O Tugaleaks é um órgão de comunicação social verdadeiramente independente. Não temos qualquer publicidade no site. Consulta aqui o nosso relatório de transparência mensal.

Envia a tua denúncia anónima aqui

Mais uma viatura para os Portugueses pagarem. Esta não consta sequer nos ajustes directos Portal BASE, e é alugada apenas durante quatro anos.

O Tugaleaks tem falado várias vezes nas viaturas que são adquiridas pelos Municípios.
Parece que, quando um Presidente entra em funções, uma das coisas que renova não é a cadeira do gabinete ou a redecoração deste, mas sim o carro. Estas viaturas custam consideravelmente mais do que a decoração interior, assume-se.

Ao contrário de outras Câmaras Municipais que compram viaturas podendo durar mais de 48 meses, o Município de Pinhel decidiu alugar uma à empresa Matos & Prata, SA.

Esta empresa, segundo o seu website, “representa as marcas BMW; NEW HOLLAND; ATLAS COPCO, NEW HOLLAND INDUSTRIAL e agora mais recentemente a marca de comerciais ISUZU”.

Solicitadas informações ao Município, o mesmo enviou-nos dois despachos. Um, com o número 103/2014, dava conta da aquisição de serviços de “Aluguer Operacional de uma viatura para a Presidência” pelo valor de 42.778,80EUR mais IVA. Outro, mais antigo e com o número 17/2014, que dava conta do Ajuste Directo para a aquisição do mesmo serviço, mas com o montante de 44.500,56EUR, formalizando o convite à empresa Matos & Prata, SA..

 

 

pinhelFoto: Praça Central de Pionhel @ Portugal Notável

 

O Tugaleaks disponibiliza em bruto a reposta ao convite, que tem um valor total de 52 mil euros:

 

 

Fazendo as contas…

Havendo três valores diferentes (um de convite, outro de aprovação e outro enviado pela empresa convidada) não se consegue entender ao certoi o valor desta adjudicação, tendo ainda em conta que o registo no Portal BASE não existe. Mas, dada a aprovação pelo valor de 42.778,80EUR, mais IVA, entende-se ser o valor final de 52.6179,24.

Se tivermos em conta os 9.627 habitantes e os 52.000EUR do aluguer da viatura, podemos afirmar que cada pessoa vai pagar cerca de 5,50EUR por este aluguer.
E se não gostou desta despesa, terá que pensar no futuro, porque daqui a quatro anos este contrato acaba e a Presidência fica sem esta viatura para uso. E depois, haverá um novo contrato?

Comentários

1 Comment

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ver
Esconder