O Tugaleaks é um órgão de comunicação social social verdadeiramente independente. Não temos qualquer publicidade no site. Consulta aqui o nosso relatório de transparência mensal.

Envia a tua denúncia anónima aqui

O Artigo 13 está na ordem do dia. Mas o que aprece ter passado despercebido de muitos foi o facto da conta oficial da SIC Notícias ter chamado parasita ao Wuant por ter falado no Artigo 13.

Este artigo é a definição de “nova censura” na Internet. Na prática, os conteúdos vão ter um pré-filtro, ou seja, uma efetiva censura, aos conteúdos que são enviados para plataformas como o YouTube, GitHub, e outras.

O YouTube contactou alguns dos seus melhores entretainers da atualidade, incluindo o Wuant, um dos maiores YouTubers em Portugal, para falarem sobre este problema. O vídeo do Wuant tornou-se viral e depressa chegou aos trendings do YouTube.

Mas a SIC Notícias, ou melhor, uma pessoa com acesso à conta da SIC Notícias, que, segundo a empresa, “não é jornalista”, decidiu comentar e criticar de forma fácil e brejeirta o vídeo publicado. Conforme se pode ler abaixo, chamou “parasita” ao YouTuber e ainda disse para ele “desaparecer”, o Artigo 13 era “abençoado”.

Depressa o comentário foi apagado, mas a Internet não perdoa. Com um print feito, foi possível começar uma crítica à SIC Notícias e à sua agenda.


 

Pouco tempo depois a SIC Notícias veio-se desculpar publicamente:

Mas não sem antes o Tugaleaks contactar o Gabinete de Comunicação da Imprensa e perguntar qual era a posição oficial da SIC em relação ao Artigo 13, quais as consequências daquele “erro” que interfere na honra do YouTuber e também da forma como a situação foi tratada e qual a agência de comunicação responsável pela situação.

Como resposta, obtivemos silêncio.

A situação é grave

Além das muitas críticas verificadas, a página Os truques da imprensa Portuguesa faz uma extensa análise e diz que «Este comentário é agressivo, desproporcionalmente agressivo: um tipo tem uma página de Youtube bem sucedida, usa-a para chamar a atenção para um assunto político relevante e alguém, que não gosta desse tipo, diz que “se é para acabar com parasitas destes, então está tudo bem”».

A página chega mesmo a dizer que «Online, a título pessoal, somos todos inimputáveis. Estamos nesse ponto civilizacional».

 

Quanto ao insulto, este ficou impune.

Além do Artigo 13 também o Artigo 11 é perigoso, já que permite aos grandes media, como a SIC, receber comparticipações económicas por links partilhados por cidadãos como tu.

Se quiseres saber mais sobre o Artigo 13 e o Artigo11, bem como a censura que pode existir em toda a Europa, quer nos trabalhos académicos, quer nos memes e noutras partes da Internet visita esta página e assina esta petição.

 

Queres enviar uma denúncia ao Tugaleaks?
Podes faze isso de forma anónima aqui.

Foto: SIC Notícias

Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *