O Partido Socialista (PS) copiou o logotipo do Novo Rumo, um movimento cívico do Sul de Portugal. O logotipo está registado no INPI. Soares já tinha feito o mesmo.

A nova campanha do PS que está disponível no site com a mensagem “Novo Rumo” peca por originalidade e, o logotipo, pega por possível ilegalidade.
Mas não é apenas de agora. Este movimento cívico teve visado pelo PS há alguns anos, pois, segundo Daniel Calado, responsável do Novo Rumo, “anteriormente tínhamos avisado o Sr. Mário Soares quanto à utilização do nosso logotipo”.

 

Partido Socialista copiou novamente o logótipo e nome do Movimento Cívico Novo Rumo

 

O logotipo que se vê acima é demasiado parecido com as informações que estão no site do PS, ou com a foto colocada após esta frase. Daniel Calado afirma que “pelo menos o PS Algarve tem perfeito conhecimento da nossa existência”.

Partido Socialista copiou novamente o logótipo e nome do Movimento Cívico Novo RumoImagem do PS

 

Pelo Facebook leêm-se outros dados. Uma mensagem colocada num grupo, provavelmente de alguém ligado ao novo Rumo, afirma que existe “utilização abusiva, por parte do Partido Socialeiro do nome Novo Rumo. Isto apesar da designação estar desde há bastante tempo devidamente registada no INPI. Até o tipo de letra do logo copiaram. O nosso advogado está já com o assunto entre mãos. Não vamos deixá-los roubar-nos”

O Movimento Novo Rumo assenta a sua atuação, segundo Daniel Calado, em “democracia semi-directa; autonomia das regiões; alteração do sistema eleitoral e despartidarização da administração pública”

Qual será o “Novo Rumo” para Portugal?

 

O caso de Mário Soares

Mário Soares também fez campanha como “Um Novo Rumo”. Na altura, a imprensa dedicou algumas linhas a fazer a ligação dos dois “novos rumos”, como se pode ler abaixo:

Partido Socialista copiou novamente o logótipo e nome do Movimento Cívico Novo Rumo

 

 

O Tugaleaks contactou o PS e enviou algumas questões por e-mail. Embora o e-mail tenha sido recebido, bem como a nossa insistência, a assessora de imprensa do PS não nos enviou qualquer resposta até à publicação desta notícia.

Ver
Esconder