O Tugaleaks é um órgão de comunicação social verdadeiramente independente. Não temos qualquer publicidade no site. Consulta aqui o nosso relatório de transparência mensal.

Envia a tua denúncia anónima aqui

Grupo de empresas Sonae teve 222 milhões de euros em 2018, mas em 2017 e 2018 com os avultados lucros conseguiu ainda apoios do IEFP de 85 mil euros. Será que precisava?

É por ventura confuso para qualquer jornalista seguir o “rasto” às empresas da Sonae. São muitas  e espalhadas por vários nomes, mas quase todas com sede numa localização.

Ainda assim, o Tugaleaks enviou mais de uma dezena de empresas do grupo Sonae para o IEFP e questionou quais e quantas obtiveram ajudas para a criação de estágios do IEFP.
O objetivo? Saber quais eram as empresas que beneficiavam destes postos de trabalho pagos com o dinheiro dos contribuintes. Isto tudo depois do sindicado, no ano passado, ter dito que alegadamente a Sonae usa estagiários a 150EUR/mês para substituir trabalhadores.

Não foi difícil chegar aos números, enviados pelo IEFP. “para os anos em questão (2017 e 2018), apenas se regista informação para a SONAE MC SERVIÇOS PARTILHADOS, SA (ante designada SONAE CENTER SERVIÇOS II, S.A)”, informou fonte oficial.

“A empresa em questão beneficiou em 2017 e 2018 de apoios no âmbito das Medidas Estágios Emprego e Estágios Profissionais, no montante de cerca de 85 mil euros, abrangendo 20 estágios (15 em 2017 e 5 em 2018), sendo que, após a conclusão dos mesmos 55% dos estagiários obtiveram colocação na empresa”, referiu a mesma fonte.

A Sonae MC esclareceu em comunicado que “a Sonae MC criou, entre 2017 e 2018, cerca de 800 postos de trabalho líquidos, contabilizando ao dia de hoje o total de cerca de 32.500 colaboradores” e que, o recurso aos estágios do IEFP se deve a “circunstâncias específicas em que recorremos a protocolos com parceiros externos como é o caso das universidades, escolas profissionais ou mesmo o IEFP”.

“A Sonae MC vê no IEFP uma entidade parceira, cuja atuação nas áreas de apoio ao emprego, formação profissional e empreendedorismo e apoio ao encaminhamento de potenciais candidatos é por nós reconhecida como sendo relevante e estratégica no desenvolvimento social e económico do país”, afirmou a fonte oficial da empresa.

 

Queres denunciar situações laborais?
Envia uma denúncia anónima ao Tugaleaks. 

Foto: Sonae

Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder