O Tugaleaks é um órgão de comunicação social verdadeiramente independente. Não temos qualquer publicidade no site. Consulta aqui o nosso relatório de transparência mensal.

Envia a tua denúncia anónima aqui

Um grupo de pessoas que se sentem motivadas a responder à próxima convocatória internacional – 12/15M “Primavera Global” decidiu fazer confluir energias, capacidades logísticas e técnicas, iniciativas e imaginação para despertar ao longo do mês de Maio uma convergência de iniciativas de Indignação e Mudança.

 

cartazLX

 

No dia 24 de Março vai realizar-se uma reunião aberta, a partir das 14h na Ler Devagar/Lx Factory, em Lisboa, para pensar modos de operacionalização, discutir propostas e lançar iniciativas entre pessoas e colectivos que decidirem aderir a esta iniciativa.

Esta iniciativa decorre deste momento crucial em que nos encontramos à escala global, exigindo a particpação das pessoas na construção dos seus próprios futuros. A 12 de Março de 2011, uma data histórica para a indignação em Portugal, assistimos a uma das maiores manifestações da história recente. Esse rastilho de mobilização cidadã incendiou depois várias cidades da Europa, a partir de 15 de Maio, e seguindo o mesmo impulso vindo também das revoltas no mundo árabe. O ano de 2011 ficaria marcado depois pelo dia de protesto mundial: 15 de Outubro de 2011. O ano haveria de ficar ainda associado à ocupação de Wall Street em pleno coração da economia e do sistema financeiro global e que se transformou no movimento Occupy. Entretanto já inúmeros colectivos mais locais, de transição ou de bairro ou movimentos sociais tematizados se organizavam antes propondo alternativas. O que transparece de todo o ano 2011 é que muitas pessoas quiseram clamar indignação, construir resiliência, resistir e exigir mudanças.

Chegou a altura de juntarmos outra vez as vozes num protesto global. Para além da mobilização de rua propomos a multiplicação de iniciativas que durante todo o mês de Maio e sobretudo entre 12 e 15 de Maio onde confluam novas narrativas alternativas e esperançosas, mais inclusivas da diferença e da diversidade das propostas, das ideias e das especificidades de todxs os 99%.

O 12M-15M é neste momento uma convocatória internacional para a realização de actividades, protestos, debates com vista a criação conjunta de uma nova visão para o mundo. O que acontecerá nesse dia virá a ser definido por vários grupos em cada país, e também nós, enquanto cidadãos, cidadãs ou colectivos, temos a oportunidade de fazer parte da construção deste evento. Neste sentido apelamos para desenharmos, debatermos e organizarmos aquela que poderá ser a Primavera Global.PT.

A indignação pode dar agora lugar, de forma articulada e em rede, ao empenhamento e à produção de novas narrativas, novos imaginários mobilizadores, futuros em que caibamos todxs. Podemos tornar Maio, num mês de Indignação e também de Mudança. Esperamos demonstrar criatividade e empenho de todas as pessoas e colectivos que querem ter voz na construção do futuro. Temos que aprender a fazer melhor e assim atrair mais pessoas, maximizar a capacidade logística e a capacidade técnica de cada colectivo, permitindo encontrar motivos, estímulos, ideias, para fazer mais, para agir mais, para mudar mais, nos bairros, nos locais de trabalho e de ensino, nas famílias, nos colectivos, tanto nas ruas como através da internet.

Somos um grupo de pessoas de diversas origens, profissões e condições: activistas, ambientalistas, artistas, bolseiro/as, desempregada/os, estudantes, imigrantes, intelectuais, investigadora/es, jornalistas, professora/es, percária/os, reformada/os, trabalhadora/es que subscrevem, de momento, este apelo

Ana Margarida Esteves, Afonso Francisco Pereira, António José Lourenço, António Pedro Dores, António Subtil, Álvaro Fonseca, Bruno Gonçalves, Dolores de Matos, Fernando André Rosa, Gil Penha-Lopes, Inês Subtil, João R., Joaquim Paulo Nogueira, José Falcão, Lídia Fernandes, Lia Nogueira, Luís Alves, Magda Alves, Margarida Paredes, Michele Cirafaci, Micol Brazzabeni, Miguel Castro Caldas, Nuno, Susana Boletas, Teresa Alves, Otávio Raposo, Paula Montez, Paulo Raposo, Pedro Jerónimo, Pedro Rocha, Renato Guedes, Renato Teixeira, Rui Cruz, Rui Rebelo, Rui Viana Pereira, Savina Lafita, Sofia Rajado, tiago Castelhano, Tiago Mendes, Victor Lima.

Sobre o Primavera Global.PT

P’los Subscritores de Primavera Global.PT
Paulo Raposo

Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder