Teerão poderá estar a criar uma Internet fechada

O Governo do Irão poderá estar a planear criar uma Internet fechada, para impedir que os cibernautas do país possam aceder a conteúdos oriundos estrangeiros

A informação está a ser avançada pelo Wall Street Journal, que refere que o objectivo do regime iraniano é reforçar a censura da Internet no país, evitando o acesso a conteúdos de sites internacionais.

O diário norte-americano adianta ainda que o projecto é defendido pelas autoridades locais como uma iniciativa para defender os princípios da revolução islâmica.

De fora ficam só algumas instituições governamentais e bancárias, que vão poder continuar a aceder à Internet normal, censurada pelo regime.

Caso o projecto seja implementado, e tudo indica que já esteja a ser posto em prática, o Irão segue as pisadas de Cuba que também tem uma Internet aberta ao exterior, para os turistas e entidades governamentais, e uma Rede fechada para os cidadãos.

A notícia do Wall Street Journal surge poucos dias depois de outros relatos na imprensa local terem referido que o Governo do Irão estava a preparar também o desenvolvimento de um sistema operativo próprio.

Fonte: http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=20532

Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder