Cerca de 100 pessoas protestaram ontem ao final do dia contra a violência na Turquia frente à sua embaixada. Os membros desta foram os únicos ausentes.

A embaixada da Turquia, na Avenida das Descobertas em Lisboa, foi ontem palco de um evento que visava apoiar as pessoas Turcas, que sobrem de violência policial, por vezes negada pelo Governo Turco.

 

Portugal protestou ontem contra a violência policial na Turquia

 

Em declarações à Lusa, Sofia Rajado da Plataforma 15 de Outubro explicou que “O objectivo é demonstrar solidariedade (…) também estamos contra o nosso Governo tal como eles estão, e vimos prestar solidariedade, temos esse ponto em comum. Enquanto o povo turco estiver na rua a lutar heroicamente e com coragem pelos seus direitos será um exemplo para nós, e queremos mostrar-lhes que estamos solidários”, relembrando também que sexta-feira irá existir um outro protesto naquela Avenida.

A presença da polícia não se fez notar em demasia excepto a partir das 19h quando os manifestantes tentaram ocupar mais do que uma faixa de rodagem da estrada que não podia ser cortada. A zona era também uma zona com outras embaixadas, nomeadamente a do Brasil.

O Órgão de Comunicação Social Tugaleaks esteve presente e falou com alguns manifestantes, que se mostraram solidários com o povo Turco e o que estão a passar. Um estudante Turco esteve presente, e o Tugaleaks registou em vídeo o seu descontentamento com a situação na Turquia mas também o seu agradecimento a Portugal por este apoio:

 

O Movimento Cívico Tugaleaks publicou 87 fotos no Facebook que englobam os momentos mais marcantes durante as cerca de três horas do protesto.

Visualizar as fotos no Facebook

 

 

Foram também captados outros vídeos nos momentos altos do protesto:


 

Existe ainda um pad internacional com informações de eventos, streams e outras, actualizado várias vezes por dia aqui.

Ver
Esconder