2020 apresentou uma nova realidade a milhares de trabalhadores em Portugal. O tele-trabalho nunca foi tão comum, e são cada vez mais os portugueses que trabalham a partir de casa. Trabalhar sem deixar o conforto do lar tem os seus prós e contras, mas é uma experiência que depende de forma determinante das condições da sua vivenda ou apartamento. Hoje, deixámos-lhe algumas dicas para que possa trabalhar de forma confortável e eficiente a partir de casa.

Escolher o mobiliário adequado

Este é talvez o ponto mais importante no que toca a adaptar a sua casa às exigências do tele-trabalho. Para começar, é importante escolher uma cadeira de escritório adequada. Partindo do princípio que as suas funções profissionais obrigam a que passe longas horas sentado, comprar a cadeira de escritório certa é urgente e pode ter um impacto positivo na sua saúde e bem-estar. Existe uma extensa selecção de cadeiras de escritório à venda na Internet, pelo que é importante que saiba escolher a que melhor se adapta às suas necessidades. Tenha em conta o material, que deve ser confortável e respirável, o formato, que deve ser compatível com a sua estação de trabalho, e certas características adicionais, como o apoio para os braços ou os mecanismos de ajuste de altura. Comprar uma boa cadeira de escritório é a melhor forma de combater mazelas físicas muitas vezes associadas ao tele-trabalho, como dores de costas, lesões musculares, ou fatiga.
O tele-trabalhador deve também ter uma secretária confortável e espaçosa, de modo a que possa trabalhar sem constrangimentos. A sua secretária deve ser compatível com a sua cadeira de escritório, de modo a privilegiar a sua saúde e comodidade. Tenha em conta os dispositivos que utiliza para trabalhar no dia-a-dia e de que modo uma secretária pode corresponder às suas necessidades. Uma mesa normal pode por vezes ser tudo o que precisa para uma estação de trabalho convincente, mas uma secretária especificamente adaptada à sua actividade profissional pode aumentar de forma significativa a sua produtividade e simplificar a sua rotina diária de trabalho.

Dispositivos e conexões

Tele-trabalho não seria tele-trabalho sem um computador. Os dispositivos electrónicos fazem cada vez mais parte da nossa vida e da nossa actividade profissional, pelo que é importante tê-los em conta no momento de organizar um escritório em casa. Neste ponto, procure montar a sua estação de trabalho num ponto em que tenha acesso directo a um número suficiente de conexões eléctricas. Uma tomada pode chegar para ligar a bateria do seu computador, mas quantos mais pontos eléctricos melhor. É possível que você utilize dispositivos electrónicos adicionais no seu dia-a-dia, como o telemóvel ou o tablet, que precisarão de ser ocasionalmente ligados à corrente. Ter de se deslocar a outra divisão da casa para carregar os seus dispositivos electrónicos pode prejudicar de forma séria a sua produtividade diária.
No uso destes dispositivos electrónicos, procure também proteger a sua saúde, e principalmente a saúde dos seus olhos. Passar muitas horas em frente a um ecrã pode pesar sobre a sua visão, pelo que é importante que o seu computador não seja colocado demasiado perto ou demasiado longe do seu raio de visão. Colocar o seu computador no sítio certo é essencial para evitar reflexões incómodas e prejudiciais que podem resultar em dores de cabeça, irritação nos olhos, e fatiga.

Escolha o espaço certo

Nem todos temos a sorte de viver numa mansão ou de trabalhar nos escritórios da Google. Mas é com certeza possível organizar uma estação de trabalho funcional em praticamente qualquer casa. Escolha uma divisão arejada e bem iluminada, mas não coloque a sua secretária à frente de uma janela, já que isto pode distraí-lo e prejudicar a sua produtividade. Caso não possua uma divisão suficientemente iluminada, procure comprar alguns candeeiros de escritório. O controlo estratégico da luz é essencial para proteger a saúde dos seus olhos e evitar incómodas dores de cabeça.
Se possível, escolha uma divisão da sua casa que seja apenas um espaço de trabalho. Trabalhar a partir da sala, do quarto, ou da cozinha pode ser extremamente negativo para a sua rotina de tele-trabalho. A associação entre um espaço profissional e um espaço de lazer pode levar a que não só o seu descanso seja prejudicado, como a que a qualidade do seu trabalho sofra. Pode ser difícil resistir à tentação de uma cama quente quando se trabalha a partir do quarto, resistir à tentação de ligar a televisão na sala, ou esquecer a loiça por lavar na banca da cozinha durante o horário de trabalho.
Caso não lhe seja possível designar uma divisão do seu lar de forma exclusiva para a sua actividade profissional, procure ao máximo criar uma experiência de isolamento e concentração máxima. Um canto da sala, por exemplo, será um local mais adequado para montar uma estação de trabalho do que o meio da sala, onde poderá ser facilmente distraído.

Comentários

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder