o estudo, “[o]s dados da Gallup não mostram quaisquer melhorias tangíveis na percepção da corrupção no governo a nível mundial ao longo dos últimos anos. À primeira vista, estes resultados aparecem decepcionante, à luz da crescente esforços anti-corrupção globais, tais como o Plano de Acção de Combate à Corrupção do G20 ou o Foreign Corrupt Practices Act do governo dos EUA. No entanto, o aumento dos controles de transparência e corrupção pode ter contribuído para aumentar a consciência pública sobre a corrupção do governo, o que poderia explicar a estagnação nas percepções globais de corrupção. Melhorar essas percepções é provável que seja uma tarefa de longo prazo”.
Na prática, a Internet e a consciencialização da população pode ter levado à estagnação destes números, que não deixam Portugal numa boa posição.

 

_cxrk9tni0qtgoxzlzizaq

 

 

Existe ainda um PDF onde se pode ver as entrevistas e respostas, tendo e conta esta média. Os dados de Portugal são recolhidos desde 2006 e não têm tido grandes alterações, tendo por isso abrangido governos do PS, PSD e coligações com outros partidos.

Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder