É um dos ataques informáticos mais velhos que existe, e a Torre do Tombo está vulnerável. Mais um site governamental que fica para a história da insegurança da informação.

A falha foi descoberta por um recente grupo hacktivista em Portugal, os OutSideTheLaw.
Sendo que os ataques informáticos já são praticamente “rotina” em Portugal, é de estranhar que o site da Torre do Tombo, um dos marcos históricos e documentais em Portugal, tenha ainda esta vulnerabilidade.

 

tumblr_lf889d5ctR1qdnrgdo1_1280

 

Para os OutsideTheLaw, “a segurança informática em Portugal já esteve bem pior do que está agora (3 anos atrás), mas mesmo assim maior parte dos sites importantes em Portugal estão vulneráveis e (…) muitos dos sites do governo continuam muito vulneráveis e fáceis de penetrar”.
Quanto aos níveis de segurança em Portugal, de 0 a 10 o grupo “dava um 3 ou um 4 pelo motivo de maior parte dos sites importantes estarem vulneráveis a penetrações muito fáceis“.

 

Link para a falha de segurança

outsidethelaw

 

Quem são os OutSidetheLaw?

Segundo os próprios indicaram em conversa com o Tugaleaks, são uma equipa white hat. “Não somos muitos membros mas mais vale poucos e bons. O nosso objectivo principal é alertar o pais para a falta de tecnologia que neste momento temos e também lutamos por um Portugal livre, sem corrupção, com condições de vida melhores do que as atuais, e a nossa luta só termina quando os objectivos forem compridos“.

O grupo está presente no Facebook e no Twitter.

 

O Tugaleaks contactou o Secretariado da Torre do Tombo que não prestou esclarecimentos até à publicação desta notícia.

Ver
Esconder