O Tugaleaks é um órgão de comunicação social verdadeiramente independente. Não temos qualquer publicidade no site. Consulta aqui o nosso relatório de transparência mensal.

Envia a tua denúncia anónima aqui

Com lojas um pouco por todo o país, a empresa decide pagar sem aviso prévio apenas 25% do valor do subsídio de Natal. Quem critica, é mudado de loja.

 

Moviflor ameaça trabalhadores e com salários em atraso

 

Além de 25% do subsídio de Natal e outros valores, os trabalhadores queixaram-se ao Tugaleaks de pressões dentro da empresa. Quem não está “satisfeito”, é despedido ou enviado para outra loja, nos limites legais contratados para recolocação de pessoal, por forma a incentivar o próprio trabalhador a despedir-se.

O Tugaleaks tentou contactar a Moviflor mas recebeu apenas silêncio. No entanto, e-mails disponíveis na Internet há poucos dias através do site AnonFiles e enviados ao Tugaleaks, mostram e comprovam a aparente grave situação económica que a Moviflor quer passar aos trabalhadores e ao mesmo tempo o lucro que advém de algumas caixas a nível nacional.

Link dos e-mails

 

 

São cerca de 23 lojas e 1200 trabalhadores afetados. Embora o sindicato já esteja informado, ninguém ousa dar a cara com medo de represálias ou despedimentos.

Para outro trabalhador contactado por nós, existem outros problemas como “os investimentos que estão a ser feitos em Angola e Moçambique; negocios através do BPN; depositos em contas particulares; má gestão dos recursos da empresa”. A empresa está de boa saúde, mas não em Portugal e não para os trabalhadores, afirma a nossa fonte.

 

Blog na Internet denuncia

Existe um blog na Internet feito por trabalhadores da Moviflor que pretendem ficar anónimos e que denuncia toda a situação. O blog Não Nos Calamos permite entender um pouco melhor o porquê do aparente pagamento dos 25% do subsídio e do fecho de várias lojas, apontando muitas das vezes o dedo à Diretora-Geral da Moviflor, Teresa Albuquerque.

 

Sindicado informado

O Sindicado dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) foi contactado pelo Tugaleaks. Embora não exista uma resposta oficial, o sindicato informou-nos por telefone de que já teriam existido vários plenários e que tinham pelo menos em duas lojas, de Lisboa e Setúbal, pedido a investigação e inspeção laboral.

 

Conteúdo do “leak” de e-mails

O conteúdo do link divulgado na Internet mostra não só e-mails a comprovar toda a situação como talões de depósito em caixa, alguns com mais de 3 mil euros (o valor é diário). Para onde vai todo este dinheiro? Não parece ir para os trabalhadores.

 

E-mail Moviflor

 

 

A 23 de Novembro a Moviflor enviou um e-mail a indicar que seria pago o subsídio de Natal até dia 15 de Dezembro. No entanto, em e-mail enviado a 20 de Dezembro mudava essa informação e dizia que iria ser pago apenas 25% do valor.

 

O que foi feito ao dinheiro e á dignididade dos trabalhadores?

Comentários

33 Comments

  1. A comissão de trabalhadores deve sentar-se à mesa com o partonato, dialogando qual a melhor forma de encontrar uma solução.
    Foi assim que aprendi,

  2. isto so prova o pais em que estamos sr passos coelho deixa isto acontecer que e donos e gestores de grandes empresas meter milhoes ao bolso e depois dizem que nao tem dinheiro ate quando o povo portugues vai aguentar ate quando vamos deixar que qualquer otario sem estudos ou estudos falsos mande nos nossos bolsos mas enfim so desejo que todos funcionarios moviflor acordem e retenham material e dinheiro de todas lojas para seus pagamentos porque qualquer dia nao vao encontrar nada nas lojas abraço

  3. A qualidade do material vendido por esta empresa deixa muito a desejar e assistência técnica simplesmente não existe. O equipamento que comprei nesta empresa quebrou em poucos meses e apesar da garantia de 1 ano recusaram fazer a troca. O material é de fraca qualidade e fabricado na china. Não recomendo.

  4. o problema da moviflor é a ganancia da administração , pagam para fazer moveis de merda e venden-nos a altos preços e pagam mal ao trabalhador comum , mas os administradores e e pessoal acima do funcionario normal , ganha bem e estao-se pouco lixando para os clientes , a moviflor não possui certificado de qualidade , porque não a tem!!! palavras da empresa que emite os certificados de qualidade , , ora o IKEA possui esse certeficado , faz testes ao mobiliario de resistencia e qualidade, a moviflor não , o ike tem 1 bom serviso de apoio ao cliente , a moviflor ta-se fodendo para eles , o IKEA tem fabricas em portugal , a moviflor manda vir de frança e ta tentar mandar vir de angola , é pena as pessoas onestas que la trabalham e presisao do dinheiro , senao não era pena fecharem , pois é so merda de material, bonitos , mas merda

  5. Dessa gente, distância.
    Na Moviflor de Leiria fui ver se tinham em stock uma peça de mobiliário de valor considerável.
    Não tinham em stock e queriam que pagasse adiantado uma parte do móvel. Sempre simpáticos, até que….
    pedi para me darem um prazo de entrega por escrito com direito à devolução no caso de não cumprirem. Resultado?
    Fui tratado como um cão sarnento, o comercial revirou-me os olhos e tirou-me o papel das mãos sem meias medidas.
    Nem um “boa tarde”, bah…. para vender estão eles prontos, quando vêm que já não há negocio querem mais é que desapareças para tentar enganar outros….
    gentinha de m….

  6. Pedro relativamente ao material cada pessoa leva o que paga!!! Se paga pouco nao pode exigir muito.
    Relativamente a isso tb já comprei na Moviflor e tem material bastante bom mas nao custa 5 tostões.
    Material da China?????? Se. for ver grande parte dos artigos que consumimos vem da China.
    Para finalizar o assunto que se fala nao é da qualidade do material mas sim dos direitos dos trabalhadores que de nada tem culpa!!!

  7. Para sentar alguem à mesa é preciso que esse alguem se queira sentar e neste caso não são os trabalhadores que não querem, como é obvio.

  8. Carissimos comentadores, resta dizer que nem todo o material do IKEA é bom, à material e material. A moviflor não dá aos seus clientes a garantia de 1ano como disseram, dá a garantia de 2 anos como manada a lei, e tenho a dizer que também não é verdade que a moviflor não quer saber dos seus clientes, o atendimento e a assistência ao cliente em caso de reclamação é tão boa como no IKEA. Falo por experiênca propria e com conhecimento de causa. contudo não podemos generalizar as coisas como é obvio. A moviflor é uma grande empresa que opera no nosso país.

  9. O subsídio de Natal é descontado ao trabalhador pela entidade patronal mensalmente. Este acordo é muito antigo, ou seja: cada empregado põe de parte uma pequena quantia todos os meses, pra receber essa quantia por alturas do Natal, esse dinheiro SEMPRE foi do trabalhador, nunca do patrão e muito menos do Estado. Estamos a ser roubados, o que se faz quando se apanha um ladrão em flagrante? (só o subs. de férias é que é da responsibilidade do patrão.)

  10. O problema de todos nos esta aqui um mero exemplo, os trabalhadores e ex trabalhadores estão a espera do que lhes pertence, e como sempre o povo prefere dicutir aquilo que aqui não se coloca em mesa, mas sim o que a moviflor comercializa, é como ver o telejornal a ver todas injustiças e estar a espera do desporto pra ver os resultados!!! que interessa o material e a quilidade??? compra quem quer e so la vem que precisa e gosta, assim como em todos locais, se olhassem mas é ao problema que aqui se discute, que estão familias a espera do ordenado, houve lojas q fecharam e ainda não viram os seus direitos, e o resulatado da falata dos mesmos são dificuldads q familias passa, dor, insonias, que interessa as madeiras e a ikea, e la o q seja…enquanto se discute aqui materias q não se encuadram no problemas estaão familias a passar dificuldades!! se fossemos um povo unido, em vez de falarmos e calar, estavamos a revidicar os nossos direitos e os dos outros,agora é a moviflor, quem sabe amanha é o nosso local de trabalho??!!!!

  11. BOA IKEA ESTAS A CONSEGUIR O QUE QUERES DERRUBAR A MOVIFLOR E ASSIM FICAR SOZINHA E OS PORTUGUESES ATÉ AJUDAM A DIZER MAL DE UMA EMPRESA QUE E 100% PORTUGUESA. INCRÍVEL.
    SERÁ QUE DEPOIS ESTÃO A ESPERA QUE A IKEA DE EMPREGO A QUEM DIZ MAL DA MOVIFLOR.
    IKEA QUE SE FARTA DE RECEBER APOIOS DO ESTADO MAIS UMA VEZ QUEM PAGA.

  12. e fantastico como continua a haver pessoas que nao pensam …o pais esta no estado em que esta a conta da ma gestao no passado do nosso governo… onde esta a verdade desta noticia ? reside unica exclusivamente no facto de nao terem recebido os 75 % do subsidio …mas esta e uma realidade que afeta a todos …quando vejo esta exposicao e ataques aos gestores das empresas pergunto me …sera que e so inveja ? sera que os pais destas pessoas nao lhes disseram estuda meu filho ? pois eu sou um desses casos em que nao ouvi as palavras dos meus velhos e agora trabalho no duro… bem mas isto e um a parte …trabalho numa empresa que vive a mesma situacao mas com pessoas ou se quiserem com colegas mais conscientes …mas deixem me falar da moviflor …a cerca de 10 anos comprei cerca de 3000 euros em produtos dessa empresa a verdade e que ja tive inundacoes e fiz varias mudancas e ate hoje so tenho a dizer bem…..as vezes a verdade vai de como tratamos as nossas coisas e nada mais …. de resto fui bem atendido com os prazos cumpridos ….mas sera que nos portugueses temos sempre de defender os produtos dos outros paises ? como queremos nos sar desta crise se nos entalamos uns aos outros ….qual e afinalidade destas noticias mentirosas e insinuosas ? mandar pro desemprego 1200 pessoas como acima referido, pessoas que tal como os que escrevem aqui a dizer mal tem filhos e despesas … e triste ver o comum mortal a aniquilar se uns aos outros por inveja ou ganancia …eu continuarei ir comprar a moviflor sem problemas e com a mesma confianca com que fui ha 10 anos atras ( tambem ja fiz pequenas compras sem problemas depois disso ) porque sou portugues ,porque quero o melhor pro nosso pais porque so compro o que nacional… a todos os colaboradores da moviflor deixo aqui o meu agradecimento pelo bom servico prestado….

    1. Tobias, e se nos ficassemos pelo assunto principal? Estão varias centenas de familias sem dinheiro para comer, é o teu caso Tobias?

  13. As duas ultimas vezes que fui á moviflor acabei por nao comprar nada, a primeira vez queriam que ficasse á espera duas semanas por uma simples cadeira, e mais recentemente fui ver uma cama que estava no novo catalogo e disseram-me que devido a nao haver em armazem teria que esperar um mes e meio!! Ate me ofereci para trazer a que estava em exposiçao e mesmo assim ia demorar 20 dias!! So para rir….muito sinceramente nao sei como é que conseguem fazer negocio assim, tenham juizo.

    1. Moviflor não paga ordenados de Janeiro de 2013. Os trabalhadores estão até ao dia de hoje (08-02-2013) sem receber. Ninguém, da Administração da Moviflor ou Direcção das lojas, diz nada! Centenas de famílias estão desesperadas! Digam alguma coisa!!! Os lucros não são para desviar para Angola e Moçambique!!! Voçês têm responsabilidades em Portugal ou então devolvam os incentivos que o estado vos deu para manterem o negócio a andar!!!!

  14. quando falei da qualidade da moviflor , sei do que falo , na loja o movel tinha um aspecto em casa…caiu em 7 meses , quase sem uso , uma das prateleiras vergou com 2kg de roupa!!!!! a espessura da prateleira era de 12mm , com buracos para parafusos de 8mm , sobrando assim 2mm em cima e 2mm em baixoe cima para segurar uma prateleira de um guarda fatos com cerca de 1m por 40 , sem qualquer outro apoio ou trave , as gavetas , apoios e traves nem velas , cairam os fundos a 2 das 3 ,o apoio cliente , uma merda , fugiram todos e o covarde do jorge do armazem da maia foi o mais cinico e ele é quem esta a gerir o armazem central do norte(na maia) , o movel na expossição tinha gavetas reforçadas e trave em metal , o meu nem velas, foram montadas por 1 empregado com ma educação e sem vontade , vi-me grego para efectuar a troca , a administração fodeu-se para o sucedido , enfim

  15. Hoje 03 de março 2013 o subsidio de natal nem vé-lo,vou entrar de férias em maio de certeza que é outro subsidio que vai faltar..agora recebemos o vencimento as prestaçoes..!! Uma pouca vergonha

  16. Uma empresa em que se encomenda uma mobilia em Dezembro de 2013 e a 5 de Março ainda está em falta a secretária do quarto que encomendei…uma empresa que cedeu a mesinha de cabeçeira do quarto que encomendei a outra cliente visto que não fui burra ao ponto de ir buscar a mobilia incompleta pelo valor de uma completa…trabalham bem,não trabalham??? A trabalharem assim,os poucos clientes que teem ainda são muitos…

  17. nem subicidios nem ferias nem ordendado que a moviflor esta pagando as espetaçoes 50 por cento do ordenada entro ontem 04-04-2013 e flat os outro 50 porcento e uma camade de ladroes

  18. moviflor e uma empresa grande e de muito dinheiro e pretremonios que no dia 04-04-2013 so pagou 50 por centro do ordenado e vaise 07-04-2013 sem outro 50 porcentro que flata come que as pessoa subrivivem com 242.00 que e 50 porcentro e sem subicidios de natal do ano passado2012 e vao de ferias este ano sem ver a cor do subicidi de ferias deste ano dizem que estao a passar dificoldadeis a passar .eu digou o que fasso com o dinheiro que fasso o dia a dia as vezes 5 mil por dia estao e a diviar para conta de outra pessoa eu digou que trabalha os trabalhador estao mais em dificoldadeis e nao os patrois que ele tenho e dissez que nao se pode falar com ningem sobre este assuntos e mais e mais ficar por dizer …moviflor da madeira

  19. A moviflor é só falsidade, não há direito… andam a enganar os empregados, dizem que pagam isto e aquilo, assim e assado… e depois dinheiro, nem vê-lo…. O meu tio trabalha lá a mais de 15 anos, não lhe pagaram ordenados, nem subsídios de feria e de natal… Fez um acordo com a Moviflor para receber uma indemnização para se vir embora, e começavam-lhe a pagar até hoje… Adivinhem? Indemnização? nem vê-la…
    Com 2 filhos a estudar, rendas e condomínios em atraso mal tem dinheiro para comer, e o pouco que tem é porque tanto ele como a sua mulher tiveram que se rebaixar e ir pedir ajuda aos respectivos pais…Abriram as lojas de Angola com o dinheiro que pertence aos funcionários de cá.
    São uns grandessíssimos vigaristas e sem.vergonha!

  20. e uma vergunha tudo a rubar ondenada da madeira so 50 porcento que pagar e hoje sao 15-04-2013 ainda nao vei os outro 50 porcentro que flota sem subicidios de natal 2012 os 75 porcentro e ferias 2013 que nao vei ja fizerao um comicado a dizer eu digo o que vao fazer sem dinheiro para agar contas comer da ilha da madeira vergunha tudo a rubar

  21. Caros Colegas.
    Pelos vistos estamos juntos na mesma luta.
    Posso-vos garantir que pelo andar da carruagem a “MOVIFLOR” vai ao charco.
    Trabalho muito próximo da administração e sei que há um grupo Suíço interessado em adquirir a empresa, só que pelo que me apercebi essas duas senhoras querem continuar a encher a “Mula”, porque com a empresa na situação que está têm a distinta lata de pedir cerca de cem milhões pela sua “venda”.
    A empresa deve cinquenta milhões e ainda querem encher mais o “cú” ????
    Pelo que sei, não vão fazer o dito negócio e a empresa vai por água abaixo.
    Ainda ontem estávamos numa reunião e a Exª Srª Doutora Teresa recebeu uma chamada (pelo que me apercebi) dos interessados em adquirir a empresa. (acreditem ou não, ela quase lhes desligou o telefone na cara).
    Eu por mim, já estou a tratar de outras vidas (mas ta difícil), aconselho a que tratem da vossa, porque tenho a certeza que irão todos para a rua e aqui não há indemnizações, porque elas não vão pagar, (vão começar a chamar o pessoal para apresentar propostas e entretanto não as vão cumprir, porque estão prestes a encerrar as portas).
    Acreditem que esta informação é de fonte segura. Cuidem-se

  22. isto é uma situação vergonhosa até pk os trabalhadores que foram para Moçambique ainda têm valores atrasados por receber, desde Janeiro que estão em Portugal e nada msmo nada foi pago em relação ás horas de trabalho extra
    todas as famílias têm empréstimos das casas por pagar entre outros e já não conseguem pagar.
    em Dezembro já havia famílias a passarem fome, pais sem dinheiro para colocarem comer na mesas recorrendo a amigos,

    Unam se peçam ao governo para interceder,falem dêm as caras pk empresa nenhuma fecha todas as portas para castigar tdos os funcionários deixei de pensar individualmente, todos juntos TEM MTO MAIS FORÇA .

  23. Lá está o ke eu me canso de dizer UNAM -se lutem dem as caras, deixem de ser cobardes ate me envergonho de ser PT nem parece que vivem num país revolucionário e ke viveram um 25 de Abril, está na hora de pararem e de irem á luta por ser coninventes com toda esta situação vem de mãos vazias

    A vocês Homens trabalhadores da Moviflor se os têm no sitio está na altura de se mexerem antes ke venha tdo ao fundo, as vendedoras das lojas deixem de ser merdosas e juntem se aos vossos colegas parem juntem se ás portas das lojas e não trabalhem, exijam os vossos direitos.

    PENSEM KE É POR HAVER COBARDES QUE ESTE PAÍS ESTÁ A AFUNDAR XAMEM AS TELEVISÕES, FAÇAM BARULHO ALGUÉM TERÁ DE INTERCEDER POR VOCES

  24. eu fui despedida sou sozinha c um filho menor eles nao m pagam devem-me 2.900 euros já tenho 2 meses de renda em atraso e estao-se pouco lixando. e dps ainda levam a mal de eu andar a dizer k a moviflor m deve…………..

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder